TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RETENÇÃO DE TALENTOS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SUZUMAK - INDÚSTRIA E COMERCIO DE MÁQUINAS LTDA

Artigo: RETENÇÃO DE TALENTOS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SUZUMAK - INDÚSTRIA E COMERCIO DE MÁQUINAS LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  7.787 Palavras (32 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 32

RETENÇÃO DE TALENTOS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SUZUMAK - INDÚSTRIA E COMERCIO DE MÁQUINAS LTDA

CARINE MEDEIROS DA ROSA

CLORIS PATRÍCIA PIMENTA

RESUMO

Partindo do pressuposto, que o capital intelectual se constitui no ativo mais valioso que as organizações detêm, o presente trabalho tem por incumbência identificar a importância de uma política de retenção de talentos estruturada dentro da Suzumak, empresa voltada para a industrialização e comercialização de máquinas destinada ao segmento de lavanderia. Os objetivos específicos visaram apresentar o grau de satisfação dos colaboradores em relação às ações desenvolvidas pela empresa; bem como, identificar os principais elementos que influenciam a permanência dos mesmos dentro da organização, além de realizar um levantamento de sugestões e melhorias, a partir de informações coletadas com os próprios colaboradores. Para a obtenção de um maior respaldo sobre o tema, utilizou-se a metodologia do estudo de caso, cujo foco foi realizar um levantamento com maior profundidade sobre a empresa. Também utilizou-se a pesquisa descritiva com o intuito de apresentar a situação atual em que a empresa se encontra e a descrição de pontos importantes para o detalhamento do estudo. Através dos dados foi possível verificar que a empresa desenvolve algumas ações relacionadas à Retenção de Talentos. No entanto, nota-se que a empresa tem a necessidade de trabalhar alguns fatores dentro do ambiente organizacional, uma vez que os mesmos são de extrema importância para a permanência dos colaboradores na organização.

Palavras Chaves: Capital Humano, Conhecimento, Retenção de Talentos.

1. INTRODUÇÃO

O grande desafio encontrado pelas organizações é atrair e reter indivíduos dotados de potencial, focados no desenvolvimento contínuo e que visem alcançar resultados positivos para a organização. Neste sentido, nota-se que com o passar dos tempos, o capital intelectual obteve maior importância para o desenvolvimento e crescimento das organizações.

Percebe-se uma grande necessidade de valorização do profissional, que consiste em implantar ações para conhecer, potencializar e disseminar as competências individuais dos indivíduos, fazendo as empresas garantirem excelência e lucratividade. Sendo assim, pode ser caracterizada como uma relação de troca, onde a empresa fornece trabalho, estabilidade, projeção, segurança e ótimo ambiente de trabalho e o funcionário, por sua vez, fornece inteligência, comprometimento, dedicação, visão e resultados positivos.

A preocupação por parte das empresas, relacionada à qualidade de vida no trabalho, relações interpessoais, motivação, valorização do cliente interno, entre outros fatores, estão constantemente em pauta. O grande desafio enfrentado por essas empresas é manter indivíduos qualificados e devidamente reconhecidos dentro do contexto organizacional.

Portanto, o objetivo desta pesquisa consiste em estudar a importância de uma política de retenção de talentos estrutura e definida dentro da Suzumak – Indústria e Comércio de Máquinas Ltda, situada na cidade de Maringá. E seus respectivos impactos dentro da organização, uma vez que conhecer os principais fatores que afetam o desempenho das equipes é de suma importância para o sucesso ou fracasso de qualquer organização. A presente pesquisa, através de um referencial teórico e um estudo de caso, terá também como incumbência apresentar a importância da valorização do capital humano, como uma das principais formas, de se alcançar um ambiente organizacional saudável, satisfatório e consequentemente produtivo, objetivando resultados positivos para ambas as partes.

2 METODOLOGIA

2.1 DEFINIÇÃO DO TIPO DE PESQUISA

Com intuito de esclarecer o objetivo de estudo desta pesquisa, e os possíveis problemas com maior propriedade no assunto, utilizou se a metodologia do estudo de caso. Segundo Lakatos e Marconi (2007, pag. 274) “o estudo de caso refere-se ao levantamento com mais profundidade de determinado caso ou grupo humano sob todos os seus aspectos. Entretanto, é limitado, pois se restringe ao caso que estuda, ou seja, um único caso, não podendo ser generalizado”.

“O estudo de caso é uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas ciências biométricas e sociais. É o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permite seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros delineamentos já considerados.” (GIL, 2002, pag. 54)

A pesquisa descritiva foi utilizada neste trabalho, com o propósito de descrever a situação atual em que a empresa se encontra e a descrição de pontos importantes para o detalhamento do estudo. A pesquisa descritiva é recomendada, quando os objetivos da pesquisa forem:

“(1) descrever as características de um grupo; (2) estimar a proporção dos elementos de determinada população que apresente características ou comportamento de interesse do pesquisador; (3) descobrir ou compreender as relações entre os construtos envolvidos no fenômeno em questão. Cabe ressaltar que a pesquisa descritiva não objetiva explicar o fenômeno investigado. Ela visa apenas descrevê-los. No entanto, o conhecimento produzido por ela é essencial para outras pesquisas que visam explicar o fenômeno”. (ACEVEDO; NOHARA, 2006, p. 46-47)

Para Gil (2002), as pesquisas descritivas são caracterizadas pela exposição de determinado fenômeno ou população, ou seja, no estabelecimento de relações entre variáveis. São vários os tipos de estudo que utilizam à pesquisa descritiva, todavia sua característica principal se baseia na utilização de técnicas uniformizadas, ou seja, padronizadas de coleta de informações, como questionário e a observação sistemática.

2.2 MÉTODO DE COLETA DE DADOS

O presente trabalho respaldou-se, para obtenção de maior propriedade no tratamento do tema, em pesquisas bibliográficas, através de consultas em revistas, livros, monografias, teses, artigos e dissertações que abordem o assunto.

“Bibliográfica é o conjunto dos livros escritos sobre determinado assunto, por autores conhecidos e identificados ou anônimos pertences a correntes de pensamento diversas entre si ao longo da evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com