TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão Comercial

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                                          ATIVIDADE II                      Data:  28 /ABR/15                  

Curso: Tecnologia em Gestão Comercial

Professor: Sérgio Ulisses Lage da Fonseca

Disciplina: LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Unidade: Memorial

Turma:

Sala: 503

Período: 03

Nome do Aluno: ALEX DANTAS REIS

RA: 914106135

  1. Cite 3 (três) dos impactos operacionais trazidos pelas novas exigências dos clientes sobre o processo logístico.

O cliente hoje determina quanto ele quer pagar, como ele quer o produto e como quer que seja entregue e atende essas exigências é um grande desafio para várias empresas, os impactos analisados são: Cumprir o prazo de entrega da mercadoria na hora certa acordada pelo cliente, dessa forma a empresa tem que atender à exigência de entregar o cliente, outro impacto seria a Localização para atender a demanda, por exemplo uma empresa igual a Submarino ela tem 3 Cds próximo a cidade de São Paulo para melhor atender a demanda de pedidos. E a outra seria a realocar os produtos em estoque por cancelamento de pedido (Logística reversa)

  1. Descreva as 6 (seis) atividades de um Sistema de Distribuição Física: Transporte, Inventário de Distribuição, Armazéns (Centros de Distribuição - CDs), Movimentação de Materiais, Embalagem Projetiva/Identificação e Processamento de Pedidos.

   Transporte:  é o movimento de mercadorias entre locais, é a parte da logística responsável pelo deslocamento de cargas em geral e pessoas, através dos vários modais existentes, ao longo da cadeia de abastecimento. 

    Inventário de Distribuição: é o momento em que é realizado uma análise para comparar se o número de produtos físico bate com a quantidade de produtos que consta no sistema

Armazéns (CDs): é uma unidade construída por empresas industriais, retalhistas para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes.

Movimentação de Materiais:  refere-se ao movimento de produtos em uma
pequena distância dentro de uma área. Deslocamento de qualquer material em qualquer
superfície ou combinação de superfícies, por quaisquer meios que incluam a estocagem (movimento com velocidade zero) numa mesma empresa.

Embalagem Projetiva/identificação: uma embalagem que utiliza de símbolos universais para melhor identificar o produto/insumo e criar uma melhor comunicação utilizando códigos, usada em itens que futuramente podem passar por reciclagem e também para conscientizar sobre o descarte.

Processamento de Pedidos: O processamento de pedidos representa várias atividades incluídas no ciclo do pedido do cliente. Mais concretamente, as atividades são: a preparação, a transmissão, o recebimento e expedição do pedido e o relatório da situação do pedido. Dependendo do tipo do pedido estas atividades necessitam de um determinado tempo para serem completadas.

  1. O que é produção puxada? Cite um exemplo.

Na Produção Puxada, o planejamento é realizado de acordo com o fluxo de materiais, dispensando qualquer modelo de “estoque em processo” do produto. Neste caso, a demanda oferecida pelo cliente é o grande chamariz do negócio.

 Todo o controle de negócios da empresa é atribuído de maneira pensada a partir do cliente. A operação observa a quantidade de produtos vendida ao cliente e, posteriormente, determina a quantidade que deve ser produzida a partir deste momento Ou seja, neste âmbito cada processo “puxa” as peças geradas no processo anterior.
Diferente da Empurrada que produz para demanda, a puxada vai ser produzida de acordo com  encomenda do cliente um exemplo seria uma pizzaria que , já tem os ingredientes prontos (massa , queijo, frios etc..) Para produção, mas não o produto final, porém ele será feito quando o cliente fizer o pedido.

  1. Qual a relação entre Marketing e Logística

A logística sempre teve uma relação muito estreita junto ao marketing, a logística envolve A gestão das atividades de planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Naturalmente já é possível visualizar uma relação direta com o marketing, na medida em que o marketing pensa produtos e serviços para atender consumidores visando criar a expectativa e a necessidade. E essa ligação se processa em vários momentos. O produto é fabricado porque a logística viabiliza a chegada da matéria-prima até a fábrica. E todo o fluxo da produção é pensado e gerido pela logística

  1. Quais os três macro-processos logísticos e qual o foco de cada um deles?

Entrada (inbound): relacionada ao fornecedor, é a entrada de insumos na produção.

Suprimentos: parte onde acontece o fluxo de matérias/informação/financeiro

 Saida (outbound) é quando o produto é levado até o consumidor/cliente.

  1. O que é: Estruturas Diretas, Estruturas escalonadas, Transit Point, Cross-Docking e Merge in Transit?

Estruturas Diretas – são sistemas de distribuição onde os produtos são expedidos de um ou mais armazéns centrais diretamente para os clientes.

Estruturas escalonadas - uma rede de distribuição escalonada típica possui um ou mais armazéns centrais e um conjunto de armazéns ou centros de distribuição avançados próximos das áreas de mercado.

Transit point - São bastante similares aos centros de distribuição avançados, mas não mantém estoques. O Transit point é localizado de forma a atender determinada área do mercado distante dos armazéns centrais e opera como uma instalação de passagem, recebendo carregamentos consolidados e separando-os para entregas locais e a clientes individuais.

O Cross Docking - é definido como sendo um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida, em um armazém ou Centro de Distribuição, não é estocada, mas sim imediatamente preparada para o carregamento da entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com