TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teoria da Contabilidade

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.729 Palavras (15 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera

ATPS CONTABILIDADE

Curso: Ciências Contábeis Prof. Valente

Osasco

   2014

Atps Teoria da Contabilidade

Curso: Ciências Contábeis Prof. Valente

Osasco

2014

Sumário

Introdução4

Etapa 3 – Passo 15

Etapa 3 – Passo 27

Etapa 3 – Passo 310

Etapa 4 – Passo 311

Conclusão17

Referências Bibliográficas18


Introdução

Estas etapas visam dar conhecimento das definições corretas do que vem a ser as Contas do Ativo, do Passivo e contas do Patrimônio Líquido, traz o estudo da classificação dos elementos contábeis, bens, direitos e obrigações, no ativo e passivo.

A mudança nas leis das sociedades por ações e principais alterações contábeis, como as mesmas deverão prestar as informações contábeis pertinentes a cada uma.  A lei que criou a comissão de valores mobiliários (CVM), normatizou e fiscaliza a atuação dos diversos integrantes do mercado.

Adaptação dos relatórios contábeis as normas internacionais de Contabilidade a fim que em qualquer parte do mundo, qualquer pessoa investidor ou não com conhecimento contábil possa entender os relatórios com maior clareza, com padrões unificados.

        

Etapa 3 – Passo 1

Qual o objetivo da Contabilidade?

É avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou os decréscimos dessa riqueza.

Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da Contabilidade?

O desenvolvimento contábil acompanha de perto o desenvolvimento econômico. Na idade moderna em torno dos séculos XIV e XVI principalmente no Renascimento, diversos acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas nações, proporcionaram um impulso espetacular das Ciências Contábeis.

Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.

Todos somos usuários da Contabilidade, pois a mesma utiliza método quantitativo (matemática e estatística) como sua principal ferramenta, e em tudo utilizamos estes mesmos métodos desde a hora que acordamos ao identificar que horas são no relógio por exemplo, sempre que usamos números estamos fazendo uso da Contabilidade.

O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que podemos tocar e ver. Ex: máquinas, veículos, etc

Bens intangíveis são aqueles que não podemos tocar, nem ver. Ex: marcas, patentes, nome comercial etc.

O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens podemos entender como sendo as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas. Na contabilidade é tudo aquilo que a empresa possui para a sua satisfação e necessidade, seja ela, para troca, consumo ou aplicação.

Direitos tudo aquilo que nos pertence e que encontra-se com outras pessoas, em poder de terceiros, pessoas físicas ou jurídicas. Ex: Duplicatas, títulos a receber, clientes.

Obrigações todos os compromissos que a empresa detém, seja ele com terceiros ou até mesmo com os funcionários, sócios, acionistas ou proprietário da empresa. Ex: Duplicatas, dividendos e salários a pagar, Fornecedores etc.

Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

 A finalidade de um balanço patrimonial é demonstrar a situação patrimonial e financeira da empresa demonstrando todos os acontecimentos ocorridos na mesma no período solicitado.

Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos.

Contas patrimoniais são aquelas que representam o ativo (indica a existência de bens e direitos) e o Passivo (indica a existência de obrigações e Patrimôniolíquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os prejuízos acumulados). São essas contas que representam o balanço patrimonial. Contas de resultado são as receitas e as despesas do período que devem ser encerradas no final de exercício para que se apure o resultado do exercício. Estas contas não fazem parte do balanço patrimonial, mas permite que o resultado do exercício seja apurado. Exemplos: Contas patrimoniais: Caixa, veículos, duplicatas e títulos a receber, etc. Contas de resultado: Agua e esgoto, alugueis, café e lanches, luz, salários, telefones, etc.

Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?

Finalidade DRE é melhor evidenciar o ganho, tendo em vista as necessidades de informação do usuário externo, bem como fornece os dados essenciais a análise da formação do resultado do exercício.

Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil? Explique.

Com a edição da Lei n.1.638 de 28/12/2007 que passou a vigor a partir de 1/1/2008 o demonstrativo dos Fluxos de Caixa no Brasil tornou-se indispensável e obrigatória tantos para os profissionais da contabilidade quanto aos administradores diretores ou gestores das empresas ou instituição que fazem parte do ambiente comercial contábil e empresarial necessitam de conhecer compreender e elaborar o Balanço Patrimonial através do demonstrativo dos Fluxos de caixa com a finalidade de instruí-los para interpretar criticamente os seus resultados.

O que se entende por capital de terceiros? Explique.

Corresponde ao passivo real ou passivo exigível (obrigações) da empresa e representa os investimentos feitos com recursos de terceiros. Por exemplo: compra de um imóvel financiado pelo banco em 12 vezes (Financiamentos a pagar) ou compra de mercadorias (estoque) com pagamento a prazo (fornecedores).

Passo 2

A contabilidade controla o patrimônio das organizações, apura o resultado das mesmas seja positiva ou negativa, presta as informações sobre o Patrimônio, para o proprietário avaliar sua evolução ou para apresenta-lo a investidores. A contabilidade e destinada tanto a pessoa física ou jurídicas que tenham um patrimônio, com finalidade lucrativa ou não. As informações que são geradas pela contabilidade têm importância para os donos e sócios, os administradores, os funcionários, os fornecedores e financiadores, para o governo e toda população. A contabilidade é composta do Ativo que representa os bens, direitos e obrigações que a empresa tem para receber. Quando a empresa compra um móvel este será um bem de propriedade dela, portando um ativo. Quando a empresa paga por uma marca por exemplo, ela tem direito sobre esta, assim a marca é um direito que também é um ativo. Exemplos de ativo: dinheiro, duplicatas a receber, veículos, imóveis, estoque etc. As contas do ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez, são contas controladas pela empresa e de onde espera se que resultem em benefícios econômicos para a empresa, a finalidade de uma empresa é o lucro, no ativo se aplica os bens e direitos que irão produzi-lo. O ativo se divide em ativo circulante e ativo não circulante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (760.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com