TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria geral adm

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TEORIA GERAL DA ADMINISTRACAO

Fernanda Rodrigues Ribeiro

                             Fundamentação Teórica

  1. A Administração Científica, introduzida por Taylor nos Estados Unidos, tinha como principal preocupação aumentar a produtividade e eficiência no nível operacional das empresas. O foco principal era a divisão do trabalho, a tarefa e a separação dos cargos. Por essa razão, afirma-se que a Administração Científica parte de baixo para cima, ou seja, das partes (operários) para o todo (organização). 

  1. teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida.
  1. A teoria das relações humanas foi desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores nos Estados Unidos baseada nas conclusões da Experiência de Hawthorne. Seus ideais se opunham a Teoria Clássica da Administração.Os princípios da teoria das Relações Humanas são: A necessidade de ser humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, as idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin, e as conclusões da experiência de Hawthorne. 
  1. A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
  1. A Teoria Comportamental marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Esta teoria se assenta em novas proposições acerca da motivação humana, notadamente as contribuições de McGregor, Maslow e Herzberg. O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas.
  1. A teoria de sistemas estuda a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição. A teoria de sistemas foi proposta em meados de 1950 pelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy (ALVAREZ, 1990).
  1. A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
  1. A administração japonesa nasceu do processo fabril com foco total em minimizar desperdícios e promover melhorias contínuas. O Japão destruído no pós guerra dedicou se a aprender os conceitos americanos, utilizaram as ferramentas de análise e solução de problemas inventados e pouco valorados pelos americanos na época e através disso, utilizando como aliada a tecnologia e o conhecimento, aplicaram em seus produtos e alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional.
  1. Administração Participativa esse modelo participativo sugere que todos os funcionários estejam comprometidos com a organização e expressando as suas opiniões de forma livre. Para isso faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência coletiva, investimento em capacitações e desenvolvimento dos colaboradores.
  1. Gestão da Qualidade Total, em inglês definido como "TQM - Total Quality Management". Como vimos na administração japonesa, o Japão, foi primeira nação a empregar o conceito de "TQM", através do modelo do “Sistema Toyota de Produção”. No "TQM" os funcionários assumem a responsabilidade de ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos.

[pic 2]

Companhia Zaffari ou Grupo Zaffari é uma empresa brasileira que possui uma rede de supermercados no Rio Grande do Sul, além de quatro shoppings centers em Porto Alegre, outros três em cidades da região metropolitana do estado, outro no interior, na cidade de Passo Fundo, e outro na cidade de São Paulo. É a décima - oitava maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2013, sendo que dados de 2010 apontam-na como a quinta maior rede de supermercados do país, com 29 supermercados e hipermercados tanto da bandeira Zaffari quanto da bandeira Bourbon.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (92.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com