TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO COMPLEMENTAR CONTROLADORIA

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CAN - Ciências Administrativas e de Negócios

CONTROLADORIA

1º TRABALHO COMPLEMENTAR

Nome: Ketly da Silva Moreira

RGM: 120153-1

Questões

1) De maneira geral, qual a diferencia entre a Controladoria e a Contabilidade Tradicional?

A Controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração é por excelência uma área coordenadora das informações sobre gestão econômico-financeira; no entanto, ela não substitui a responsabilidade dos gestores pelas decisões tomadas, mas, sim, busca orientá-los para a otimização dos resultados a serem obtidos.

 A contabilidade tradicional  (ortodoxa, e também chamada de contabilidade financeira), como área de gestão, é enraizada nos próprios princípios contábeis fundamentais, pela maneira que constroem as informações sobre a situação econômica e patrimonial das empresas. Seus demonstrativos refletem o presente e o passado em termos econômicos, não financeiros; e também não projetam cenários futuros.

2) Comente sobre pelo menos três objetivos gerais da Controladoria.

  • Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado para o controle e análise das operações e das finanças de uma empresa;
  • Sugerir melhorias para as reduções de custos e despesas;
  • Analisar as causas de desvios nos orçamentos e nos projetos, e sugerir ajustes ou correções desses planos, e ainda propor instrumentos e sistemas de controle;

3) “O papel do Controller é diversificado e não compreende somente a análise e a complementação gerencial de relatórios contábeis, mas, também, o apoio nas tomadas de decisões operacionais e financeiras.”Comente (resumidamente) sobre as características e habilidades que o Controller deve possuir para cumprir com o papel descrito na frase acima.

São várias as atribuições do Controller, as quais vão depender das dimensões da empresa e da filosofia que orienta os seus gestores.

Porém, são requisitos básicos: além do fato de também saber gerenciar, muitas vezes poderá implantar os seguintes sistemas: informação, motivação, coordenação, avaliação, planejamento e acompanhamento.

Motivação: a partir das informações geradas pelos sistemas mencionados.
Coordenação: enquanto gerenciador do sistema de informações, via de regra, é o primeiro a identificar eventuais inconsistências dentro da empresa. 
Avaliação: consiste em interpretar os fatos e avaliar a adequação dos resultados. Não considerando satisfatório o resultado alcançado, deve identificar os pontos que precisam ser corrigidos e apresentar sugestões para serem melhorados.
Planejamento: cabe ao Controller, na fase de planejamento, verificar se os planos a serem implementados são consistentes e viáveis.
Acompanhamento: implica em um monitoramento constante na evolução dos planos estabelecidos.

Ter capacidade de prever os problemas que poderão surgir, ter uma visão proativa e preocupada com o futuro, insistir na análise e estudo de determinados problemas, sempre que possível assumir a posição de conselheiro, ser imparcial e justo em suas críticas e comentários, ter capacidade de “vender” suas idéias, e de compreender que suas contribuições para outras áreas sofrem limitações

4) Porque a Controladoria é considerada uma área de staff (ou seja, de assessoria e consultoria) e normalmente fica fora da pirâmide hierárquica direta das organizações?

Controladoria como um órgão de staff, porque esta presta uma assessoria no controle das áreas da empresa, já que cada gestor controla sua área e se responsabiliza por esta. E tem alto cargo na estrutura de linha devido ao profissional da controladoria tomar decisões quanto à aceitação de planos sob o ponto de vista econômico, permanecendo no nível da diretoria ou cúpula administrativa.

5) “Planejar é a tentativa de enxergar (hoje) um cenário futuro!”; “Quanto mais se aprofunda no processo de planejamento, mais realidade se consegue dar aos objetivos pessoais, profissionais e empresariais!”.

As duas frases acima colocadas são verdades absolutas ou não? (responda e registre resumidamente sua opinião sobre as duas frases).

As duas frases acima colocadas são verdades absolutas ou não? (responda e registre resumidamente sua opinião sobre as duas frases).

Sim estão corretas, pois planejar é: alcançar precisamente os resultados desejado, isto é, onde pretendemos chegar. E para isso precisamos saber os meios: caminhos para atingir os resultados, isto é, o que devemos fazer para atingir os objetivos estabelecidos no passo anterior.

6) O que diferencia um planejamento de curto prazo, de um planejamento de longo prazo?

Planejamento a curto prazo remete a objetivos que podem ser cumpridos dentro de um curto período de tempo. Curto prazo se refere a qualquer coisa que possa ser feita dentro de uma semana ou em até um ano com retorno rápido.

Planejamento a longo prazo é aquele que leva mais de cinco anos para ser alcançado. Todos os empréstimos e passivos podem também ser pagos como parte do planejamento de longo prazo, principalmente se eles forem altos.

7) Quais são as chances de sobrevivência de uma empresa que não tem a cultura de fazer qualquer tipo de planejamento financeiro? (comente resumidamente sua opinião).

 São muito poucas, planejamento empresarial é um aspecto importante no crescimento de um negócio, seja ele de curto prazo, que pode ser obtido dentro de algumas semanas, ou de longo prazo, que leva 10 anos ou mais para ser implementado. Planejamento empresarial permite que você faça uma pesquisa extensiva e avalie cada risco associado ao plano antes mesmo de executá-lo. Sem o planejamento adequado a empresa corre o risco de perder de lucros e até leva-la fracasso total, pois não conseguirá ter conhecimento de como atingir o mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com