TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP POLO ASSU/RN

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP POLO ASSU/RN

CURSO: CIÊNCIAS CONTABEIS  

PROJETO INTEGRADOR I

 ALUNO (A): WODEN LUIS PEREIRA DA SILVA

RA:1299156504

TUTOR EAD:

JULIANE BETIM

Santana do Matos -RN, 22 de outubro 2018.

Sumário

1.        RESUMO        3

2.        INTRODUÇÃO        4

3        APRESENTAÇÃO DO PROJETO        5

4        ESCOPO DO PROJETO        6

5        JUSTIFICATIVA        6

6        ANÁLISES DE MERCADO        7

7. PLANEJAMENTO FINANCEIRO        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

1. RESUMO

A presente atividade acadêmica consiste na elaboração de um Projeto Integrador I sendo um componente curricular obrigatório para conclusão do curso superior de Ciências contábeis, onde ao longo deste desafio iniciaremos um projeto de instalação de uma Chocolateria na cidade de Satana do Matos , interior do Estado do Rio Grande do Norte, que vai servir como base para o Projeto Integrador II (criação de um plano de negócios no próximo período). Na fase inicial do projeto vamos fazer um levantamento geral das informações básicas sobre a empresa, tais como, tamanho, principais produtos, número de funcionários, localização, entre outros, em seguida definiremos claramente o escopo do projeto, incluiremos uma justificativa coerente para mostrar sua importância e benefícios além de definir o objetivo geral do projeto,  após a fase preliminar, apresentaremos a delimitação das tarefas a serem executadas, atribuindo as pessoas envolvidas no projeto as tarefas que estarão atreladas a elas, acompanhando sua eficiência através de um processo de monitoramento onde serão utilizados os indicadores de competência, exercitando os conhecimentos e as práticas adquiridos ao longo de nossa formação Acadêmica com base nas disciplinas estudadas.

 

Palavras chave: escopo do projeto, justificativa, objetivo geral, monitoramento.

2. INTRODUÇÃO

O chocolate no Brasil, atualmente é considerado um alimento rico, que repõe as energias gastas durante o dia a dia das pessoas, e sua popularidade entre os consumidores fez com o que a maioria das redes de supermercados em todo pais dedicassem seções exclusivamente a ele, pessoas que não gostam de chocolates é difícil de encontrar, pois o produto é consumido no mundo todo e abrange todas as classes sociais, e muitos não o consideram como simples alimento e sim como calmante para aliviar o estresse do diário.

 Hoje em dia, presentear alguém com uma cesta decorada ou até mesmo uma simples caixa de bombom representa um incalculável gesto de carinho, amor, solidariedade, é notável que o chocolate possui uma simbologia verdadeiramente única na sociedade atual.

  Entre os diversos ramos de atividades que poderíamos atuar, após várias pesquisas de mercado, optamos por escolher a introdução de uma fábrica de chocolates, no município de Santana do Matos -RN, interior do Rio Grande no Norte, visto que o cenário do mercado atual favorece a grande gama de possibilidades que o negócio poderá render. Nas próximas páginas será feito a apresentação do projeto integrador I que vai objetivar o plano de negócios do projeto integrador II.

3. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

. A Chocolateria Doce Alegria nasceu da ideia de  Woden Luiz Pereira da Silva,  quando cursava o 7º período do curso de Ciências contábeis  na Universidade Anhanguera Educacional-EAD polo Assú/RN.

A Chocolateria Doce Alegria localiza-se no município de Assú, interior do Rio Grande do Norte, situada na Rua Maria beca , nº80, Bairro centro. De acordo com Dias e Oliveira (2013), escolher um ponto de venda é uma das decisões mais importantes na hora de estabelecer um negócio. A decisão sobre o local tem importância estratégica, pois ele pode ser usado para criar uma vantagem competitiva sustentável. Ao contrário, um erro na seleção de um ponto significa uma enorme desvantagem competitiva para um negócio, exigindo esforços mercadológicos e muitas vezes sacrifícios de margem que levam a prejuízos operacionais. Pensando nisso escolhi um ponto comercial com ambiente reservado e climatizado em local de fácil acesso e com estacionamento para funcionários e clientes.

O projeto de comercialização da Chocolateria Doce Alegria foi implantar uma empresa de pequeno porte, voltada para área alimentícia, onde há um promissor crescimento neste segmento, também nos preocupamos em colocar em prática um ramo que possa abranger todas as classes sociais.

A área de atuação que a Chocolateria Doce Alegria vem disponibilizar coincide com a experiência profissional e interesse de seu fundador. Os proprietário têm conhecimento acadêmico e profissional que se adéquam perfeitamente ao setor de atuação da empresa, e, além disso, já vinha desenvolvendo a ideia do negócio há mais de dois anos, bem como o produto a ser comercializado além de pesquisas de mercado neste segmento.

4 ESCOPO

Segundo DINSMORE (2009), o escopo é um processo de descrição detalhada do objetivo do projeto. A partir do momento em que o escopo é definido claramente, a equipe pode identificar as restrições e premissas que não fazem parte do projeto, diminuindo os riscos de fracasso.

O escopo de nosso projeto é produzir chocolates com o mais alto padrão de qualidade para garantir a satisfação de nossos clientes.

Escolhi um ponto comercial que atende às necessidades operacionais referentes à localização com grande fluxo de pessoas, capacidade de instalação do negócio favorecendo o acesso das pessoas com o menor grau possível de dificuldade, com a possibilidade de expansão, e disponibilidade dos serviços de água, luz, esgoto, telefone e internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (72.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com