TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Controladoria

Exames: Trabalho De Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

MERCADO DE CAPITAIS E FINANÇAS CORPORATIVAS

História do Mercado de Capitais

O Banco tradicional era estabelecido pelo modelo europeu com operações básicas (depósitos e empréstimos, outros serviços não existiam). A partir da década de 50, foi evidenciado potencial econômico no Brasil, ocorrendo então, a propagação de bancos, além de fusões, aquisições e falências de alguns deles. É nessa época, que é criada a SUMOC (Superintendência da Moeda e Crédito).

Inicia a fase do “banco atual” quando o modelo europeu é extinto e entra o americano, na reforma bancária de 1964. Com as novas normas, é liberado o capital de giro em curto prazo, associações de poupança e empréstimos, empresas de financiamento, bancos de investimento, BNDES, BNH. BB ficou como banco misto atuando em CP e LP, SUDAM e SUDENE são extintas em 2001, criado CVM, entre outros acontecimentos relevantes.

Sistema Financeiro Nacional

É composto de instituições responsáveis por captar recursos, distribuir e fomentar a circulação de valores, além de regulamentar este processo.

O CMN (conselho monetário nacional) define as diretrizes de atuação do sistema, que está diretamente ligado com Banco Central do Brasil, atuante como seu órgão executivo, e a CVM (Comissão de Valores Monetários), que reporta a regulamentação e fomento do mercado de valores mobiliários.

Bacen

É considerado gestor do Sistema Financeiro Nacional, administrador da dívida pública interna e externa sendo fiel depositário das reservas internacionais do país. É também conhecido como banqueiro do governo, além de gerenciar a emissão e o saneamento do meio circulante, o orçamento monetário.

Banco Central

O Banco Central do Brasil é o responsável por cumprir o regulamento do sistema e normas do CMN, é através dele que o estado intervém diretamente no Sistema Financeiro e Economia. Dentre suas principais atividades estão a emissão de papel moeda e metálico, regular a compensação de cheques, fiscalização de instituições financeiras, controlar fluxo de capitais estrangeiros, entre outros. Pode-se considerar como guardião da moeda nacional, garantindo o equilíbrio do mercado financeiro.

CVM

Criada em 1976 é uma instituição que abrange a regulação e fiscalização do mercado de capitais, além da fiscalização de emissão e distribuição dos valores mobiliários no mercado; a organização, funcionamento e operações das Bolsas de Valores; auditoria de companhias abertas; gestão de carteiras e a custódia de valores mobiliários.

Banco do Brasil – BB

Corresponsável por emitir a moeda sendo o principal executor da política oficial de crédito rural, além das funções de banco comercial.

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento

Instituição responsável pela política de investimento de longo prazo do governo federal, sendo a principal instituição financeira de fomento do país. Alguns de seus principais objetivos são impulsionar o desenvolvimento econômico e social; fortalecer o setor empresarial nacional; atenuar desequilíbrios regionais; promover o crescimento e a diversificação das exportações, entre outros.

CEF – Caixa Econômica Federal

Responsável por operacionalizar as políticas do Governo Federal para habitação popular e saneamento básico com foco no trabalhador de baixa renda, por administrar as loterias e FGTS, além das atividades básicas de bancos comerciais como captação de recursos em cadernetas de poupança, empréstimos vinculados à habitação.

BC – Bancos Comerciais

Em sua totalidade pode-se dizer que dentre as principais características, eles são os responsáveis por desconto de títulos, obtenção de recursos externos para repasse, abertura de crédito simples e em conta corrente, captar depósitos à vista e a prazo fixo, efetuar prestação de serviços (inclusive em parceria com outras instituições financeiras).

BCO – Bancos Cooperativos

Estes autorizam que cooperativas de crédito abram seus próprios bancos, atua de maneira oposta a um banco comercial. A grande vantagem é que o produtor rural é o gerador e controlador do fluxo monetário, além de manter esses recursos.

É importante ressaltar que na economia europeia, essa modalidade de instituição financeira existe a mais de 100 anos e entre os 20 maiores do mundo 3 são cooperativas: Rabobank, DG Bank e Credit Agricole.

CC – Cooperativas de Crédito

Atuam basicamente no setor primário da economia na comercialização de produtos rurais. Neste grupo, conta-se com o mínimo de 20 cooperados e máximo de 200, portanto, pode equiparar-se a uma instituição financeira, já que também pode oferecer conta corrente, cheque, recebimento de contas e crédito a funcionários descontados via FOPAG.

BD – Bancos de Desenvolvimento

BNDES é o principal agente do governo para financiamentos de médio e longo prazo aos setores primário, secundário e terciário, sendo o Banco do Nordeste BNB e Banco da Amazônia os principais.

Políticas Monetárias Fiscal, Cambial E De Rendas

Política Monetária

É o controle da oferta da moeda e das taxas de juros que garantem a liquidez ideal de cada momento econômico. O executor é o Bradesco Central, tendo como instrumentos clássicos o depósito compulsório, redesconto ou empréstimo de liquidez, mercado aberto e controle de seleção de crédito.

O depósito compulsório regula o multiplicador bancário, imobilizando uma parte maior ou menor dos depósitos bancários e recursos de terceiros que nelas circulem, restringindo ou alimentando o processo de expansão dos meios de pagamento.

Política Fiscal

Tange a política de receitas e despesas do governo envolvendo a definição e aplicação da carga tributária exercida sobre os agentes econômicos além da definição dos gastos do Governo, que tem por base os tributos captados. Possui forte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com