TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Custos e suas aplicações

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.211 Palavras (13 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]UNOPAR UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Curso de Graduação em Ciências Contábeis

SIMONE MARQUIZIA BASILE

TIPOS DE CUSTOS E SUAS APLICAÇÕES

LONDRINA

2017

SIMONE MARQUIZIA BASILE

TIPOS DE CUSTOS E SUAS APLICAÇÕES

[pic 2]

LONDRINA

2017

SUMÁRIO

           Sumário .........................................................................................................   i

           Introdução .....................................................................................................   ii

           Abstract .........................................................................................................   iii

  1. Diferença de gastos, investimentos, despesas e custos  .................................  04 

 2. Classificação dos custos  ................................................................................ 04

3.  Redução de custo – Visão geral …................................................................  12

4.  Métodos para Contabilização …....................................................................  14

5. Gestão de Custos – Visão Contábil …............................................................. 15

5.1. Conceito de Gestão de Custo  ….................................................................. 15

5.2. Objetivos da Gestão de Custo ….................................................................. 15

     Resumo  …....................................................................................................  17

     Bibliografia  …................................................................................................  18

INTRODUÇÃO

Para uma melhor performance da Empresa se faz necessário conhecer os seus custos para que se possa fazer uma gestão com a maximização dos lucros.

No decorrer deste trabalho mencionamos os tipos de custos, as diferenças entre despesas e investimentos, para que se possa de forma mais exata fazer os cálculos necessários para ter pleno conhecimento de quais são, quantos são e de onde vem.

Será mencionado também as suas aplicações e a sua melhor forma de gestão; utilizando alguns modelos de infográficos para exemplificar melhor o conteúdo.

Este teor visa dar uma visão mais ampla ao leitor, que na busca de contenção de custos faz necessário o seu conhecimento.

Para obtenção do sucesso financeiro a classificação dos custos, será executada na parte de planejamento do produto, e o gerenciamento deverá ser feito durante a execução, acompanhado pelo gerente de projetos que deve controlar o avanço e a saída dos recursos financeiros.

ABSTRACT

For a better performance of the Company, is necessary to know its costs so that one can make a management with the profit maximization.

In the course of this work, mention the types of costs, the differences between expenses and investments will explain, so that one can more precisely make the necessary calculations to be fully aware of what they are, how many, and where they come from.

It will also mention its applications and its best management; using some info graphic models to better exemplify the content.

This content aims to give a broader view to the reader, who in the pursuit for cost containment makes his knowledge necessary.

To achieve financial success the classification of costs will be performed in the planning part of the product, and the management be done during the execution, accompanied by the project manager who must control the advance and exit of the financial resources.

  1. DIFERENÇAS DE GASTOS, INVESTIMENTOS, DESPESAS E CUSTOS

Para iniciar este trabalho primeiramente é preciso saber a diferença de gastos, investimento, despesas e custos.

  • Gastos – trata-se de um termo utilizado quando ocorre qualquer transações financeiras em que uma Empresa assume uma dívida na troca de serviços ou de bens. (Sendo visto no ponto de vista operacional financeiro os investimentos, as despesas e os custos serão considerados gastos).

  • Investimentos – são valores disponibilizado para gerar benefício futuro para a Empresa. Exemplos mais comuns podemos citar os estoques, que trarão retorno financeiro, as máquinas que produzirão os produtos, onde ambos se encaixam no ativo imobilizado.
  • Despesas – Esse tipo de desembolso refere se a tudo que a Empresa gasta para deixar pronto o produto para venda, mas que não estão relacionados ao processo da produção do produto, como são aspectos gerais são difíceis de vincular aos produtos ou seja são gastos para manter a estrutura funcionando ou para sua manutenção. Podemos citar como exemplos a área do setor Comercial, Administrativa e Financeira, Marketing, Aluguel do Prédio, Gastos com Materiais de Escritório.
  • Custos – Esse tipo de gasto está relacionado diretamente à produção do item a ser produzido, no processo de fabricação de bens no caso das indústrias (Matéria-prima, energia, mão de obra, ferramentas etc.) ou para obtenção da mão de obra na prestação de serviço. Podendo ser um custo direto ou custo indireto.

2.  CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS

  • Custo direto – são os elementos do custo que podem ser individualizado em relação ao serviço ou produtos que estão ligados com sua produção e de fácil mensuração. Como exemplo podemos citar o consumo de materiais, para que a empresa conheça esse valor, ela manterá um sistema de requisições, assim saberá qual produto utilizou, na compra do que foi retirado do seu almoxarifado.

Um outro exemplo, é o consumo de mão de obra direta, faz-se um sistema com apontamentos, verificando assim os operários que trabalharam em cada produto, e em que período e por quanto tempo.

Nas empresas de prestação de serviço é usado normalmente ordem de serviço, que demonstra valores dos serviços prestados, se foram utilizados serviços de terceiros e o material utilizado para o serviço.

  • Custo Indireto – Esse é um tipo de custo que a empresa não pode apropriar certamente ou diretamente a cada bem ou em que momento ocorre ele não pode ser identificado diretamente a um produto ou centro de custo, nem a um departamento específico ou linha de produção, ficando difícil definir e identificar até mesmos seus benefícios, pois ocorrem para mais de um projeto ou item dentro da empresa. As despesas administrativas (impostos, serviços de limpeza), são exemplos que podemos citar, por essa razão são chamados de custos indiretos.

São atribuídas parcelas do custo em forma de rateio, necessitando de critérios ou parâmetros para ser atribuído ao custo do objeto. Exemplos para melhor entendimento, citamos despesas administrativas, financeiras e gerais diretas ou indiretas, benefícios adicionais, juros durante a construção, reserva de contingências, custos de engenharia, custo de empreitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com