TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Atividade Agroindustrial

Por:   •  1/5/2017  •  Exam  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 4

   

Avaliação a distância

Unidade de Aprendizagem: Atividade Agroindustrial

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data: 2017

Questão 1: A Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta. Com base nesse conceito, elenque quatro características da agricultura sustentável.

Reposta:

Com base no conceito mencionado, podemos citar algumas características da agricultura sustentável como o uso de técnicas em que não ocorram a poluição do ar, do solo e da água; a adoção do sistema de plantio direto, que preserva a capacidade produtiva do solo, que se baseia em não arar o solo antes do plantio, cobrir o solo com folhagens secas e fazer a rotação de cultura; não desmatar florestas e matas para a ampliação de áreas agrícolas; e por fim o uso racional ou, quando possível, a eliminação de pesticidas, lembrando que os pesticidas ilegais não podem ser usados em hipótese alguma, pois além de contaminar o solo, prejudicar a saúde de quem some e dos funcionários que manipulam os produtos, também já houve casos de morte devido o uso de pesticidas ilegais.

Questão 2: No mundo e no Brasil a grande maioria das empresas, independente do setor da economia a que pertencem, são empresas familiares, o que tem levado as mesmas ao sucesso na primeira geração e posteriormente nas gerações seguintes a sérias dificuldades de continuidade, devido principalmente aos atritos familiares. Atualmente tanto os filhos que trabalham com os pais nas propriedades, como os que estão fora delas, querem participar, opinar e acompanhar o negócio da família, e isto obriga que a relação, Amor X Dinheiro, seja regrada e administrada de uma forma que não ocorra atritos familiares e nem perda de competitividade da empresa. Nesse contexto, conceitue produtor rural.

Resposta:

Podemos conceituar produtor rural como qualquer pessoa física ou jurídica que explora terra com o objetivo de produção de vegetal, criação de animais e a industrialização desses produtos primários pela produção agroindustrial. Sendo que o que acontece nos casos rurais hoje em dia, é que os filhos vão estudar para administrar melhor os negócios do pai, e quando voltam para o campo, lavoura ou pecuária, seu pai tem seu jeito de fazer as coisas e não aceita mudanças, e os filhos com todo seu conhecimento querem implantar processos diferentes (o que aprenderam durante seus estudos), mais fica preso aos conhecimentos empíricos do pai.

Questão 3: Os tipos de culturas exploradas na Atividade Agrícola são denominados de Culturas Temporárias e Culturas Permanentes. Nesse contexto, caracterize culturas permanentes.

Resposta:

Podemos caracterizar culturas permanentes com aquelas que possuem vida útil mais de um ano e proporcionam mais de uma colheita como as laranjeiras, macieiras e entre outras. Sendo que nestes casos os custos para a formação da cultura, serão considerados Ativo Não Circulante – Imobilizado.

Questão 4: Considerando as informações abaixo, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

  1. Atividade Agrícola
  2. Atividade Zootécnica
  3. Atividade Agroindustrial
  4. Exploração Direta
  5. Parceria
  6. Arrendamento
  7. Comodato
  8. Condomínio

( 8 )         é a propriedade em comum do imóvel. Todos são proprietários e exploram a atividade em comum, cabendo a cada um uma parte proporcional.

( 7 )         é um contrato pelo qual uma pessoa cede por empréstimo a outra, por tempo determinado ou não, ao uso de um imóvel rural, sem nenhum tipo de retribuição, ou seja, de forma gratuita.

( 4 )         é a exploração de um imóvel efetuada diretamente pelo proprietário do imóvel, que assume os riscos e encargos da produção.

( 1 )        culturas hortícolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com