TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso De Uma Empresa

Trabalho Escolar: Estudo De Caso De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  4.061 Palavras (17 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 17

A Presença das Teorias da Administração nas Organizações: Um Estudo de Caso na Empresa Medical Dog

Carlos A. G. Fonseca1

André da S. R. Gomes1

Carlos H. A. de M. Pereira1

Francisco Gildemar M. da C. Junior1

Hélen C. R. da S. Martins1 .

Carolina Buosi2

1Estudante do Curso de Administração da Faculdade de Fortaleza (FaFor).

2 Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná

Resumo

Esse artigo tem como objetivo detectar se as estratégias adotadas pela empresa analisada são as mais adequadas para se manter e se desenvolver no mercado em que atua. Para tanto, se faz necessário levar em consideração as teorias da administração e seus principais enfoques e identificar a presença de suas características, já que essas podem contribuir para que a empresa consiga alcançar seus objetivos. O objeto desse estudo foi a empresa de nome fantasia Medical Dog. Sua área de atuação é o mercado pet, dessa forma, comercializa alimentos, brinquedos, acessórios e medicamentos para animais de estimação, assim como oferece atendimento clínico, serviço de banho e tosa e venda de animais de raça. Através de questionários e visitas foi possível identificar características da Teoria das Relações Humanas e da Teoria Científica da Administração aplicadas na empresa estudada. O administrador se preocupa em conciliar a função econômica da sua empresa, que envolve bens e serviços, com a função social, definida como distribuir satisfações entre os participantes para garantir o equilíbrio interno.

Palavras-chave: Teorias da administração, teoria de relações humanas, petshop.

Introdução

Esse artigo tem como objetivo levar em consideração as teorias da administração e seus principais enfoques e identificar suas características em uma empresa, que será objeto da nossa análise. Não só é importante ressaltar quais teorias o administrador utiliza nessa empresa que será estudada, como verificar se sua aplicação é a mais eficiente e coerente em face do mercado em que atua.

As primeiras ideias de como se conduzir uma organização foram influenciadas por mudanças significativas no modelo econômico que se alterou com a revolução industrial (Chiavento,2000). O crescimento acelerado e desorganizado das empresas trouxe como consequência a necessidade de aumentar sua eficiência e competência. As teorias da administração foram as respostas para problemas que surgiram de acordo com os novos modelos de mercado e evolução da sociedade (Chiavenato,2000). Continuam sendo importantes para as empresas atualmente, pois as direcionam para melhores resultados.

Trazer à luz sua estrutura organizacional, identificar sua missão, quais são seus valores, o tipo de relacionamento que possui com seu público e seus empregados e identificar seu organograma são características que necessitam de atenção, pois a correta utilização dessas, voltadas para as metas e objetivos definidos pela empresa, determinarão seu sucesso. De acordo com Philip Kotler (2000): “É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato”.

O objeto desse estudo foi a empresa de nome fantasia Medical Dog, situada na Rua Oswaldo Studart, 240 no Bairro de Fátima em Fortaleza. Sua área de atuação é o mercado pet, dessa forma, comercializa alimentos, brinquedos, acessórios e medicamentos para animais de estimação, assim como oferece atendimento clínico, serviço de banho e tosa e venda de animais de raça.

A realização do estudo foi possível através de três visitas durante o horário de funcionamento da empresa. Durante esse período de verificação foram feitas entrevistas com funcionários, análise do ambiente de trabalho e qualidade dos equipamentos utilizados. Foi observado todo o processo de banho e tosa do animal, começando pela recepção do mesmo até a devolução do pet.

Através desses métodos de análises, foi possível identificar características da Teoria das Relações Humanas e da Teoria Científica da Administração aplicadas na empresa estudada. O administrador se preocupa em conciliar a função econômica da sua empresa, que envolve bens e serviços, com a função social, definida como distribuir satisfações entre os participantes para garantir o equilíbrio interno.

Embasamento Teórico

As primeiras ideias de como se conduzir uma organização foram influenciadas por mudanças significativas no modelo econômico, que se alterou com a revolução industrial. A força humana foi substituída pelas máquinas que possuíam superioridade na realização das tarefas do campo, provocando o êxodo rural. A utilização dessas máquinas para produção de bens resultou no desaparecimento do artesão e pequenas oficinas começam a se fundir criando as primeiras fábricas. Esse novo modelo permitiu produzir cada vez mais, com valores mais acessíveis. A abertura de novos mercados criou a necessidade de aumentar o contingente humano nas fábricas. (Chiavenato, 2000).

O crescimento acelerado e desorganizado das empresas trouxe como consequência a necessidade de uma maior eficiência e competência dessas. O grande número de funcionários insatisfeitos, a quantidade de materiais desperdiçados pelo uso ineficiente, a concorrência, entre outros fatores, não permitiam mais a utilização do empirismo e improvisação como modelos de administração, era preciso uma abordagem mais científica. (Chiavenato,2000)

Esse novo modelo econômico e social, resultante da revolução industrial foi um ponto importante para a história da administração e suas teorias. A busca incessante por melhores resultados impulsionou estudiosos a analisarem as organizações de todos os enfoques possíveis. Chiavenato (2000) classifica as principais teorias da administração pela ênfase de cada uma às variáveis da administração, conforme tabela:

Para Chiavenato (2000) as primeiras teorias oriundas dessas novas necessidades são classificadas como abordagem clássica da administração. Existem duas correntes que compõem esse período, a Escola da Administração Científica criada por Frederick W. Taylor e a Teoria Clássica desenvolvida por Henri Fayol.

Frederick W. Taylor parte do princípio de que a base de uma empresa, o nível operacional, é que necessita de maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com