TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Certificado digital

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

COT0266

Professor Fernando Luís Bertolla

RESENHA

Aluna: Jéssica Machado dos Santos

O artigo Índices de rentabilidade: um estudo sobre os indicadores ROA, ROI e ROE de empresas do subsetor de tecidos, calçados e vestuários listadas na BOVESPA, foi elaborado por quatro graduadas do curso de bacharelado em administração do IFPB, são elas: Camille Barroso Holanda Asp Vieira, Ilzair de Oliveira Lima Verde, Rafaela Leão Bezerra e Patrícia Nascimento Rodrigues, alem da professora, especialista e orientadora da disciplina de praticas de admiistração financeira do IFPB – Vilma Souza Ismael.

O objeto de estudo do artigo foram empresas listadas na BOVESPA que compõem o setor de consumo cíclico, mais precisamente do subsetor de tecidos, vestuários e calçados, que pertencem ao segmento de vestuários, calçados e acessórios, com uma amostra de oito empresas. Primeiramente apresentou-se uma base teórica sobre as demonstrações contábeis, os indicadores de rentabilidade e sobre como fazer e para que servem sua análise. Também buscou-se ensinar como se calcula cada um dos índices usados no artigo dando como referência escritores conceituados na área. Posteriormente o atigo apresentou o calculo dos Índices dos três anos pesquisados, assim como a análise destes, destacando as empresas com maior e menor índices e comparando-as com as médias dos segmentos.

O artigo também apresentou o cálculo das médias de cada Índice das empresas estudadas, juntamente com suas análises. Com estes dados buscou-se evidenciar se os custos tiveram aumento e se as despesas operacionais se mantiveram estáveis.Do mesmo modo procurou dar ênfase a importância que a análise desses índices têm para as organizações e seus acionistas, uma vez que o principal objetivo da maioria das empresas é minimizar os custos a fim de maximizar os lucros, e eles indicam tanto o retorno sobre o capital como também servem de parâmetro para as demais empresas do subsetor.

A metodologia utilizada foi teórica, por ter havido um estudo das teorias e empírica, por ter codificado o lado mensurável da realidade.Quanto aos objetivos, foi do tipo exploratória, devido a obtenção, registro, análise, classificação e interpretação dos fatos.Quanto aos procedimentos foi do tipo bibliográfica, por tentar-se resolver um problema ou adquirir conhecimentos a partir do emprego predominante de informações provenientes de material gráfico, sonoro ou informatizado.

As empresas integrantes da amostra não tiveram os valores de suas demonstrações disponibilizados no artigo, eles apenas foram usados na coleta de dados para posteriormente serem processados e fazendo uso de formulas e de um software calcular os índices de rentabilidade e análisa-los.

Com relação aos resultados dos calculos observou-se que as empresas análisadas dos segmentos de vestuario e calçados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com