TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contabilidade de Custos

Por:   •  18/9/2015  •  Monografia  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE DE ENSINO - RIO GRANDE

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

                     

                   

Contabilidade de Custos

Profa. Me. Rubia Tatiane

                                                         Tutora Presencial: Regina Bueno

Rio Grande, 02 de Junho de 2014.

SUMÁRIO

História Contabilidade Tributária PLT.........................................................................1-2

Evolução sistema Tributário Brasileiro.........................................................................2-3

Reforma Tributária até 1988............................................................................................3

Economia Tributária até 1988..........................................................................................4

Tributos.............................................................................................................................4

Tributação Pessoa Jurídica................................................................................................5

Tabelas alíquotas tributação..............................................................................................6

Tabela Lucro Prezumido................................................................................................7-8

Tributos Simples Nacional...........................................................................................9-10

CPC..................................................................................................................................11

Referencias Bibliográficas..............................................................................................12


História Contabilidade Tributária (PLT)

A história dos tributos no Brasil começou com uma grande influência Portuguesa, que tinha como cultura o mais vantajoso para os administradores e o governo, e até hoje o sistema tributário brasileiro é criticado por conta da sua complexidade, alta carga tributária sobre os contribuintes e ineficiência de sua destinação. Boa parte do que é arrecadada serve apenas para suprir os gastos da máquina administrativa pública não indo para o seu objetivo final.

Os atributos existem como parte da estrutura governamental de um país. São recursos que o governo utilizará para realizar obras em prol do bem estar da população e suas necessidades básicas.

Alguns tributos além da função de fornecer os recursos para o governo exercer suas atividades, tem a função de regular o mercado exemplo, caso esteja saindo muito dinheiro do país, se aumenta o IPI.

A divisão politica do governo que influencia diretamente na administração tributária são: Executivo ,Legislativo e Judiciário, subdividindo-se em três níveis : União ,Estado e Município. Cada um com suas responsabilidades e competências tributárias e suas legislações.

As determinações tributárias seguem os princípios do direito da analogia, equidade, conceitos de publicação, vigência e aplicação, para o governo , cabe administrar os tributos que são de sua competência apurando, instituindo, fiscalizando, e respondendo os contribuintes.

Tributo é uma obrigação, expressa em valor (dinheiro),obrigatória não se relacione à ação ilícita, que seja instituída por lei e cobrada por meio de atividade administrativa competente. Os tributos podem ter função fiscal (financiar as atividades do governo), extrafiscal (intervir no domínio econômico) e para fiscal (custear as atividades que não são do governo),podem existir como impostos, taxas e contribuições sociais e de melhoria. Também existem tributos que incidem diretamente sobre a renda como, Imposto de Renda, IPTU e IPVA e tributos que incidem diretamente em mercadorias e incide indiretamente no dinheiro dos contribuintes como, ICMS e IPI.A tributação também pode ocorrer por Substituição Tributária, onde o contribuinte pode ser substituído por outro participante da operação, o responsável, e a tributação monofásica, onde apenas um participante da operação efetua o recolhimento do imposto para facilitar a fiscalização e garantir a eficácia no recolhimento.

Também existem os crimes por ordem tributária, são descumprimentos das obrigações tributarias que geram penalidades de acordo com a legislação, são eles: sonegação, fraude, contrabando, depositário infiel, apropriação indébita e dolo em geral.

Incidência tributaria, é constituído o crédito tributário, por parte do governo, sobre o contribuinte. O crédito tributário pode se formalizar de forma direta ou por ofício, exemplo o IPTU, que não depende de nenhuma colaboração do contribuinte.

A Evolução do Sistema Tributário Brasileiro

Partindo do período em que o Brasil foi constituído como Republica, entre 1891/1965, ainda existe grande influência da cultura tributária do período Imperial até a década de 30, onde era economia agrícola e sua importação e exportação, gerando até dois terços da receita pública.

Com a constituição de 1981, forma segregada entre os entes federativos os direitos tributários de criar, cobrar e fiscalizar os tributos. Os fatos geradores da época, estão a importação e exportação, taxas sobre serviços diversos, sobre imóveis, e contribuições diversas, além de tributos incidentes sobre os vencimentos e benefícios pagos pelas sociedades anônimas.

Em 1982 foi estabelecida a cobrança de impostos sobre o fumo, posteriormente foi estendido a outros produtos chamado de imposto de consumo. Em 1924 foi instituído o primeiro imposto de renda geral.

Com a Primeira Guerra Mundial, as receitas provenientes da importação e da exportação foram reduzidas fazendo com que o governo majorasse a oneração do imposto sobre consumo e rendimentos. Somente com o fim da guerra o imposto sobre importação voltou a crescer, mas não como era antigamente.

A partir da Constituição de 1934, os estados passaram a ter competência privada de gerir tributos sobre vendas e consignações, e proibida à cobrança de imposto sobre importação interestadual. Outra alteração significativa foi a repartição da receita, agora com a obrigação de redistribuir os valores de acordo com os percentuais determinados pela legislação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (991.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com