TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um olhar sobre as relações entre o domínio do próprio idioma e o êxito profissional

Por:   •  11/1/2017  •  Resenha  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP

DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL                          SEMESTRE:

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS                            

 PROFESSOR: Dr. NAILTON MATOS

ALUNO: Jéssica Castro da Silva                          RA: 97154

A língua portuguesa e o mercado de trabalho: Um olhar sobre as relações entre o domínio do próprio idioma e o êxito profissional

O texto A língua portuguesa e o mercado de trabalho: Um olhar sobre as relações entre o domínio do próprio idioma e o êxito profissional, da autora Dalila Santos Bispo, analisa que antes o profissional era avaliado por seu conhecimento técnico e hoje não é mais o suficiente sendo características como trabalhar em equipe, liderança, proatividade, criatividade, postura e comunicação avaliadas, sendo percebido que a exigência de uma boa comunicação é mais crescente. Bispo prossegue afirmando que a capacidade de comunicação oral e escrita vem se mostrando fundamental, pois o individuo que não consegue expressar suas idéias ou estabelecer relações interpessoais fica abaixo de alguém que tenha mais facilidade de expressão, mas, segundo Dalila há outro fator que vem se destacando, o domínio da língua portuguesa se tornando um obstáculo na busca de um emprego. A autora constata que o domínio lingüístico é cada vez mais usado como estratégia de seleção profissional, através de redações, conjugações de verbo e ditados, sendo que os que não passam nesses testes são reprovados, demonstrando que o conhecimento lingüístico sobrepõe o conhecimento técnico, sendo o fator de levar tantas pessoas a buscarem cursos específicos de língua portuguesa.

Bispo cita DeAquino para fundamentar que o mundo moderno e o mundo dos negócios exigem das pessoas um aprendizado constante para que obtenham sucesso ou que ao menos não se sintam sem oportunidades, com isso, Dalila observa que é cada vez mais comum instituições de ensino incluam em sua programação cursos voltados a língua portuguesa dando o exemplo do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Sergipe), onde os cursos tem o objetivo de dar suporte aos profissionais para que alcancem êxito em suas profissões. A autora salienta que de modo geral, ao fim do curso os depoimentos são positivos uma vez que essas pessoas se sentem mais motivadas e percebem que apesar das dificuldades quanto a compreensão e domínio da língua portuguesa ainda são capazes de aprender.

Santos afirma que a tendência é que haja um crescimento de demanda de alunos a procura desses cursos de português,uma vez que, o mercado exige profissionais que tenham além do preparo técnico a capacidade de se comunicarem e estabelecer relações interpessoais. A autora finaliza complementando que essa capacidade é o diferencial, que dá aos profissionais a oportunidade de se destacar entre os demais concorrentes.

Referência Bibliográfica:

A língua portuguesa e o mercado de trabalho: Um olhar sobre as relações entre o domínio do próprio idioma e o êxito profissional. Disponível em < http://midia.unit.br/enfope/2013/GT7/A_LINGUA_PORTUGUESA_MERCADO_TRABALHO.pdf>. Acesso em 29 de Abril de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com