TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade e Ciencias Sociais

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

Diagnósticos dos Impactos da Construção Civil para o Meio Ambiente 4

Sustentabilidade Econômica 5

Sustentabilidade Ambiental 5

Sustentabilidade Social 6

Considerações finais 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste estudo é a elaboração de um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção, empresa na área da construção civil, atuante no mercado desde 1983, localizada em Sergipe. Destaca-se por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade.

O gerente de negócios da empresa, Sr. Manoel, preocupa-se com os impactos que a empresa vem causando ao meio ambiente, necessitando adotar novas práticas para a organização para evitar danos maiores. Contribuindo com a sociedade, valorizando a marca, obtendo lucros e mantendo-se competitiva no mercado.

A seguir, serão apresentados projetos, ações e resultados, seguindo as três dimensões da Sustentabilidade econômica, ambiental e social.

2. Diagnósticos dos Impactos da Construção Civil para o Meio Ambiente

Com o objetivo de elaborar um programa de sustentabilidade para a empresa L&Construção, é necessário que seja feito um diagnóstico dos impactos que a construção civil causa ao meio ambiente, sejam pelo consumo de produtos naturais, modificações da passagem e geração de resíduos.

Uma série de medidas está sendo colocado em prática, desde a utilização de fontes de energia alternativa à adoção de materiais não tóxicos, recicláveis ou biodegradáveis, bem como soluções inteligentes para a redução do impacto ambiental, fruto das edificações.

Podemos citar o reaproveitamento da água, a utilização de energia solar e a reciclagem como importantes aliados na redução do consumo dos recursos naturais.

Os resíduos, por exemplo, são dispostos em áreas não apropriadas para a disposição, estes podem gerar sérias consequências para o meio ambiente e altos custos ambientais. Dentre estes custos está o fato de que montes de entulhos agregam lixo e se tornam abrigos de animais transmissores de doenças. É considerado resíduo, o desperdício gerado durante a construção, reforma e a demolição, fonte geradora que irá fornecer a correta segregação, ou seja, separação dos diversos tipos de resíduos gerados e uma construção para posterior tratamento, os resíduos contaminados em classes misturadas, podem dificultar o seu tratamento.

Hoje existem duas linhas de raciocínio quanto à construção sustentável: o de pesquisas em tecnologias alternativas, visando o uso de matérias prima pouco processadas, como pedra, palha, bambu ou terra crua, por exemplo; e o de empreendimentos verdes, tanto na aparência quanto no processo construtivo, com a utilização de energias alternativas, ambientais com iluminação natural e reutilização de recursos.

Segundo o Sebrae, a construção civil no Brasil, atualmente, apropria-se de 40% a 75% do que é extraído do meio ambiente. Além desta grande fatia de utilização dos recursos naturais extraídos, restam os impactos sofridos pelo meio ambiente, oriundo da poluição ocasionada pela escolha dos materiais de construção: materiais químicos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, como amianto, CFC, HCFC, formaldeído, policloreto de vinila (PVC), tratamento de madeira com CCA, dentre outros.

3. Sustentabilidade Econômica

Aumento de Lucratividade, Qualidade e Agilidade - L&Construção

Objetivo Ação Resultados Esperados

Aumentar a agilidade do processo de construção A. Investir em mão de obra mais qualificada. Entregar a obra em um prazo mais curto que o estipulado gerando mais satisfação aos nossos clientes, nos colocando em vantagem sobre as outras construtoras.

B. Contratar mestres de obras mais renomados para coordenação dos colaboradores na área de construção.

Redução de gastos com matéria prima A. Instruir o setor de compras a fazer novas cotações com novos fornecedores. Reduzir os gastos com matéria prima, aumentando a lucratividade.

B. Orçar materiais de menor custo possível, porém dentro dos padrões de qualidade.

C. Usar materiais recicláveis para preservar os recursos naturais.

4. Sustentabilidade Ambiental

Redução no consumo de água e energia elétrica

Objetivo Ação Resultados esperados

A. Uso de caixas d águas nas construções para a captação de água da chuva.

Uso racional da água B. Aumento da reciclagem e do reuso de água. Redução do consumo de e desperdício de água.

C. Conscientização dos envolvidos no processo.

A. Construção de casas com reservatório térmico para armazenamento de água aquecida pelo coletor solar.

Uso de fontes naturais.

(aproveitamento da ventilação e iluminação natural) B. Colocação de plantas ao redor das edificações para diminuir a reflexão da radiação em direção a casa, evitando também que o piso acumule calor durante o dia e o irradie de volta durante a noite. (assim o ambiente fica mais fresco evitando o uso de ventiladores e ar-condicionado). Redução no consumo de energia.

C. Construções feitas com vidro para aproveitar a luz solar.

5. Sustentabilidade Social

Programa de Vida

Objetivo Ação Resultados Esperados

Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, lazer e cultura A. Qualidade de vida dos funcionários. Visando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com