TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho acadêmico de portfólio- Curso de Educação Física Bacharelado

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

DIULIVAN MONTEIRO CAPELINE

ATIVIDADES AQUÁTICAS

JI-PARANA-RO

2014

DIULIVAN MONTEIRO CAPELINE

ATIVIDADES AQUÁTICAS

Trabalho acadêmico de portfólio- Curso de Educação Física Bacharelado-Centro Universitário Claretiano, Aluno-Diulivan Monteiro Capeline, Tutor à distância- Rodrigo de Almeida Araújo

JI-PARANÁ-RO

2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho responderei questões sobre a relação das propriedades físicas da água com a natação e hidroginástica.


  1. Qual a importância das propriedades físicas da água e as suas influências no desempenho da natação e hidroginástica?

As propriedades físicas da água estão ligadas diretamente ao desempenho e performance do aluno ou atleta. Densidade: É definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume. Qualquer corpo com densidade inferior a 1,0 pode flutuar na água. Arrasto: É a força que se opõe ao movimento realizado na água. Pressão hidrostática: É a pressão exercida pela água em um corpo imerso. Temperatura: Promove benefício na flexibilidade, propicia a vasodilatação além de melhorar a oxigenação muscular e articular. Flutuação: A força de empuxo age de baixo para cima contrabalanceando a força da gravidade interferindo nas variantes mecânicas do nado. Equilíbrio: Tanto para a prática da natação como para a prática da hidroginástica esse equilíbrio é importante para garantir segurança e harmonia na movimentação.

  1. Dentro da hidroginástica, quais cuidados precisam ser tomados pelo professor ao aplicar sua aula? Quais propriedades físicas da água interferem na realização dos exercícios de hidroginástica? Como é possível avaliar o nível de intensidade de uma aula de hidroginástica?

O professor deve respeitar as limitações de cada aluno principalmente os não adaptados ao meio aquático, considerar fatores como ritmo, velocidade de realização de exercícios dentro da água. As propriedades que interferem são temperatura, flutuação e equilíbrio.

  1. A música é um elemento importante para a aula de hidroginástica. Quais cuidados o professor precisa ter com ela? Quais são as contraindicações para a prática da hidroginástica? Cite algumas das modalidades de atividades aquáticas do âmbito da saúde.

O ideal é que as músicas selecionadas para a aula sejam atrativas e promovam alterações na velocidade dos movimentos, pois essa variação possibilita maiores ganhos tanto no condicionamento físico, como na percepção corporal. A hidroginástica é contraindicada no caso de insuficiência cardíaca, incontinência urinária ou intestinal, pessoas com doença de pele, com queimaduras, com feridas abertas, rupturas prematuras das membranas na gestação e cateter supra púbico. Modalidades aquáticas no âmbito da saúde: Hidroginástica Shallow-walter (hidro raso), Hidroginástica Deep-water (hidro em água profunda) e Hidroginástica para autoconhecimento (hidro no raso).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com