TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina – Controladoria l

Por:   •  16/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Estácio de Sá

Fichamento de Estudo de Caso

Juliana Gonçalves Oliveira

Trabalho da disciplina – Controladoria l

Tutor : Michael Dias Corrêa

Este fichamento refere-se à empresa Destin Brass Products fundada por Abbott, Guidry e Scott adquirida em 1984 através de uma fábrica de máquinas falida, a empresa produzia bombas que são os principais produtos da Destin, que correspondiam a 55% das receitas eram produzidas por um processo de fabricação praticamente idêntico ao das válvulas também produzidas pela Destin que representava 24 % das receitas e em seguida os reguladores de vazão que correspondiam a 21% das receitas.

A empresa passa a ter várias reuniões quando percebem que a concorrência resolve abaixar o preço das bombas, o principal objetivo dessas reuniões eram buscar soluções para o futuro da empresa, enquanto os 3 sócios buscam uma solução a contadora Peggy opta por apresentar um método de custo mais moderno, alegando que poderia ser a grande solução para a empresa.

Faz se necessário à utilização de um terceiro método baseado em atividades, podemos perceber que há seis atividades: recebimento, movimentação de material, engenharia, embalagem, remessa e manutenção, os três produtos necessitam das seis atividades, mas em intensidades diferentes, assim, considerando as percentuais de cada atividade para os três produtos, disponibilizados na figura 5 e os custos indiretos de fabricação da figura 2, as mesmas apresentam resultados diferentes devido à maneira pelo qual são analisados superficialmente os custos indiretos em suas operações.

Ao analisar as figuras pode se concluir que os custos diretos continuam o mesmo em todas as figuras, diferente dos custos indiretos que apresentam alterações nos resultados, a mudança leva-se em conta pelo fato de que no modelo ABC os custos indiretos são avaliados minuciosamente agrupados e calculados para formar uma taxa de absorção de custeio, alterando o seu resultado diante dos anteriores.  Já o método padrão utiliza um cálculo onde os custos indiretos totais são divididos pela mão-de-obra direta assim criando uma taxa de custeio dos custos indiretos.

Na metodologia revisada existem duas categorias de custeio: materiais relacionados aos custos indiretos, que compreende recebimento e movimentação e os outros custos indiretos.

A taxa de absorção dos custos revisados é calculada dividindo o custo total dos materiais relacionados aos custos indiretos pelo custo de material direto, e os custos indiretos têm sua taxa de absorção calculada dividindo o seu total pelo somatório de horas-máquina.  

Importante frisar que em todos os três produtos há rentabilidade em todas as analises, além de estarem dentro de uma margem de lucro prevista.

Pelo fato das bombas terem concorrência e de acordo com os valores calculados, seria viável ter uma alteração de preço.

Quando comparados aos outros modelos, o método ABC é mais eficiente, pois auxiliaria os administradores a tomarem decisões mais precisas, manter a empresa no mercado de maneira competitiva e também soluciona o problema de custo alto das bombas que representa mais da metade de sua receita, em contra partida ocorreria um aumento no custo dos controladores de fluxo, mas não seria uma decisão tão prejudicial, já que o produto é o que tem menos representatividade e aparentemente não possui concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com