TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ACADEMICO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        

2- DESENVOLVIMENTO        

2.1 – Rotinas trabalhistas        

2.1.1 -  As tensões no ambiente de trabalho        7

2.1.1.1 - Análise mercadológica regional.....................................................................9

2.1.1.1.1 -  Processo contábil.....................................................................................10

2.1.1.1.1.1 - Ambiente empresarial............................................................................12

3- CONCLUSAO........................................................................................................13

4- REFERÊNCIAS......................................................................................................14



  1. - INTRODUÇÃO

.

  No atual campo da contabilidade, temos em vista que não basta ter um empreendimento baseado em tecnologia e boas instalações, mas sim que possua qualidade e eficiência tanto em produtos como atendimento.
            Neste trabalho me empenhei em procurar expressar, baseando custos, aspectos jurídicos e financeiros, e principalmente, os principais pontos positivos de se ter uma empresa voltada para todos os públicos, podendo agradar a todos os gostos e principalmente demonstrar um planejamento que possa levar a futura empresa a crescer e se estabelecer como exemplo de mercado no seu ramo.


  1. – DESENVOLVIMENTO

2.1 – ROTINAS TRABALHISTAS

       Cada organização tem sua cultura, tem o seu caráter, independente da escolha que a empresa demarca como ramo de trabalho, o que não muda e não deferem são as leis governamentais como lei trabalhista, tributos, taxas juros entre outros. As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e conseqüências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possam evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho, tanto no momento de uma admissão quanto na hora da demissão, que por sua vez precisa ser bastante cautelosa, seguindo a risca as obrigações e os direitos de cada um. No primeiro momento quando o empregador decidir que seu funcionário não fará mais parte do quadro de funcionários da empresa, ele precisa avisar previamente ao mesmo que está dispensado das suas obrigações trabalhistas e terá que cumprir 30 dias de aviso prévio, ambos decidindo pelo aviso prévio trabalhado ou indenizado, sendo que a cada ano trabalhado o empregado passa 03 dias a mais em seu aviso, se o motivo da dispensa for por Justa causa, o trabalhador possivelmente afastará de imediato da empresa sem nenhum direito, ou no caso do pedido de demissão o empregado poderá tanto cumprir o aviso prévio durante os 30 dias quanto indenizar a empresa.  

      Após o cumprimento do aviso prévio a empresa obrigatoriamente terá que efetuar o pagamento do funcionário no primeiro dia logo após o término do aviso, se o mesmo trabalhou mais de 12 meses na empresa a homologação deverá ser marcada no sindicato da categoria que rege o seu município, sendo assim, realizado o pagamento em espécie real de todos os seus direitos na presença de um responsável do sindicato, caso o funcionário não tenha completado 01 ano de registro o acerto será realizado na própria empresa ou no RH da mesma diretamente com o empregador ou responsável pela empresa.

   Na resição de um funcionário sem justa causa deve conter os proventos e os descontos que são.

 Aviso prévio trabalhado: Saldo de salário, férias proporcionais aquele ano acrescido de um terço desse valor, 13º salário proporcional aos meses trabalhados naquele ano, se houver horas extras. Lembrando que paga-se uma multa de 40% sobre o valor do FGTS e descontam-se as faltas o INSS, sindicato, IR, vale transporte

  Aviso prévio indenizado: Saldo de salário, férias proporcionais aquele ano acrescido de um terço desse valor, 13º salário proporcional aos meses trabalhados naquele ano, se houver horas extras, terá que ser acrescentado a esses proventos o valor do salário do funcionário. Lembrando que paga-se uma multa de 40% sobre o valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). E descontam-se as faltas o INSS o sindicato e 30 dias que se refere à indenização, vale transporte, IR.

     Sobre o FGTS Todos os empregados ficam obrigados a depositar, em conta bancária vinculada a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida no mês anterior a cada trabalhador.
      Os valores relativos ao FGTS, devidos pelos empregadores não podem ser pagos diretamente aos empregados nas rescisões contratuais. Os valores relativos aos depósitos ao mês da rescisão, bem como uma indenização de 40%. Essa indenização será calculada sobre o total de deposito realizado na conta de FGTS do trabalhador.

        O seguro-desemprego é um beneficio integrante da seguridade social, garantido pela art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. O seguro destina-se ao desenvolvimento de ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional do trabalhador ampliando sua capacidade de inserção junto ao mercado de trabalho.
         Carta de Preposição é a autorização escrita da empresa que outorga, a um dos seus empregados, o poder de representá-la junto à justiça do trabalho. Embora se possam encontrar juízes que aceitem a juntada posterior da preposição, o cuidado em portá-la na primeira vez que se comparece a juízo evita que se rejeite a participação do preposto, certo de que não basta ser empregado para falar em nome da empresa, é preciso estar autorizado. Conforme modelo a seguir:

Apresentamos o(a) Sr(a).______________(nome)____________,
 _(nacionalidade)_, _(estado civil)_, identidade nº _________ expedida pelo _____, CPF nº ______________ , ____(profissão)___, residente na _________ __(endereço)______________________- ____(cidade)____ – MG, o(a) qual se encontra credenciado(a) para representar a empresa ______________(nome da Empresa)_______________ junto ao Sindicato dos Empregados _________ _____________________________________________________________ na Homologação da rescisão de contrato de Trabalho de _____________(nome do funcionário)__________, portador(a) da CTPS nº ____________.



Montes Claros, ___ de ____________ de ______.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (237.6 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com