TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor do balanço e demonstração de resultados do exercício?

Tese: Valor do balanço e demonstração de resultados do exercício?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 2

Passo 1

1- O significado de Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício?

Os balanços patrimoniais e as demonstrações do resultado do exercício (DRE) são essenciais na apresentação das contas das empresas. O balanço patrimonial apresenta contas patrimoniais, ou seja, os bens, os direitos, as obrigações e patrimônio líquido. Uma interpretação contábil com foco econômico, observando a essência do fato e não a formalidade. A DRE ou demonstração do Resultado do exercício não é mais do que a demonstração dinâmica onde se evidencia a formação do resultado líquido num exercício.

2- A utilidade desses demonstrativos contábeis?

As informações a respeito dos negócios da organização são ferramentas indispensáveis para um posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados podemos tomar decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.

Precisamos desse demonstrativos na situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício com base na escrituração mercantil, (demonstrações) satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas, tais como:

• Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações;

Avaliar a Administração quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida, qualidade de seu desempenho e prestação de contas;

• Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar lhes outros benefícios;

• Avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;

• Determinar políticas tributárias;

• Determinar a distribuição de lucros e dividendos;

• Preparar e usar estatísticas da renda nacional;

• Regulamentar as atividades das entidades.

3- As informações estratégicas que são estratificadas destes relatórios?

O ambiente atual de informações em relação aos produtos e serviços exige novas capacidades para assegurar o sucesso competitivo. Precisa- se,conhecer a organização, ter um plano estratégico é diferenciar-se dos concorrentes, manter-se no negócio abrindo-lhe novos leques. A contabilidade torna-se cada vez mais a ponte para o sucesso. Mais não basta apenas traçar metas para cortar custos, ou desenvolver sistemas para implantação nas empresas, antes deve ser identificado um gestor contábil, e que este estabeleça uma relação de confiança, interagindo com o empresário, para que seja edificado que tipo de informação que o mesmo necessita e que problemas esta enfrentando.

Com isso, antes de se traçar qualquer meta, a estratégia empresarial é muito importância saber,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com