TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Negociação

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada - Ciências Contábeis 1ºA

ADRIANA KELLY VILHALVA ALMEIDA – RA 6814000729

GISLEY CÁSSIA GOMES KLITZKE – RA 6814000775

 JENIFER ALYNE DE BARROS DA SILVA – RA 6657415001

JENNIFFER APARECIDA DA SILVA DOS SANTOS – RA 6274257506

PATRICK NANTES BOMBI- RA 6662417233

ROBERTA CRISTINA LIMA ROCHA – RA 6271256549

CAMPO GRANDE-MS

2013

[pic 2]

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada - Ciências Contábeis 1ºA

Trabalho correspondente a Atividade Prática Supervisionada relacionada ao conteúdo da disciplina de Técnicas de Negociação ministrada pela Profª Ana Cristina Franzoloso.

CAMPO GRANDE-MS

2013

INTRODUÇÃO

        

Este trabalho vem relatar alguns conceitos de negociação, e a concepção sobre negociações ocorridas em nossas vidas.

A negociação é de suma importância para a conquista de alguns objetivos que envolvem outras pessoas, sendo que vise à obtenção de benefícios para ambos os lados. O saber negociar atualmente se tornou um diferencial na carreira profissional, pois constantemente as empresas passam por negociações que pressionam os envolvidos a fim de conquistar as metas.

O processo de negociação é composto por entrada, negociação, saída e o feedback entre as partes envolvidas. A entrada permite avaliar o perfil das pessoas, conhecendo seus valores, pontos fracos e fortes. A negociação é visto como processamento, e depende da entrada para então gerar a saída, que por sua vez é o resultado obtido a partir da negociação.

No que diz respeito à vida pessoal, a negociação possui um aspecto primordial, pois com todas as informações e tecnologias trazidas as nossas casas a velocidade da luz, precisamos estar a cada dia negociando em prol de benefícios duradouros e um bom relacionamento familiar.

As habilidades necessárias em uma negociação envolvem principalmente o conhecimento sobre os fatos e circunstâncias que estão presente no ambiente, pois uma negociação eficiente pode durar um longo período, e para que esta seja encerrada com sucesso o negociador deve estar apto a lidar com variações e mudanças.

ETAPA 1

ABORDAGEM SISTÊMICA NA NEGOCIAÇÃO

Conceitos:

1 -Richard Shell (2001, p.5), entende que a negociação é uma atividade humana facilmente identificável que ajuda a atingir metas e solucionar problemas.

2- Para Neale, “Negociar racionalmente significa tomar melhores decisões para maximizar seus interessas, saber quando é bom chegar a um acorda e quando não é, e saber como chegar ao melhor acordo e a não ficar satisfeito com um acordo qualquer. (NEALE ET AL, 1994, p.17).

3 - Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (L.A. Junqueira- IMVC).

4 – SegundoKassem El Sayed, negociação é encarada como uma arte, que, neste caso, é entendida como aquilo que se aprende e se aprimora na prática, sendo formada por três elementos: a criatividade, a sensibilidade e a intuição. (revista FAE BUSINESS, n.7, nov. 2003). Para desenvolvermos uma negociação bem-sucedida, devemos:aprender sobre o processo de negociação;compreender a si mesmo; ebuscar a construção de melhores relacionamentos.Desse modo, a negociação deve ser considerada como a oportunidade tão almejada para nos desenvolver e fortalecer os nossos relacionamentos em todos os aspectos da vida.

Após a resolução e discussão das questões levantadas a partir das experiências pessoais dos componentes do grupo, a negociação entre pessoas da mesma família é mais difícil do que com outras pessoas, como amigos e colegas, pelo fato de que a comunicação entre partes familiarizadas envolvem sentimentos e assuntos pessoais, que em certo ponto influirão no resultado da negociação, pois não querem magoar ou prejudicar a outra parte, podendo atrapalhar os ganhos obtidos no fechamento desta.

A postura em relação a pessoas desconhecidas seria em um aspecto mais profissional, visando sempre os benefícios para ambos os lados, não incluindo e envolvendo problemas pessoais, pois estes podem desviam ou alterar o foco e o objetivo almejado.

ETAPA 2

O PROCESSO, A COMUNICAÇÃO E AS VARIÁVEIS BÁSICAS DA NEGOCIAÇÃO

O processo de negociação envolve todo o sistema que nele está envolvido, e este sistema é dividido em subsistemas que precisam ser estudados e compreendidos como parte essencial para compreensão desse sistema, pois se um desses subsistemas estiver em divergência, haverá um conflito nessa negociação.

A comunicação serve como base para o início de uma negociação, pois é através dela que podemos compreender o perfil de seu oponente, o objetivo a ser alcançado, e o feedback entre as partes envolvidas, sendo que se houver algo que impeça essa comunicação como interrupções inesperadas ou pessoas falando ao mesmo tempo, este é classificado com um ruído, e pode ser um fator crucial para o encerramento sem sucesso desta negociação.

Um exemplo da importância da comunicação:um rapaz está em uma entrevista de emprego e está super nervoso, e por isso não consegue se expressar como o esperado, pois a emoção tomou conta dele. Pode-se perceber que houve uma falha na comunicação entre o rapaz e o entrevistador por despreparo do candidato que não possuía autoconfiança, e que por consequência não foi contratado pela empresa.

        Utilizando o livro “MBA compacto – Estratégias de negociação e fechamento” de Lewicki, o exemplo de negociação escolhido foi o de compra de um veículo usado.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – ATPS – ETAPA 2- TABELA 1 AUTOR DO LIVRO

Integrantes da Equipe (nomes): Adriana, Gisley, Jenifer, Jenniffer, Patrick e Roberta

Negociação Escolhida: Negócio 1- Compra de um carro usado

Características da negociação

Desafios da negociação

Dicas do autor

Passos a serem tomados

Perigos e aspectos de atenção

a. Definição do objetivo.

Distração com outros modelos.

Não abra mão das suas escolhas.

Definir as especificações.

Não mude de ideia, a não por motivo consistente.

b. Limites financeiros.

Saber o quanto pode gastar.

Verifique antes de procurar o carro.

Se for financiar, procure um banco.

Não ultrapasse seus limites financeiros.

c.Encontrar revendedores confiáveis.

Escolher o melhor modelo oferecido com preço dentro de seus limites.

Procurar revendedoras particulares ou concessionárias.

Procurar carros que atendam as suas especificações.

Revendedoras ganham seu lucro aumentando o valor real do carro.

Anotações/ observações da equipe: Não se pode levar só o valor do veículo em consideração, pois este pode estar alterado pela ocorrência de algum problema no veículo.

Antes de efetuar a compra de um carro usado deve-se levar em conta muitos fatores como: o preço, o estado de conservação do carro, o local aonde está sendo vendido, e a forma de pagamento. Os principais problemas ocorridos estão relacionados às condições físicas do carro, que por muitas vezes estão “maquiados” para aparentarem melhores condições e como consequência aumentar o valor real do carro. Uma maneira de evitar esse problema é encaminhar o veículo (antes da compra) a uma funilaria e mecânica de confiança para verificar se as características apresentadas são verídicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com