TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos de Charles Chaplin Resposta de Questões Sobre o Filme

Por:   •  13/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 9
  1. Descreva as principais características apresentadas no filme que identificam a 2ª Revolução Industrial, associando-as às cenas do filme.

[pic 1]

Figura 01

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3tL3E5fIZis (Filme: Tempos Modernos)

Fica claro que durante o filme inteiro existem várias cenas fazendo referência há características da 2ª Revolução Industrial. Logo no começo uma cena mostra Carlito trabalhando ao lado de uma esteira onde por várias vezes se atrapalha por conta da velocidade do processo, e interferências externas ao processo, como o mosquito.

Outra característica é a utilização de eletricidade na fábrica que é mostrado bem no início, quando os funcionários chegam para trabalhar e as máquinas são acionadas por intermédio da eletricidade.

A esteira é uma de muitas invenções feitas para as indústrias que iniciaram o processo de produção em série e a ter linhas de montagens nas fábricas, o que tornava mais rápido o processo e barateava o custo dos produtos.

A clara existência da pobreza causada pelo êxodo rural que aumentava a população das cidades atrás de empregos para sobreviver. Isso é mostrado na cena em que a menina roubava comida para alimentar-se, a suas irmãs órfãs e outras crianças na rua. Também, na cena que mostra a grande quantidade de pessoas em frente e a caminho das empresas indo trabalhar ou buscando emprego.

Outra cena, que por sinal é muito cômica, é quando Carlito testa uma máquina de alimentação. Essa cena exemplifica que, naquele momento existia uma intensa busca por inovações que tornassem os processos de produção ainda mais rápidos.

Todas estas características são retratadas no filme de maneira engraçada e divertida, porém são críticas em relação a visão da gestão da época que visava apenas o aumento dos lucros sem que fosse levado em consideração as necessidades, limitações e consequências para aqueles que trabalhavam nestas fábricas.

  1. Explique como era o estilo de gestão (administração) nas industrias daquela época.

[pic 2]

Figura 02

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3tL3E5fIZis (Filme: Tempos Modernos)

Na época, o que se via era um estilo de gestão (administração), onde os donos das fábricas não possuíam técnicas gerências, e com isso não sabiam agir adequadamente com seus empregos. O trabalho era comandado pelo supervisor que também não tinha conhecimento de liderança na qual ele agir de forma grosseria e quando os operários cometiam erros, ele ainda os ameaçavam com demissões.

A falta de um estilo de gestão (administração) como planejamento, organização e uma liderança, e também a falta do contato direto com os funcionários e nem mesmo interação entre o patrão é o empregado, deixando assim o fator humano de lado é o único interesse era apenas o fluxo de produção.

E o que se via também era que o patrão não se importava com as condições de trabalho dos operários, principalmente as condições psicológicas e físicas e assim como se via no filme, não havia leis trabalhistas que pudesse amparar os trabalhadores e assim, cada patrão passou a criar suas próprias regras.

  1. Como você definiria as condições de trabalho e a atuação do departamento de recursos humanos mostrado no filme.

[pic 3]

Figura 03

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3tL3E5fIZis (Filme: Tempos Modernos)

As condições de trabalho retratadas no filme eram precárias, os funcionários eram obrigados a trabalharem com cargas horárias extensas, de uma forma subumana, tendo que produzir ainda mais e sem muito tempo para descansar, com isso ainda tentavam diminuir o horário do almoço, para que o operário voltasse ao trabalho árduo, sem nenhuma instrução de trabalho, sem equipamentos adequados, a lugares sujos, a maquinas com manuseio perigoso. E era notório que o departamento de recursos humanos era outra situação precária, já eram vistos como capataz, onde faziam com que os operários trabalhassem de forma árdua e sem nenhuns recursos ou direito estabelecidos, ou seja, o funcionário era exposto a produzir sob pressão física e psicológica, o funcionário era apenas uma peça do sistema/linha de produção, e a questão humana não existia, ou seja, eram como se fossem máquinas prontas a executarem as tarefas com mais rapidez. Não havia importância ao risco de acidente no processo, qualidade de vida, pelo contrário, havia cada vez mais aumento na linha de produção visando apenas no lucro.

  1. Faça uma análise, com uma visão microscópica, do homem organizacional (personagem de Chaplin), que aparecer nas cenas do filme.

[pic 4]

Figura 04

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3tL3E5fIZis (Filme: Tempos Modernos)

O personagem de Charles Chaplin representado no filme pelo Carlitos, era operário fabril e sua atividade principal consistia em operacionalizar a linha de montagem, atuando no encaixe de peças; atividade esta, que exigia movimentos repetitivos e constantes. E todos os esforços de trabalho eram reflexos das decisões do Presidente da fábrica.

Carlitos e os demais operários eram submetidos ao trabalho exploratório devido as decisões do Presidente da Fábrica em aumentar a produção, visando, exclusivamente, maior lucratividade. Por vezes o Presidente ordenava que a velocidade das esteiras fosse aumentada e, consequentemente, o ritmo da produção aumentasse, exaurindo o esforço físico dos operários, obrigando-os a executarem ainda mais movimentos por minuto.

No exercício da sua atividade, em função da repetição e a velocidade dos movimentos, Carlitos se submeteu a um esforço repetitivo, a qual, afetou o seu sistema nervoso provocando um tipo de lesão muscular, como resultado, foi encaminhado ao hospital.

De acordo com o autor Amitai Etzioni, um dos grandes pensadores e autores da Teoria Estruturalista, em seu estudo, descreve o homem organizacional como uma engrenagem do sistema organizacional que atua em constante interação com os ambientes internos. Ainda segundo o autor, com relação ao filme, destaca-se a tipologia utilitária, em que a remuneração é o elemento-chave como forma de obediência, adotado principalmente em industrias (Etzioni, 1972, pág. 76).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (423.9 Kb)   docx (309.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com