TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Orçamento

Por:   •  23/8/2017  •  Resenha  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Este trabalho tem por objetivo abordar o planejamento estratégico dentro das empresas, seus aspectos, vantagens, e tipos de planejamento.

Em um segundo momento, foi abordado o Processo Orçamentário nas Empresas, os tipos de orçamento, e qual o melhor tipo de orçamento a ser utilizado, segundo a opinião do grupo, conforme o que foi estudado em aula.

Para alcançarmos o objetivo proposto, buscamos informações em livros, sites de busca e material disponibilizado pelo professor.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é essencial para todas as empresas. De maneira geral o planejamento estratégico serve para que a mesma alcance as metas e objetivos definidos.

A empresa primeiramente deve definir qual será o seu negócio. Qual o mercado quer atingir, qual o seu tipo de cliente (público-alvo), e vale lembrar, os clientes não compram apenas o produto, mas também a beleza, a utilidade, o bem- estar, por isso a empresa deve pensar bem em qual será o seu negócio.

Em seu plano a empresa deve definir os princípios a serem seguidos, como:

Missão - é o porquê existe o negócio.

Visão - é a visão do futuro, aonde se quer chegar.

Valores - são os princípios a serem seguidos pela empresa e pelos colaboradores.

Outro fator importante para o planejamento é a analise do ambiente externo, a empresa deve pesquisar bem em qual mercado será inserido, bem como seus concorrentes, clientes, legislação, e estar sempre se atualizando com as tendências do momento, pois o mercado muda constantemente.

No ambiente externo podemos identificar as oportunidades e as ameaças.

As oportunidades são a porta de entrada para o sucesso, se a empresa souber aproveitar, elas podem ser à entrada de novos clientes, a fidelização de clientes, ou novos fornecedores mais eficientes com um menor custo, e até mesmo a abertura em um novo nicho de mercado, um novo produto. As oportunidades são para aumentar a rentabilidade e o crescimento da empresa.

As ameaças são os riscos que a empresa corre de não atingir seus objetivos e metas, ou até mesmo os riscos que o próprio mercado impõe, como por exemplo, a entrada de um novo concorrente forte, a baixa de mercado, preço baixo de concorrentes e etc.

O ambiente interno também deve ser analisado para o bom funcionamento da empresa, às vezes não é uma tarefa fácil, pois necessita saber quais os pontos fortes e fracos, que estão ajudando e atrapalhando para o crescimento da mesma.

Os pontos fortes são o que a empresa tem de melhor, como por exemplo,         tem uma localização boa, bom capital de giro, bons fornecedores, atinge de maneira satisfatória seus clientes, atende conforme o esperado tem um prazo de entrega bom.

Já os pontos fracos são o que a empresa deve melhorar para começar a atingir suas metas e objetivos da melhor forma. Os pontos fracos podem ser: uma localização ruim, depender apenas de um fornecedor, ter poucos recursos para investimento, não capacitar o pessoal para atender seus clientes de maneira eficiente.

É importante elaborar objetivos e metas a ser alcançadas, aonde esta empresa quer chegar futuramente, tomando decisões com base nisso. As metas e objetivos devem ser atingíveis e coerentes com o ambiente interno e externo e com o mercado escolhido, e devem ser observados durante o período de implementação do plano estratégico, através de indicadores diários, mensais e anuais.E sempre definir datas para o cumprimento.

Outra maneira de colocar em prática os objetivos e metas, é fazer um plano de ação para implementar tais objetivos e metas.

Os objetivos e metas mais comuns são:

  • Diminuir o número de reclamações de clientes;
  • Aumentar o faturamento;
  • Aumentar o mercado atingido;
  • Aumentar o número de clientes;

Os objetivos da empresa devem ser coerentes para avaliação posterior, ou até para que se desenvolva alguma mudança do planejamento estratégico.

Vantagens do planejamento estratégico

  • As tomadas de decisões têm mais chance de acerto;
  • Verificação prévia, antes das tomadas de decisões;
  • A participação de todos os membros da empresa no alcance do objetivo é maior, pois se tem o objetivo definido e visível;
  • Auxilia na comunicação de todos dentro da empresa;
  • Auxilia a melhorar a utilização dos recursos da empresa, de acordo com a necessidade e com a atividade.
  • A chance de erro é menor.

Desvantagens do planejamento estratégico

  • O planejamento trabalha com estimativa, está sujeito a erro ou acerto,
  • Para que o planejamento tenha acerto, ele precisa ser implementado e avaliado periodicamente, para que dê certo, o plano estratégico não acontecer sozinho;
  • Geralmente o plano de estratégico causa demora nas ações;
  • O plano estratégico pode tirar a criatividade de alguns colaboradores da organização.

Tipos de Planejamento

Planejamento estratégico – É ao longo prazo, em média 5 a 10 anos, define quem a empresa é, e aonde ela quer chegar, analisa o ambiente interno e externo, as oportunidades e ameaças, os pontos fortes e fracos, e traça metas e objetivos a serem alcançados em longo prazo.

Planejamento tático – É em médio prazo, de 1 a 3 anos, o objetivo é aperfeiçoar a empresa como um todo e é voltado para um área especifica da empresa. Entra nos detalhes, para atingir as metas estipuladas. Como por exemplo: o que fazer? Conseguimos fazer? Como fazer? Vai ter lucro, rentabilidade? Quando iniciar?

Planejamento operacional – é em curto prazo, em média 3 a 6 meses, esse é o planejamento mais detalhado que os anteriores, ele utiliza ferramentas para melhorar os processos da empresa, para alcançar os objetivos desejados. Tem plano de ações e cronogramas bem detalhados, um exemplo de ferramenta utilizada é o 5w2h.

Processo orçamentário

O orçamento é como uma bússola que a empresa possui para definir as tomadas de decisão, sabe-se que o orçamento deve estar bem definido, normalmente a área de custos fica responsável pela atualização e projeção do orçamento empresarial. Cada área dentro da organização irá trabalhar de acordo com o valor orçado.

Sanvicente e Santos (1995) deixou claro que o orçamento é um plano de ação detalhado desenvolvido e distribuído como um guia para as operações e como base de avaliação de desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com