TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сonceito de orçamento

Trabalho acadêmico: Сonceito de orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.396 Palavras (18 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 18

GESTÃO EMPRESARIAL

CONCEITO DE ORÇAMENTO

O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.

O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Outro exemplo de orçamento, quando os turistas decidem viajar com determinada quantia de dinheiro e ele sabe que esse dinheiro é o dinheiro com o qual dispõe para atender às suas necessidades durante o tempo que esteja planejado. Se um viajante tem um orçamento de 1.000,00 R$ para umas férias de quatro dias, e no segundo dia já tem gastado uns R$ 800,00… ainda ficam dois dias para se manter, então, ao analisar os números o viajante vai perceber que tem que cortar as despesas para evitar a falta de dinheiro antes do fim da viagem. O orçamento também é o cálculo antecipado do custo de uma obra ou a despesa que vai gerar um projeto.

Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos. Eles são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

Um orçamento é o cálculo que é realizado com antecipação tanto das receitas como das despesas de uma empresa, uma entidade pública, um estado, ou simplesmente da economia familiar. O orçamento do Estado inclui gastos para este ano com o pagamento da dívida externa.

De alguma maneira, poderia ser comparado ao orçamento como um plano de termos econômicos que tem a missão de cumprir com metas manifestadas em valores e em termos financeiros, de acordo com concretas condições estipuladas. Graças a este instrumento as empresas, as instituições públicas, ou as pessoas, entre outras, desenvolverão seu planos, suas atividades, disponibilizarão suas prioridades e avaliarão os objetivos para atingir dentro de um ano.

A pedido do comércio, a palavra orçamento designa aquele documento escrito na qual se explicam os custos que acarretará uma reforma ou serviço a ser realizado. Uma vez que o mesmo é entregue ao cliente e este entra em conhecimento do custo estipulado, a empresa ou profissional deverá respeitá-lo rigorosamente.

Artigo: http://queconceito.com.br/orcamento#ixzz2g7Hhd43I

ORÇAMENTO GERAL

O orçamento geral expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico (normalmente um ano) e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras. Decisões operacionais lidam com o uso de recursos escassos. Decisões financeiras lidam com como obter fundos para adquirir esses recursos.

Orçamentos operacionais são orçamentos para várias funções de negócios da cadeia de valores, de pesquisa e desenvolvimento para atendimento ao cliente.

• Receita;

• Produção;

• Mão‐de‐Obra Direta;

• Materiais Diretos;

• Custos Indiretos de Fabricação;

• Despesas Operacionais;

• Custo dos Produtos Vendidos;

• Demonstração do Resultado

• Orçado.

A etapa operacional é iniciada com o plano de marketing, a partir do que a entidade direciona os esforços para o seu mundo externo, pelo plano de duração, suprimento e estocagem. O segundo momento do plano e o investimento, avaliando o ativo imobilizado, o crescimento empresarial e abertura de novos horizontes organizacional. E o terceiro momento e avaliar o plano de recursos humanos e demais gastos existentes no exercício avaliado.

Orçamento financeiro é a parte do orçamento geral composto do orçamento de dispêndios de capital, do orçamento de caixa, do balanço e da demonstração de fluxos de caixa orçados. Aborda como as operações e os dispêndios planejados de capital afetam o caixa.

No que diz respeito às fases do orçamento, deve-se iniciar com cerca de três meses de antecedência da sua implementação, e seguida pela escolha das hipóteses que puderem ser validadas, implementação das hipóteses e acompanhamento dos resultados, contudo seu ciclo é contínuo.

A caracterização da etapa financeira é a existência dos demonstrativos contábeis, ou seja, o balanço, a demonstração de resultados e o fluxo de caixa. Esta etapa inclui a interpretação futura do orçamento de vendas que e a previsão e planejamento de vendas da empresa no determinado exercício, e o inicio do orçamento financeiro empresarial.

Nesta etapa acrescenta a criação do plano para elaborar o orçamento de custos fixos e variáveis da produção, as despesas de venda, com a folha de pagamento e demais gastos administrativos. É através dessa previsão de vendas que a empresa é capaz de estimar a quantidade de vendas de determinado produto, o valor e o prazo oferecido o seu retorno e a perspectiva da lucratividade pretendida.

ORÇAMENTO FLEXIVEL

O Orçamento Flexível nos fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações.

Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático. Em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, onde se situarão volumes de produção ou vendas. A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita separação entre custos fixos e variáveis. Estes estão sujeitos a maior variabilidade.

As variações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com