TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trrabalho de Comunicação e Linguagem

Por:   •  3/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

VALÉRIA VIEIRA DA SILVA MARRETO

R.A.: 1141500

Trabalho apresentado para verificação da nota parcial da disciplina Comunicação e Linguagem à Profª. Amanda Raiz para obtenção do bacharelado em Ciências.

Barretos/SP

2015

1 Paráfrase do texto “Tabu”  

Para Banon (2011), o tabu é tudo que não se pode fazer, o que é proibido, é abominável aos olhos de todos, quem comete tal ato é punido. O transgressor fica amaldiçoado, fica emocionalmente alterado, e chega a um estado de isolamento físico. Quem comete algo que é errado, transgride a lei de Deus, o que o torna pecador, cometendo o que é proibido, e a família começa a considera-lo um mau exemplo, e o grupo ou familiares começam então a se separar desta pessoa, se torna rejeitado pelas pessoas de seu convívio.

O transgressor se sente mal a ponto de se separar de todos a sua volta, querendo se isolar de vergonha ou até morrer, começa assim os pensamentos sobre como poderia morrer, tipo algum acidente que possa ocorrer, pensando até que a tristeza e o isolamento possam calmamente o levar a morte.

2 Citações e referências

O tabu é o contrário do ato de respirar com liberdade. Como traz em si uma proibição, cria necessariamente o reflexo de inibição coletiva, porque o castigo aplicado a quem o transgride é aterrorizante e inevitável. O transgressor perde a proteção das divindades, entra numa desordem mental, num caos interno que levará ao seu desaparecimento. Quem viola um tabu comente uma infração mortal e se torna, portanto, tabu por sua vez. Seu exemplo é perigoso para o clã. Ele poderia incitar outros a segui-lo e a quebrar a organização social do grupo. O infrator espera, portanto, sua morte a qualquer instante, por doença ou por acidente. Pode, por exemplo, tropeçar e cair num precipício; sua lança pode lhe escapar da mão durante uma caçada, e ele, se ver desarmado diante de um urso; seu machado pode amputar sua mão num instante de desatenção. O transgressor passa a viver dominado pelo medo. Seu erro resultará em sua morte social, anunciadora de sua morte física. (BANON, 2011 págs. 10-13)

Referências bibliográficas

BANON, Patrick. Para conhecer melhor os tabus e as proibições. São Paulo, Claro Enigma, 2011, p. 10-13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com