TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMINOLOGIA E APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

TERMINOLOGIA, APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS E CRITÉRIOS PARA AVALIÇÃO DE ESTOQUE

TERMINOLOGIA

Este trabalho aborda uma das principais dúvidas aos iniciantes do estudo da contabilidade de custos, algumas confusões podem ocorrer em relação a terminologia da disciplina, sendo então primordial, diferenciar: Gastos, custos, investimentos, despesas, desembolso, perdas, etc.

Gastos: são os sacrifícios econômicos e financeiros que a empresa faz para produzir bens ou serviços, sacrifícios esses representados por promessas e/ou entregas de ativos ou serviços.

Investimentos: são gastos ativados em função de sua vida útil e/ou para posterior consumo e que gerarão receitas futuras, classificados como custos ou despesas.

Custos: são os gastos em bens e/ou serviços consumidos no processo produtivo.

Despesas: são gastos consumidos para gerar receitas.

Desembolso: são gastos em bens ou serviços representados por saídas de caixa.

Perdas: são gastos involuntários.

APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS.

Quanto ao objetivo, os custos são classificados em Diretos e Indiretos.

Custo direto - Relação direta ao produto, podem ser mensurados.

Custo indireto - Relação indireta ao produto não podem ser mensurados necessário fazer rateios ou estimativas.

Quanto ao Volume: Custos Fixos e Variáveis.

Componentes dos Custos: Material Direto, Matéria-Prima Direta, mão de obra Direta, Material Indireto, Mão de Obra Indireta.

Despesas: são gastos em bens e/ou serviços consumidos para gerar receitas, podem ser divididas em: Administrativas, financeiras e comerciais.

CRITÉRIOS PARA AVALIÇÃO DE ESTOQUE

O estoque, representa os produtos que estão armazenados para serem vendidos aos clientes. Tem, como objetivo, atender a demanda, assegurando-lhe a disponibilidade de produtos. O mesmo requer critérios que controlem com eficiência todo o mecanismo de operações de seus produtos para que haja um resultado satisfatório no final de cada período. Dentre os principais critérios para avalição de estoque temos o PEPS, UEPS e o CPM.

PEPS (Primeiro a entrar, primeiro a sair) é o mais comum entre os critérios de valorização de estoque. É o método em que assumimos que a mercadoria que foi vendida é aquela que entrou primeiro no estoque da entidade.

O UEPS (último a entrar, primeiro a sair) nesse caso, a saída do estoque é realizada pelo preço do último lote a entrar no almoxarifado.

Média ponderada, esta técnica de controle de estoque por meio de uma média ponderada calcula o valor médio das mercadorias estocadas. Não importando quando ocorreram as primeiras ou as últimas compras.

Todos esses critérios podem ser aceitos contabilmente, porém fiscalmente não é aceito o método UEPS, pois deixa o custo dos produtos vendidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com