TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo sobre os critérios de avaliação e de valorização de empresas, algumas questões de risco e retorno

Por:   •  6/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.102 Palavras (17 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Sumário

Introdução Pág. 04

Capítulo 1 – Administração Financeira Pág. 05

Capítulo 2 – Sociedades Empresariais Pág. 06

Capítulo 3 – Valor do Dinheiro no Tempo Pág. 07

Capítulo 4 – Risco e Retorno Pág. 09

Capítulo 5 – Valor Pág. 12

Conclusão Pág. 14

Bibliografia Pág. 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Introdução

O desafio proposto é a elaboração de estudo sobre os critérios de avaliação e de valorização de empresas, de modo a evidenciar risco e retorno.

Os mercados de capital e financeiro assumiram uma crescente importância no cenário econômico nacional nos últimos anos. E é através dos seus componentes, que se viabilizam as transferências de recursos entre aqueles que desejam investir e aqueles que necessitam de recursos para fomentar suas atividades produtivas.

A tomada de decisão é de suma importância nas atividades de investimentos e de empreendimentos, exigindo posicionamentos estratégicos para satisfazer dois parâmetros empresariais clássicos: o retorno esperado e o risco associado ao negócio.

Para quem pretende obter sua independência financeira, é necessário pensar estrategicamente em como conseguir conquistar esse objetivo. Uma das maneiras mais rápidas e eficazes de conseguir isso é aproveitar oportunidades nas diversas opções de investimentos.

O presente trabalho também aborda sobre o valor do dinheiro no tempo, mostrando que quanto maior o período, maiores serão as influências dos agentes externos, ou ainda, as influências do macro-ambiente em relação ao poder de compra da moeda específica.

Capítulo 1

Administração Financeira

A administração financeira visa uma maior rentabilidade sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira.

A Administração Financeira por tratar dos assuntos ligados a finanças das empresas e organizações apresenta-se diretamente ligada à administração, economia e contabilidade. Está diretamente relacionada com a maneira pela qual uma organização obtém, planeja, direciona e controla os seus recursos financeiros, a fim de alcançar os objetivos e metas organizacionais. Por sua extrema importância, não deve jamais ser negligenciada. A gestão que a assumir tal risco desgastará a vida da organização.

Uma organização, quando inserida em um mercado, onde as competições pela sobrevivência e pelo sucesso são extremamente intensas e rápidas, ela precisa buscar avaliar, adaptar e remodelar seus processos para manter-se inserida no meio competitivo.

Sendo assim, para manter a saúde da empresa é importante cuidar bem de suas finanças, verificando a importância dos controles financeiros para a geração de lucro, caixa e principalmente da ferramenta fluxos de caixa, que traz a empresa informações importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com