TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado para a disciplina de Logística Integrada a Contabilidade

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.047 Palavras (25 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARCELE BRUCHEZ

MARISA GIROTTO MARTINELLI

VANESSA DE OLIVEIRA FERRI

CONTROLADORIA

SÃO LEOPOLDO

2017


MARCELE BRUCHEZ

MARISA GIROTTO MARTINELLI

VANESSA DE OLIVEIRA FERRI

CONTROLADORIA

Trabalho apresentado para a disciplina de Logística Integrada a Contabilidade, pelo Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pelo professor Márcio Mello.

São Leopoldo

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 controladoria        4

2.1 Conceitos        4

2.2 Origem        5

2.3 Missão e Responsabilidades        6

2.4 Funções e Objetivos        7

2.5 O papel da controladoria no processo de gestão        8

2.5.1 O planejamento        10

2.5.2 A execução        11

2.5.3 O controle e Feedback        11

3 O PROFISSIONAL DA CONTRADORIA        14

3.1 Competências de um Controller        15

3.2 Perfil do profissional controller        17

4 CONTROLADORIA ESTRATÉGICA        19

4.1 Planejamento estratégico        20

4.2 PDCA        21

5 Conclusão        24

REFERÊNCIAS        25


1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje muitos são os avanços que ocorrem na sociedade acarretado pela globalização. No âmbito empresarial, essas mudanças não são diferentes, afinal com esse evento, as empresas precisam de novas maneiras de lidar com o mercado que está cada vez mais concorrido.

Como base para solucionar essa demanda, está ganhando força nos últimos anos uma área dentro da contabilidade que começou a surgir no início do século XX, a controladoria, que tem por base melhorar o controle interno das empresas e gerar informações seguras aos gestores, para que alcancem os resultados almejados.

Diante disso, este trabalho tem o intuito de fazer uma abordagem sobre a controladoria, seus conceitos e objetivos, suas funções e sua atuação estratégica dentro das empresas, demonstrando como a mesma se torna importante e indispensável aos processos da entidade.


2 controladoria

Há registros de que a contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo, pois em 1494 o Frei Pacioli lançou sua primeira obra impressa na qual descrevia o método das partidas dobradas, que na época era utilizada pelos mercadores de Veneza para controle dos seus negócios, a mesma é utilizada até hoje. Porém as necessidades sociais sofrem alterações cotidianas e para acompanhar evolução da globalização as organizações precisam adotar novos métodos para que possam manter a competitividade e que sobrevivam a cada mudança, tornando a gestão dos negócios uma ferramenta vital dentro das organizações. Além disso, a complexidade do aumento das produções e das organizações criou a necessidade de novos métodos para administração e controle, dando origem a Controladoria.

2.1 Conceitos 

A controladoria é uma ramificação da contabilidade com o objetivo de fornecer informações relevantes aos gestores auxiliando nas tomadas de decisões, voltada para a utilização de recursos econômicos da empresa, através do controle dos custos de insumos e informações gerenciais segundo Crepaldi e Crepaldi (2014).

Segundo Figueiredo e Caggiano (2017), a controladoria tem como finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, contribuindo com os gestores buscando a eficácia gerencial.

A contabilidade gerencial gera informações voltadas exclusivamente aos gestores da organização, pois visa atender às necessidades de planejamento, controle e avaliação de desempenho, segundo Ching (2006, p.5). Ching (2006) afirma também que a contabilidade gerencial não se prende apenas as informações numéricas e financeiras, ela se completa de informações essenciais para a tomada de decisão, como informações físicas e operacionais utilizadas na gestão, focando no tempo das informações, sendo que a controladoria tem orientação para o futuro, com o intuito de planejar os eventos e atividades que irão afetar o futuro da empresa.

Os usuários das informações preocupam-se com a relevância das informações. E menos com a precisão, ao contrário das informações contábeis que seguem suas regras e normas, pois para tomada de decisão a precisão não tem tanta influência quanto às informações relevantes e rápidas.

Não há uma regra para a controladoria, pois dentro de cada empresa ela varia conforme a necessidade, mas conforme a Figueiredo e Caggiano (2017), em uma revisão literária ao longo dos anos, algumas atividades básicas caracterizam a controladoria como:

  1. Planejamento: estabelecer, planejar e controlar metas e objetivos das organizações, a curto e longo prazo, sempre comunicando os gestores.
  2. Controle: controlar e revisar os padrões que foram criados para acompanhar o desempenho dos processos e gestores, assegurando o resultado real das atividades conforme planejamento.
  3. Informação: preparar, analisar e interpretar as informações de resultados para usuários externos e internos. Para os internos a informação tem relevância para tomadas de decisões, quanto aos externos atendem as exigências dos governos, interesses dos acionistas e dos clientes em geral.
  4. Contabilidade: estabelecer e manter a contabilidade gerencial, financeira e de custos, mantendo-as atualizadas e atendendo os princípios contábeis.
  5. Outras informações: administrar e supervisionar as atividades que impactam o desempenho da organização. Este item tem uma variação gigantesca, pois ele avalia a situação econômica do país, dos concorrentes, os impostos que mais impactam no produtos/serviços da organização, analisando operações internas e externas que afetam diretamente ou indiretamente os negócios.

2.2 Origem

Schmidt et al.(2014), afirma que, a origem da controladoria está relacionada ao processo de evolução dos meios sociais e de produção ocorridos com a Revolução Industrial. Quatro fatores são considerados por ele os principais responsáveis:

  1. Aumento em tamanho e complexidade das organizações;
  2. Globalização física das empresas;
  3. Crescimento nas relações governamentais com negócios das companhias;
  4. Aumento do número de fontes de capital.

Ou seja, a Controladoria teve seu surgimento como conseqüência do processo evolutivo natural das organizações, isso ocorreu no início do século XX. A partir daí surge propagação de gestores, havendo a necessidade de um melhor controle interno, surgindo à função inicial da controladoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (294.8 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com