TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA DE CONTABILIDADE INTERMEDIARIA DO PROFESSOR/ORIENTADOR WANDERSON ROCHA BITTENCOURT PARA OBTENÇAO DE NOTA REFERENTE AO 3° PERÍODO DO CURSO DE ADMINISTRAÇAO.

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.183 Palavras (21 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

ANHANGUERA

BRIAN BARRETO 7092582861

ERICA TAVARES 7251600298

ERIKA POLIANA 1299723283

RODRIGO JERÔNIMO 7093582200

THIAGO SOUTO 2400007019

ATPS DE CONTABILIDADE INTERMEDIARIA

BELO HORIZONTE - MG

2014

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

ANHANGUERA

ATPS DE CONTABILIDADE INTERMEDIARIA

TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA DE CONTABILIDADE INTERMEDIARIA DO PROFESSOR/ORIENTADOR WANDERSON ROCHA BITTENCOURT PARA OBTENÇAO DE NOTA REFERENTE AO 3° PERÍODO DO CURSO DE ADMINISTRAÇAO.

Série: 3º PERÍODO

NOTA: _________

ASSINATURA DO PROFESOR: _____________

BELO HORIZONTE - MG

2014

Etapa 1

A movimentação feita pela empresa, seja em cheque, dinheiro , são operações que representa valores, e que são registradas na contabilidade. Para fazer o registro adequado dessas operações, é usado “agrupadores” de operações, onde são registradas todas as operações feitas pela empresa. A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.

Plano de contas consiste na relação de contas que tenha dentro do balanço, e permite que seja organizada a forma através da qual, veremos o resultado dentro da empresa. devem ser levados em conta três fundamentos:

• Atender às necessidades de informação da administração da empresa.

• Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis.

• Adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda

Ou seja, o plano de contas constituí na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta, o chamado "Manual de Contas", que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas (para que serve, o que deve conter e outras informações sobre critérios gerais de contabilização).

A contabilização das compras de itens do estoque deve ocorrer no momento da transmissão do direito de propriedade dos mesmos. Assim, para determinar se os itens integram ou não a conta de estoques, deve-se ter em conta o direito de sua propriedade, e não a sua posse física. Os estoques estão representados basicamente por: mercadorias para revenda, produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas, almoxarifado, importações em andamento e adiantamentos a fornecedores de estoques, observando-se que serão também considerados:

• Os itens existentes fisicamente em estoques, excluindo-se aqueles que estão fisicamente na empresa, mas não são de propriedade da empresa, tais como aqueles recebidos em consignação, para conserto, etc.

• Os itens de propriedade da empresa que estão em poder de terceiros para conserto, consignação, beneficiamento ou armazenamento;

A empresa deve manter escrituração contábil com base na legislação comercial e com observância das Normas Brasileiras de Contabilidade.

O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis que visa a evidenciar, de forma sintética, a situação patrimonial da empresa e dos atos e fatos consignados na escrituração contábil.

A empresa deve manter escrituração contábil com base na legislação comercial e com observância das Normas Brasileiras de Contabilidade. O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis que visa a evidenciar, de forma sintética, a situação patrimonial da empresa e dos atos e fatos consignados na escrituração contábil.

Não é recomendado que fosse feito um plano de contas de uma forma sintética, pois dificulta a sua análise como gestor, quanto mais detalhado, mais fácil será para avaliar o poder daquelas contas, ou seja, o plano de contas consiste em ampliar o nível de detalhamento, até o nível que seja útil ao gestor.

Exemplo de Plano de Contas Sintético

Conta Nome

4.1.1.001 Despesa com Pessoal

4.1.1.002 Despesas Administrativas

4.1.1.003 Despesas com Comunicação

4.1.1.004 Despesas com Ocupação

Com o Plano de contas Analítico, é criado, subcontas dentro de cada grupo para que o gestor saiba exatamente em que, cada valor foi gasto.

Exemplo de Plano de Contas Analítico

Conta Nome

4.1.1.001 Despesas com Pessoal

4.1.1.001.0001 Salários

4.1.1.001.0002 Férias

4.1.1.001.0003 13º Salário

etc.

Aprofundando o nível de detalhamento entramos numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com