TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Negociações

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Será abordado através deste um plano de negócios com propósito de constituir uma empresa que atuará no ramo de reciclagem, focada no meio ambiente, tendo como meta prestar serviços na área de retirada e tratamento de resíduos, transformando-os para serem reutilizados, visando estrategicamente uma maneira de intervir e diminuir a poluição em meio à população. Voltado a este objetivo, a empresa irá gerar empregos, qualificando pessoas quando ao tratamento de resíduos.

Para auxiliar neste processo, usaremos como ferramentas uma negociação bem preparada, baseada nos princípios sistêmicos, estudando cada proposta, usando técnicas de negociação e estabelecendo uma comunicação clara, cativante e objetiva a fim de conquistar investidores e clientes.

O estudo do comportamento dos indivíduos, grupos e equipes e as organizações e ainda entre as organizações e seu ambiente, deve-se ter uma compreensão do comportamento organizacional.

Nossa empresa tem o propósito de contribuir para a valorização da limpeza pública, além da economia tanto de energia quanto de matéria prima entre outras.

Com o grande acumulo de materiais, a empresa fará a coleta destes e em cima disso trabalhará com a produção itens para serem comercializados. Os matérias ferrosos, que levam anos para se decompor, serão tratados e recolocados no mercado, vendidos para empresas e industrias que atuam em ramos específicos.

Ao abrir uma empresa com aspectos sociais, muitos empreendedores sem experiência, acabam se deparando com vários obstáculos, como o desconhecimento do mercado, falta de planejamento, recursos financeiros entre outros. Isso pode contribuir para aumentar o grau de risco enfrentado pela empresa nos primeiros meses de vida do negócio.

Neste sentido é importante que a empresa esteja bem estruturada e planejada, para que conquiste e permaneça no mercado, ou seja, é essencial elaborar um bom plano de negócio para o seu empreendimento, aumentando a probabilidade de sucesso do seu negócio e minimizando os riscos.

Uma negociação bem preparada é a base para o êxito da empresa. No enfoque sistêmico iremos abordar o fato de ser uma área pouco explorada, disponibilizando ao cliente uma alternativa mais benéfica ao meio ambiente.

No processo de negociação, exigirá tempo para definir os benefícios e malefícios para ambas as partes da negociação a fim de agradar ambas as partes. Irá desde o planejamento, estudo e avaliação do perfil do cliente e tipo de abordagem.

É fundamental que a comunicação seja clara e direta, a fim de despertar no cliente o interesse pelo produto, assim podendo gerar novos encontros, futuros contratos, conquista de investidores e um relacionamento continuo e permanente.

Importante saber usar o tempo é necessário para transmitir toda a informação obtida. As informações passadas devem ser objetivas de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente que foram ouvidas.

Na empresa, é importante saber expor qual o produto a ser comercializado, assim como identificar a necessidade da outra parte, podendo assim usar esta condição para persuadir na negociação.

Para a negociação, o negociador deve usar das habilidades em ouvir, mostra uma atitude otimista e educada, transformar toda a mensagem obtida em informação favorável a sua negociação. Interpretar o comportamento a fim de saber direcionar o encontro, proporcionando alternativas, tornando a ideia a ser passada visível e clara.

As habilidades essenciais dos negociadores é o foco na estratégia de uma negociação, sem desvios de conversas. Apresentar propostas concretas e que de preferência seja o interesse do comprador, e apenas fornecer ao cliente o produto que for necessário a ele, sem insistir em algo que não irá trazer nenhum benefício à outra parte, ou seja, ser objetivo.

O negociador deve assumir uma postura pró-ativa, observando suas ações de uma maneira mais eficaz, proporcionando alternativas de negociação, gerando novas possibilidades.

Tópicos de habilidades na negociação;

• Ter objetividade nos problemas dos negócios, resolver um problema de cada vez, ser breve e falar tudo que for necessário. Se privar de desvios do foco, pode ser uma estratégia da outra parte.

• Saber falar, e saber ouvir. É Fundamental e um dos maiores erros dos negociadores. Como podemos falar e ouvir de uma forma eficaz? Colher informações, saber interpretar o que está sendo dito, escutar.

A Negociação está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Vivemos num mundo globalizado, e um ambiente típico de conflitos e mudanças. Essa realidade de transformação faz com que jogos de interesses se abalam, e com isso surgem os conflitos. Os negociadores procuram através de uma linguagem clara e objetiva, mostrar a importância do processo de negociação. Diante disso, o artigo apresenta o processo de negociação, sua importância de conhecer os objetivos da negociação, e conduzi-la no cenário em que a mesma esta inserida, o ambiente e as expectativas em relação ao processo e o conflito que envolveu aquela negociação. Na teoria; “Se conhecemos o oponente e a nós mesmos não precisamos temer o resultado de uma centena de combates”. Isto significa que, além de conhecermos o que queremos, também, é necessário que façamos tudo, o que estiver ao nosso alcance, saber quais são os seus pontos fracos e fortes, que ele deseja.

O planejamento da negociação é importante, porque consiste na busca das informações necessária ao processo na formulação de um roteiro ou plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, objetivando prever os eventuais obstáculos que poderão surgi no decorrer do processo.

A fase do planejamento é composta basicamente de três etapas, que consistem em definir o problema, estabelecer um compromisso para um acordo negociando e acertar a negociação.

• Na primeira etapa, determinam-se como cada lado define o problema que é objeto da negociação e como essas definições estão relacionadas entre si.

• Na segunda analisa-se se há possibilidades de uma solução negociada e se é possível estabelecer um acordo justo, a partir do balanço das forças presentes na negociação.

• Na terceira etapa, definem-se os objetivos e os princípios que guiam a redação do acordo e os procedimentos formais da negociação, tais como o local, a agenda os participantes e as regras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com