TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE AUDITORIA OPERACIONAL

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  2.669 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Estruturada de Auditoria Operacional

      1- O que é Auditoria?

R- É uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou projeto, efetuada por contadores com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade  as demonstrações financeiros e outros relatórios da administração.

2-Quais os objetivos da auditoria?

R- Fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as  demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas em conformidade com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

3- Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria?

R- A legislação determina a obrigatoriedade da Auditoria Externa para empresas de capital aberto, atividades reguladas, faturamento maior que R$ 300 milhões ou patrimônio maior que 240 milhões.

4-  Como é caracterizada a auditoria independente?

 

R-  É uma atividade que utiliza procedimentos técnicos específicos, tendo a finalidade de atestar a adequação de um fato ou ato com o fim de imprimir-lhe característica de confiabilidade.

5- Quem pode exercer a função de auditor independente?

R- Para atuar como auditor independente profissional precisa ser formado como bacharel em ciências contábeis e devidamente registrado no conselho regional de sua região na categoria de contador. A auditoria independente é uma profissão que exige muita qualificação prática e teórica, através do cumprimento da educação continuada, para que possa ser corretamente exercida.

6- Quais as principais diferenças entre auditoria interna e externa?

R- A auditoria interna é realizada por um funcionário da empresa, onde o objetivo principal é atender os objetivos da administração. Faz a revisão das operações e do controle interno, e é realizada principalmente para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas sem estar restrito a assuntos financeiros. A auditoria externa é realizada por profissionais mais qualificados e externos as empresas auditadas, sem vínculos com a administração. Tem como objetivo emitir opinião independente com base nas normas técnicas sobre a adequação ou não das demonstrações contábeis.

7-  Quais as etapas da auditoria independente?

R- Planejamento inicial, Análise de risco, Execução do trabalho e Resultado final.

 

08-  O que são controles internos?

R- É o conjunto de procedimento, normas e objetivos estabelecidos pela administração da empresa com o objetivo de cumprir a pol-ítica administrativa da organização e proporcionar confiança no que diz respeito a eficácia e eficiência dos recursos.

09-  O que é auditoria Governamental?

R- Consiste no exame objetivo, isento de emissão de juízos pessoais emotivados, sistêmicos e independentes das operações orçamentárias, financeiras, administrativas e de qualquer outra natureza, objetivando verificar as diversas aplicações de recursos sob os critérios de legalidade, legimitividade, economicidade e razoabilidade, tendo em vista sua eficiência e eficácia.

10- O que é auditoria operacional? Qual é o seu ciclo?

R- É uma atividade especializada exercida nas empresas, que compreende o levantamento de dados e análise da produtividade e a rentabilidade da empresa, custos das operações, do equilíbrio e do crescimento estrutural e patrimonial da empresa, incluindo a situação financeira e a viabilidade econômico financeira dos projetos de ampliação de negócios empresariais.

Pode ser periódica ou de uma única vez.

Pesquisa de Campo

Órgãos responsáveis pela auditoria governamental e aplicação do dinheiro público?

R  - Controladoria geral da União (CGU)

    - Ministério Público Estadual (MPE)

    - Tribunais de Contas do Estado (TCE)

    - Tribunal de Contas da União (TCU)

Como acontece o Sistema de Controle Interno dentro da administração pública?

R- Deve ser desenhada em função das variáveis-chaves que derivam do contexto social e da estratégia da organização, além de levar em consideração as responsabilidades de cada administrador ou encarregado por centro de competência.

O Controle  Interno  opera na organização compreendendo o lanejamento e o orçamento dos meios, a execução das atividades planejadas e a avaliação periódica da atuação. O controle é um instrumento eficaz de gestão.

Relatórios de auditoria publicados nos Tribunais de Contas dos Estados:

Relatório de Auditoria de despesas com pessoal

Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)

Os exames foram realizados na extensão devida, de acordo com a metodologia indicada no Manual de Auditoria deste Tribunal, em conformidade com as Normas de Auditoria Governamental (NAGs) aplicadas ao Controle Externo Brasileiro, compreendendo: a) planejamento dos trabalhos; b) constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações apresentadas, e c) verificação da observância às normas aplicáveis.

A Auditoria foi de amplo escopo e realizou-se a partir do exame das bases de dados de pessoal, funcional e financeira do Sistema Integrado de Recursos Humanos - SIRH, durante o exercício de 2012. Realizou-se, também, cruzamentos das bases de dados do Sistema com informações da base de dados Receita Federal.

Os trabalhos foram conduzidos com apoio técnico especializado do CEDASC, que promoveu análise da base de dados do sistema SIRH, com o tratamento das informações e disponibilização de relatórios extraídos do sistema.

Outrossim, foram realizados testes nas regras de concessão das vantagens específicas da SEC, selecionadas dentre as discriminadas no Apêndice I, cujo movimento financeiro dos lançamentos realizados para o exercicio de 2012 foi da ordem de R$1.854.938.971,42.

Os principais procedimentos de auditoria utilizados foram:

• Levantamento de dados cadastrais, funcionais e financeiros no Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH), no Sistema Mirante e confronto com a documentação suporte correspondente; • conferência de valores; • conferência de cálculos percentuais; • entrevista com dirigente; • análise da legalidade da concessão das vantagens; • exame dos dados de pagamento de pessoal; • exame da execução financeira; • exame dos controles existentes e das condições operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com