TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CAMPO GRANDE – 7140 / RIO DE JANEIRO / RJ

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DAVI SANTOS FERREIRA – RA: 9375337089 

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR EAD: RONI BUGLIA

RIO DE JANEIRO / RJ
2014

  1. INTRODUÇÃO

           

            L&Construção  empresa  de  Construção  Civil  atuante  no mercado  desde 1983,  realizando   projetos  de   construção  de  casas  populares  com  qualidade, tornando-se uma empresa grandiosa em seu estado.
             Porém  com  o  passar  dos  anos,  Manoel  gerente  de  negócios   vem  se preocupando  com  os  impactos  que  a empresa vem causando ao meio ambiente, resolvendo   desenvolver   projetos  para  Desenvolvimento  Sustentável,  adotando    uma serie de práticas, não somente ambiental, mas também valorizando sua marca, lucros e manter-se no mercado.
              No texto  a seguir,  apresenta projetos, ações e resultados, seguindo as três dimensões da Sustentabilidade, sendo  econômica, a  ambiental e a social.

  1. DESENVOLVIMENTO

PASSO 1: Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente

           A construção  cívil é responsável por grande  parte do impacto ambiental causado pelo mundo, seja pelo consumo de produtos naturais, pelas modificações da paisagem ou pela geração de resíduos.
            Quando  os  resíduos  são  dispostos  em  áreas  não apropriadas para a disposição, estes podem gerar sérias consequências para o meio ambiente e altos custos ambientais.    Dentre  estes  custos  esta o fato de que montes de entulhos agregam  lixo  e  se  tornam  abrigos  de  vetores transmissores de doenças (ratos, baratas e moscas), e de animais peçonhentos (cobras e escorpiões).
            A reciclagem seria a melhor opção para reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos de construção civil. Cerca de 75% do total de resíduos gerados podem ser reciclados ou reaproveitados.

PASSO 2: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.

Título da Ação: Sustentabilidade Econômica

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. 

Análise Territorial e ambiental.

Conhecimento do Terreno.

Visar  a  potencialização  de  suas vantagens e limitações   de   eventuais  aspectos  negativos, buscando  a  integração  e a harmonização das casas e seu entorno.

Análise e Coleta

de informações

do terreno

Estudar e visar a potencialidade ambiental dos  empreendimento, feito por meio da elaboração de  programa  de necessidades e indicação de objetivos   ambientais  a  serem  atingidos,  ou ainda, o  delineamento  do  Perfil Ambiental do Empreendimento. 

Captação e Reciclagem.

Uso de recursos e tecnologia, juntamente com a concientização local para a maximização da reciclagem de produtos, gerados apartir de lixo ou detritos de construção.

2.

Eficiência energética

Desempenho energético

Reduzir a  necessidade  de equipamentos e  o consumo  de  energia,  durante todo o ciclo  de vida   do   empreendimento sempre  atendendo   às  necessidades  de   conforto   dos   usuários (térmico, visual, olfativo e qualidade do ar)  em todas as estações. Busca-se, assim, a redução do  consumo  e  melhoria  do  desempenho energético  do  edifício,  além  da  redução  do consumo de energia primária e da emissão de poluentes.

Investimentos Tecnológicos

Investimento em estudo e formas limpas de geração de energia vindo da natureza, tendo em vista que além de ser uma forma limpa e renovável os gastos de consumo seriam bem menores que da forma tradicional e poluente.

Busca por Materia Prima tecnológica.

Uso de materiais termo-ativos, que atuam  no isolamento   térmico   e  armazenamento   de energia,  por  meio  da  utilização de parafinas microencapsuladas que podem ser  dispersas em rebocos de revestimento, a fim de  garantir  o  conforto  térmico  e  reduzir o  consumo de energia nas edificações.

Sustentabilidade econômica é um conceito que se baseia em criar ações que possam gerar efeitos positivos ao longo do tempo e se manter por muito tempo, ou seja, o Governo, criando ações que façam o nível de produção, renda, consumo, em patamares maiores que antes, e que se mantenha em crescimento nos períodos seguintes.

PASSO 3: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Ambiental.

Título da Ação: Sustentabilidade Ambiental

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. Utilização

Sustentável de

Recursos Naturais

Produção mais limpa.

Estratégias técnicas e econômica integrada ao processos de serviços Aumentar a eficiência no uso de matérias primas, água e energia pela geração, minimização de resíduos e emissões com benefícios ambientais de saúde ocupacional e econômica.

Tecnologias relativas a ecoeficiência.

Controle ambiental, controle da emissão de partículas que  estão  a  maioria  com  destaque  para  os precipitadores eletrostáticos e os filtros de manga, ambos, recém-aprimorados.

Plano de sustentabilidade.

 Levar conhecimento dia-a-dia, treinamentos tornando o plano conhecido na empresa, escritório,   promovendo  maior aproximação conceitual  entre  as           atividades desempenhadas na rotina dos funcionários                  e  boas  praticas  de  sustentabilidade que podem ser desenvolvidas individualmente ou em grupo.
Melhora no desperdícios de Recursos naturais Plano de  mudanças  climáticas  queda  do  desmatamento.

2. Reciclagem e Conscientização Social.

Materias recicláveis

 Coleta seletiva de materiais como: plástico, papel, vidro e outros, tornando assim a reutiliza-lo de forma limpa e garantindo a preservação ambiental local.

Centros de reciclagens.

Visa garantir que todos os produtos coletados terão seu  devido  fim,  sendo  reaproveitado  através  da tecnologia, equipamentos implantado devidamente no local.

Palestras e cursos.

 Cursos e palestras voltados a concientização da população, visando assim a capacita-los a reciclar o seu lixo, e a valorizar a natureza ao seu redor como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com