TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Complementar Unip

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

PORTFÓLIO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Nome: Miguel Gonçalves de Brito Neto

RA: 0904598

                                        Curso: Gestão de Tecnologia da Informação

                                        Semestre: 02/2013

Brasília-DF

2013

Gestão de Projetos 1 Como trabalhar em projetos:

O curso de gestão de projetos 1 como trabalhar em projetos foi realizado com sucesso. A proposta do curso foi de aplicar os conceitos e fundamentos voltado para a pergunta; O que são projetos ?

        Baseado nessa pergunta tive a oportunidade de me aprofundar nos conceitos e técnicas de gerenciamento de projetos até a chegada aos níveis finais do projeto como o encerramento do mesmo. As atividades temporárias realizadas em grupo que logo são destinadas a criar produtos e serviços e uma das características do gerenciamento de projetos. O projeto tem um inicio e fim bem definidos e dentro de um projeto tem seus processos definidos para fins de chegar ao objetivo esperado.

Um projeto tem como característica ser único a fim de chegar a um objetivo esperado pelo usuário final. A ideia de gestão de projetos e resolver situações tanto pessoa física ou jurídica.  Para trabalhar em projetos voltados a gestão primeiramente tem que ter uma ideia global das situções e possibilidades para chegar a melhor tomada de decisão, a desições tomadas no inicio de um projeto para determinar o sucesso do projeto no final. O andamento do projeto tem que ser acompanhado por indicativos e resultados obtidos ao decorrer de cada processo dentro do projeto. Atenção com as tendências de mercado pois os valores do projeto podem ter variações com referencia a índices como valor da moeda,preço de ativos etc.  E certo afirmar que o profissional de gestão tem que ter um perfil anglamente voltado a servir as melhores soluções. Seguir o cronograma do projeto e uma situação que o pessoal envolvido no projeto tem que ter como rotina pois cada um faz parte do processo ou seja a maquina humana e fundamental para o sucesso do projeto.  

Por fim para estar envolvido em um projeto o profissional de gestão precisa si comprometer a seguir processos e métodos estabelecidos ou mesmo melhorar afim de chegar ao resultado esperado no termino do projeto.

27 linhas

SQL:

Ao concluir o curso de  SQL Server – Desenvolvedor tive a oportunidade de conhecer que o mesmo e uma solução de gerencia de banco de dados ou seja e um SGBD e uma ferramenta da Microsoft de código fechado a mesma ferramenta pode ser adquirida grátis ou em versão paga. E um banco de dados relacional com uma linguagem chamada de (Structured Query Language). A massa de dados de um sistema e validada e conferida no banco de dados seja ele SQL ou Oracle, para cada necessidade existe uma ferramenta.

O bando de dados SQL pode se conectar com outras aplicações sejam elas sistemas na web ou mesmo ferramentas como o Visual Studio afim de validar e as tabelas do sistema. Dentro do processo da TI essa ferramenta e uma das mais usadas por fabricas de software pelo motivo de ser muito bem aceita pelos clientes e ter manutenção rápida. O uso da linguagem (Structured Query Language) e um grande desafio, pois saber usar a biblioteca do SQL e algo que detém muita atenção com a lógica do banco de dados. Projetos são melhoras e processos incluídos ou mesmo retirados baseado no gerenciamento do dados dentro do SQL Server. E um ótimo gerenciador de dados e trata a informação de uma maneira muito agradável.  A suas versões tanto paga quanto grátis apresenta um layout da ferramenta  bem dinâmico e de identificação rápida.

Existem profissionais que são especialistas em banco de dados ambos conhecidos como DBA. Pois são os DBA  que manipulam as funções do banco de dados afim de aplicar a melhor solução para os clientes que estão consumindo o banco de dados.

22 linhas

Teste de Software:

A qualidade e algo a ser aplicado sempre em todos os processos de um projeto. O curso de teste de software avançado teve como objetivo aplicar as melhores praticas para atingir o que o usuário espera da solução a ser entregue. O teste de software garante que todos os processos definidos sejam executados e homologados para uso.  A ideia de testar sistema e algo que exige do profissional atenção e curiosidade pois o testador não pode ter a mesma visão sistêmica do projeto tem que ter uma visão favorável a encontrar falhas possíveis e garantir a qualidade do projeto. Os documentos de teste já são definidos baseado na solução que o requisito levantou com o cliente o sistemas tem que estar funcionando como o esperado pelo usuário. Identificar os diversos tipos de erros e isolar os mesmo para tratamento e algo de rotina do analista de teste. O acompanhamento da demanda e algo de rotina pois o prazo do teste e diferente do prazo do desenvolvedor. Dentro de um projeto existem vários tipos de profissionais sejam eles do requisito, programação, gestão, gerencia ou coordenação todos estão envolvidos com o projeto porem e a equipe de teste que e responsável por validar a solução levantada por todos dentro do sistema abrindo erros e fazendo o seu acompanhamento com o uso de ferramentes de gerencia de teste exemplo TestLink, SVN e Redmine etc.

O projeto pode ter uma reviravolta caso seja apontado pelo teste um erro grave de requisito ou mesmo varias inconsistências o analista de teste alem de analisar as regras de negocio do sistema também tem total acesso ao programador por meio de conversas amplas e abertas. O teste e uma ferramenta de garantia da qualidade o teste não vai

Oratória:

O curso realizado “ORATÓRIA - A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO” me capacitou não apenas em falar em publico mais aplicou varias técnicas voltadas para a melhoria do falar como um todo. No nosso dia a dia falamos sem pensar por muitas vezes e tudo que falamos somos analisados, ou seja, e um recurso que temos que melhorar a cada dia. Dentro da tecnologia da informação a comunicação e expressão e um requisito ou mesmo um diferencial para um profissional de TI. Aprendi que em diferentes tipos de ambientes existe diferentes tipos de voz ou mesmo expressão, pois o nosso corpo alem de falar com a boca também fala com a expressão corporal. O preparo e um diferencial neste curso pois o aluno desenvolve uma técnica de si antecipar a todos os eventos.                         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com