TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Tempos Modernos – Charles Chaplin

Por:   •  18/4/2018  •  Ensaio  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  2.421 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Larissa Casagranda

Curso: Marketing e Publicidade

Data: 28/03/2018

Filme: Tempos Modernos – Charles Chaplin

Exercícios

  1. Atenção, ao iniciar o filme, uma das primeiras imagens, há uma imagem de ovelhas enfileiradas e, em seguida, há a cena de uma multidão de homens caminhando para o trabalho. O que significa esta comparação apresentada no filme?

A primeira cena compara as condições de trabalho na época à maneira como as ovelhas são conduzidos, simbolizando que os operários devem seguir todos na mesma direção, produzindo cada vez mais, como se retirassem toda a parte intelectual dos trabalhadores na indústria fordista, transformando-os em ‘animais irracionais’.

  1. No filme apareceram no mínimo três cenas na qual retratam a não existência do processo de seleção formal. Descreva brevemente uma destas cenas.

Ao sair da prisão, Carlitos, recebe uma carta de recomendação do diretor do presidio. Através desta carta, ele consegue um novo emprego. Os empregados possuíam baixa qualificação, deveriam seguir as ordens, mantendo o ritmo acelerado na produção.

  1. O trabalhador possui suas próprias ferramentas e instrumentos de trabalho, para uso pessoal e não coletivo. Qual cena do filme você identifica esta afirmação.

A cena entre Carlitos e um operário, em que Carlitos vira mecânico e sai com suas ferramentas. De maneira indelicada, Carlitos, acaba destruindo o relógio do operário, de certa forma destruiu uma tradição artesanal do sistema maquinário.

  1. Qual a finalidade para o dono da empresa em adquirir a máquina alimentadora Bellows para os trabalhadores?

 Pois com a máquina não para a produção, havendo o máximo aproveitamento da jornada de trabalho. Comendo enquanto trabalha, é uma invenção que iria aumentar a produção.  De uma perspectiva sociológica, a máquina alimentadora trata-se como um meio de mecanização e dominação dos operários pelos seus soberanos.

  1. Há a divisão do trabalho, em que cada pessoa executa somente uma tarefa correspondente a uma parte do todo. Qual cena do filme você identifica esta afirmação.

Na linha de montagem, Carlitos executa sua função de apertar os parafusos, enquanto seu colega fixa-os. Quando o personagem atrasa-se na sua função, acaba prejudicando toda a linha de montagem, gerando queda na produção.

  1. O que significa no filme a cena clássica de Carlitos, personagem principal de Charles Chaplin, entrando na máquina da fábrica, junto às engrenagens, quando esta trabalhando na Linha de Montagem?

O esgotamento e cansaço físico, e o ritmo acelerado nas operações, isso representa que o trabalho humana fazia parte das engrenagens das máquinas. Ao sair da máquina, Carlitos repete o gesto mecânico mesmo quando não está trabalhando, resultado da alienação do trabalho.

  1. Descreva as atividades executadas pelos chefes e patrões das fabricas ou empresas, no caso, loja e restaurante.

São administradores, apenas atividades de vigilância sobre seus funcionários controlando-os e cobrando produtividade. No filme, mostra claramente este processo de vigilância por parte dos chefes, quando Carlitos decide parar por alguns instantes, mal sai da produção e entra no banheiro, o chefe aparece em uma tela imensa, ordenando que o mesmo volte ao trabalho, pois a produção não pode parar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com