TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis

Por:   •  29/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

Trabalho da Disciplina

Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis

Tema: Definição dos benefícios da boa contabilidade e Análise Crítica das demonstrações contábeis da empresa selecionada.

Empresa: Brasil Foods (BRF)

Turma: FCAC Live 2122 FGV

Professor: Daniel Ferreira Falcão

Aluno: Gabriel Ventura Medeiros

Santos/SP, 05 de fevereiro de 2022.

 Questão 1 – De que maneira a prática da “Boa Contabilidade” (moderna, plena e completa) pode influenciar na Gestão Econômica e Financeira das empresas (sua resposta deve ser especificamente sobre o setor da economia no qual você atua ou setor que você tenha conhecimento, deixar claro que setor da economia você se refere) (2,0 Pontos)

Nesta questão do trabalho irei abordar a questão da prática da boa contabilidade, com mais ênfase no setor agropecuário e industrial que é o que tange a empresa selecionada BRF, no entanto gostaria de frisar que independente das atividades realizadas pela empresa a ser analisada, a boa prática contábil torna-se uma  ferramenta de apoio a tomadas de decisão, dado que fornece informações sobre condições de expansão, sobre a necessidade de diminuição de custos ou despesas, necessidades de buscar recursos, possibilidades de investimentos, etc.

A contabilidade pode ser considerada uma das áreas do conhecimento mais longínquas do mundo. Ela surgiu da carência e dos anseios do ser humano em mensurar e controlar seu patrimônio de forma a comparar valores.

Nesse contexto, a boa prática contábil torna-se ferramenta de apoio, programação e controle para a tomada de decisões relacionadas a gestão das atividades do meio agropecuário. A contabilidade configura-se como um diferenciativo, não somente pela importância relacionada ao controle e planejamento das atividades, mas também pelas conveniências das informações geradas para a escolha de decisões da gestão sobre as receitas, os custos e as despesas de cada atividade desenvolvida ou de cada unidade produtiva.

Atualmente a exigência aos gestores é de dinamicidade, soluções rápidas e eficácia na resolução de problemas. A informação contábil se torna necessária para que o processo de gestão não se torne falho ou impreciso quanto as decisões a serem tomadas.

A boa prática contábil deve ser aplicada buscando atender as necessidades de cada stakeholder envolvido no processo agropecuário, e considerando as características das atividades que desenvolve, levando-se em consideração as diferenças de cada atividade, o que possibilita que as atividades se tornem comparáveis entre si ou a criação de animais, com vistas à obtenção de produtos que venham a satisfazer a necessidades tanto do consumidor quanto da gestão da empresa. As atividades agrícolas representam o conjunto de atividades desenvolvidas no campo, desde o preparo do solo até a colheita, envolvendo todos os gastos com o plantio, colheita, transporte e armazenagens internas, gestão e administração dentro da unidade produtiva, para o possível crescimento e cultivo das culturas vegetais. Com isso é possível de se dizer  que o papel da contabilidade é medir os resultados das empresas, avaliando o desempenho dos negócios, o que dá norteadores para a tomada de decisão para gestores e investidores principalmente no que se trata do bom cuidado dos meios de produção como alimentação do gado, gestão de estoques e entrega aos distribuidores.

 Questão 2 – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES (8,0 Pontos)

Apresentação da empresa BRF

A BRF é uma empresa criada a partir de uma fusão das antigas Perdigão e Sadia, cujo processo foi anunciado em 2009 e concluído em 2012.

 

Ambas as companhias que a compuseram (Perdigão e Sadia) eram negócios familiares que cresceram e se expandiram, tornando-se grandes players do mercado de alimentos no Brasil e, posteriormente, no exterior, com produtos que chegam a mais de 117 países.

   

A BRF S.A. é uma das maiores produtoras de alimentos de proteína in natura e congelados do mundo, com um portfólio de mais de sete mil e trezentos SKUs. È uma empresa comprometida a operar seus negócios e entregar os produtos à sua base global de clientes de acordo com os seguintes valores: qualidade, segurança e integridade.  Possuem o seguinte propósito ‘’ Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis, em escala mundial. Sermos uma das maiores empresas de alimentos do mundo, admirada por suas marcas, inovação e resultados, contribuindo para um mundo melhor e sustentável.’’

Os produtos processados incluem as categorias de frango congelado e marinado, carnes de peru e frango Chester, carnes especiais, carnes processadas congeladas, pratos prontos congelados, produtos fracionados e fatiados. Eles também vendem derivados do leite como margarina, manteiga, cream cheese, além de doces especiais, sanduíches, produtos veganos e ração animal. São proprietários das marcas Sadia, Perdigão, Qualy, Perdix, Confidence, Banvit e Hilal. No exercício que se encerrou em 31 de dezembro de 2020, a BRF representava 10,1% do comércio mundial de aves, de acordo com o USDA (United States Department of Agriculture).

 

 

No Brasil, a BRF opera 35 plantas e possui um sistema logístico considerado avançado em nosso mercado interno, com 22 centros de distribuição, sendo que todos atendem supermercados, varejistas, atacadistas, restaurantes e outros clientes. Com esse sistema logístico seus produtos chegam aos consumidores brasileiros segundo a BRF por meio de mais de 547.000 entregas médias mensais.

 

A empresa também possui unidades industriais nos Emirados Árabes, Turquia e Arábia Saudita, servindo clientes em mais de 117 países. A empresa tem operações em 28 centros de distribuição localizados na Ásia, no Cone Sul e no Oriente Médio.

Para mais detalhes é possível acompanhar todo o histórico da empresa através de seu site:

https://www.brf-global.com/sobre/a-brf/nossa-historia/

QUADRO CLÍNICO

Neste tópico os indicadores encontrados através dos dados obtidos do Balanço Patrimonial e Demonstrativo do resultado do exercício dos últimos cinco anos da empresa BRF serão apresentados.

Serão subdivididos em áreas de avaliação como Liquidez, Endividamento, Rentabilidade, Lucratividade e Atividade.

Todos os indicadores apresentados neste quadro clinico serão explicados de forma mais detalhada no “DIAGNÓSTICO”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (340.8 Kb)   docx (940.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com