TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE IV - ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

Artigo: UNIDADE IV - ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 3

1) Diferencie planejamento estratégico, tático e operacional, indicando a abrangência de cada um.

Nível estratégico- são os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo, entre dois a cinco anos, defini os rumos que a organização deve tomar nos anos seguintes. Abrange a alta administração da empresa.

Nível tático- são os objetivos que abrangem cada unidade específica da organização. Ele é o elo entre os outros dois níveis. Possui um prazo médio, geralmente de um a dois anos no máximo. Abrange a gerência média nas empresas privadas e nas públicas secretarias municipais, como a de desenvolvimento e promoção social.

Nível operacional- são os objetivos específicos e de curto prazo, no máximo um ano. Esse é o planejamento das rotinas de trabalho, os manuais de procedimento, envolvendo atividades isoladas diárias, de curto prazo. Este planejamento é feito no nível das operações das empresas ou órgãos.

2) Quais os elementos do organograma de uma organização formalizada? Identifique esses elementos em uma das organizações estudadas na Unidade 1.

Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.

ALTA ADMINISTRAÇÃO

INDUSTRIAL─ MARKETING ─ FINANÇAS

COORDENADOR COORDENADOR ADMINISTRAÇÃO

DE PRODUÇÃO DE VENDAS FINANCEIRA

3) Para você, qual o papel do líder no alcance dos objetivos nas organizações? Nas empresas estudadas na Unidade 1, qual o estilo de liderança é adotado nas mesmas? Justifique.

O líder tem papel fundamental no alcance dos objetivos e incentivar seus subordinados a desenvolverem seu trabalhando.

Os estilos utilizados nas empresas são totalmente diferentes.

A empresa 1 (loja), tem um estilo de liderança mais autoritário, de poder, pelo fato do líder ser dono da organização.

Já na empresa 2 (cooperativa), o estilo de liderança é democrático e participativo, um tipo de liderança voltado para as pessoas.

4) Qual a importância dos mecanismos de controle na realização das estratégias e objetivos nas organizações? Cite alguns critérios utilizados nas organizações estudadas na Unidade 1, caso tenham planos, objetivos e metas.

O controle interno estratégico é fundamental para assegurar o alicerce para os demais controles. O controle diretivo, ou tático, visa minimizar riscos, garantindo a liquidez, o crédito, a imagem da organização e os procedimentos legais.

Na empresa 2, tem o controle de produção, de entrada e saída e venda líquida.

5) A partir dos artigos indicados na seção Complementando responda: quais os atributos e os estilos de liderança? Há distinção entre líder da iniciativa privada e líder no serviço público?

Um bom líder deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com