TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Рrocedimentos de auditoria

Pesquisas Acadêmicas: Рrocedimentos de auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.213 Palavras (17 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 17

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

Os procedimentos de auditoria devem ser estendidos e aprofundados até a obtenção de elementos comprobatórios necessários para fundamentar o parecer do auditor.

Procedimentos de auditoria, “são o conjunto de investigações técnicas que permitem ao auditor formar opinião sobre as demonstrações contábeis examinadas e lhe fornecem base para emitir parecer fundamentado”.

Considerando que é responsabilidade do auditor a aplicação dos procedimentos, sua avaliação deve obedecer aos seguintes princípios:

- O simples registro contábil sem outras comprovações não constitui elemento comprobatório final. Cabe ao auditor para formalizar sua opinião, examinar os elementos comprobatórios ou evidências, cabendo também ao auditor medir as evidências surgidas, valendo-se de critério próprio.

- É necessário que se verifique a documentação que comprove a legítima propriedade de todas as contas que compõem os demonstrativos contábeis. O mesmo é verdadeiro para o caso da presença física dos ativos e sua propriedade. A simples presença física não implica em sua propriedade.

- Inexistindo comprovantes idôneos, corroboram para a determinação da validade dos registros contábeis, sua objetividade, sua tempestividade e sua correlação com outros registros contábeis ou elementos extra contábeis.

- Entre os documentos que correspondem para a evidência de validade dos registros contábeis, temos: cheques, faturas, notas fiscais, recibos, contratos e relatórios de diretoria; confirmações e outras representações por escrito, de advogados, fornecedores, bancos, empresas, entidades em geral, consultores ou outros especialistas; informações obtidas através de questionários, observações, inspeções, circularizações e exames físicos, entre outros.

A correlação entre as fontes deve ser legítima e relevante, dependendo das seguintes circunstâncias:

- Quando a correlação puder ser verificada à fonte externa, ela proporciona maior grau de confiança do que quando verificada na própria Entidade;

- Os elementos comprobatórios criados externamente constituem evidências de alta qualidade, principalmente quando não são acessíveis à Entidade. Os exemplos incluem: confirmações com Bancos, Contas a Receber, Fornecedores, informações por escrito de advogados, depositários e outros.

- Por outro lado, informações obtidas diretamente pela Entidade, mesmo sendo de fontes externas, possuem menor credibilidade. Incluímos também como elemento de alta qualidade a documentação criada internamente, mas validada por fonte externa;

- Quando as condições do sistema contábil e do controle interno forem satisfatórias, os registros e as demonstrações contábeis proporcionam maior grau de confiança. O montante e o tipo de evidências necessárias dependem do sistema de controle interno, da materialidade do item em questão e da susceptibilidade do item ser alocado erroneamente.

Se o sistema de controle interno do cliente é adequado e efetivo, o montante de evidências a ser obtido é proporcionalmente menor, da mesma forma que menores evidências serão necessárias para itens relativamente imateriais.

- O conhecimento direto e pessoal, obtido pelo auditor através de verificações físicas, observações, cálculos e inspeções, oferece maior segurança do que as informações colhidas indiretamente. Como exemplos dessas evidências, temos: contagens físicas de caixa, fundos permanentes, exame de valores em custódia, observação de contagens físicas de estoque, ativos imobilizados, investimentos temporários e permanentes.

- Provas Seletivas – A complexidade e o volume das operações fazem com que os procedimentos de auditoria sejam aplicados por meio de provas seletivas, testes e amostragem. Cabe ao auditor, com base no controle interno e nos elementos de juízo de que dispõe, determinar o número de operações a serem examinadas, de forma a obter elementos de convicção que sejam válidos para o todo.

- O controle interno é a base pela qual o auditor determina o tipo e a extensão do teste. Os testes são determinados pela revisão do sistema de controle interno; se forem inadequados ou não existentes, maior será a extensão dos exames. O auditor deve considerar a materialidade das transações bem como erros, inconsistências, ou lançamento não usuais descobertos durante o exame para determinar qualquer extensão de seus testes. A extensão do teste é feita em resultado do julgamento do auditor baseado em sua experiência, e a quantidade de testes a ser efetuada deve assegurar as demonstrações auditadas.

CONTAS DO ATIVO

Para a aplicação dos programas de auditoria para as contas do ativo alguns objetivos devem ser atingidos, como:

- Determinar se foram respeitados os princípios fundamentais de contabilidade;

- Determinar se as classificações nas demonstrações contábeis foram feitas corretamente e se as informações complementares foram expostas em notas explicativas;

- Assegurar de que todos os itens contabilizados realmente existem e de que não foi deixado de ser contabilizado nenhum item;

- Assegurar-se de que as contas a receber são autenticas e se tem origens legais;

- Apurar se os valores expressos são precisos e corretamente valorizados;

- Assegurar a existência física dos estoques e a propriedade dos mesmos;

O trabalho de auditoria tem que ser planejado de modo que seja feito em diversas tarefas individuais que, uma vez concluídas, se enquadrem na estrutura de um exame abrangente das demonstrações. A organização de um trabalho deve levar em conta o relacionamento existente entre os diversos aspectos operacionais de determinada empresa, vejamos alguns exemplos:

- A auditoria dos estoques pode ser concatenada com a de compras, contas a pagar e custo de mercadorias vendidas;

- O exame de contas a receber, muitas vezes, se faz em coordenação com a auditoria de vendas e recebimentos de Caixa e Bancos;

- A auditoria do capital deve ser feita juntamente com a dos dividendos.

O teste de Voucher tem como objetivos básicos:

- Verificar a existência da documentação suporte dos lançamentos contábeis, bem como a correta contabilização quanto a entidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com