TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDIÊNCIA E PROVAS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

DIREITO TRABALHISTA         AUDIÊNCIA E PROVAS

Prof. Carlos Eduardo Pereira Barretto Filho

• No processo trabalhista a AUDIÊNCIA é de suma relevância, pois em decorrência do princípio da concentração dos atos do procedimento e da oralidade, nela sã praticados os atos mais importantes: a tentativa de conciliação, a defesa da reclamada, a juntada de documentos pela reclamada, o depoimento das partes, a oitiva das testemunhas, as alegações finais das partes, a proposta final de conciliação e, eventualmente, o julgamento (Sérgio Pinto Martins)

• As Audiências são realizadas nas Varas do Trabalho em dias úteis e previamente marcados, e são públicas (exceto quando houver interesse público, quando poderá ser realizada em segredo de justiça).

• As partes deverão comparecer à Audiência acompanhadas de suas testemunhas, nos termos do art. 845 da CLT.

RECLAMANTE

• O RECLAMANTE deverá comparecer pessoalmente à Audiência Una. Todavia, de acordo com o art. 843, §2º, se o Reclamante não puder comparecer por algum motivo relevante, como doença, pode se fazer representar por um empregado da mesma profissão ou do mesmo sindicato. Saliente-se, no entanto, que a presença do representante é apenas para evitar o arquivamento, sendo que não poderá realizar depoimento, por não ser efetivamente a parte.

• Mas, uma vez ausente o Reclamante (ou seu representante nessa hipótese) à Audiência Una, o processo é arquivado, havendo condenação do Reclamante em custas, das quais fica isento caso seja beneficiário da Assistência Judiciária Gratuita.

• Nada impede que o Reclamante ingresse novamente com a ação. Porém, se der causa a dois arquivamentos, como penalidade, só poderá ingressar pela terceira vez após seis meses (vez que perde o direito de ação nesse período, conforme prescrito no art. 732 da CLT).

• Há divergência se esse período de seis meses seria contado a partir da distribuição da segunda ação ou se a partir da determinação do Juiz, sendo que prevalece a primeira hipótese por ser mais benevolente, até mesmo porque se fosse contado da determinação do Juiz, certamente ultrapassaria os seis meses (Amauri Mascaro Nascimento).

• O TST editou a Súmula 268 que prevê que “a ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente com relação aos pedidos idênticos”.

• Com relação à ausência do Reclamante à Audiência de Instrução, surge a dúvida quanto à penalidade a ser aplicada: se arquivamento ou pena de confissão quanto à matéria de fato.

• Súmula 74 do TST que determina da seguinte forma: “aplica-se a pena de confissão à parte que expressamente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência na qual deveria depor”.

RECLAMADA

• Por sua vez, quanto à RECLAMADA, cumpre consignar que deve comparecer à Audiência o próprio sócio ou se fazer representar por um gerente ou preposto que tenha conhecimento dos fatos (art. 843, §1º da CLT).

• Questiona-se se o preposto precisa ser necessariamente empregado ou não da empresa Reclamada.

• De acordo com o artigo 843, parágrafo 1º, da CLT "É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente.".

• A exigência é de que o preposto tenha conhecimento dos fatos e, caso desconhecêlos, o prejuízo será da própria parte, que incorrerá em confissão ficta.

• Em contrapartida, para outros é necessário ser empregado e, para tanto, consubstanciam o entendimento na Súmula 377 do TST, a qual prevê que: “Exceto quanto à reclamação de empregado doméstico, ou contra micro ou pequeno empresário, o preposto deve ser necessariamente empregado do reclamado”.

• A ausência da Reclamada à Audiência Una implica em revelia e confissão quanto à matéria de fato (estando essas previsões no art. 844 da CLT), sendo que se a ausência for com relação à Audiência de Instrução, aí a penalidade é apenas a confissão quanto à matéria de fato, até mesmo porque a Defesa já foi entregue na Audiência anterior (Relembrando: revelia é a ausência de defesa; confissão é a presunção de serem verdadeiros os fatos alegados na inicial).

• Outra questão relevante é a hipótese de comparecer à Audiência Una apenas o advogado munido da Defesa, porém sem a presença do preposto.

Questiona-se se seria possível permitir a juntada da Defesa, de forma a elidir a revelia.

• Para grande parte da doutrina e da jurisprudência, uma vez ausente a Reclamada à Audiência, ainda que se faça representar por advogado munido da Defesa e dos documentos pertinentes, será decretada a revelia e confissão, consubstanciados nas Súmulas 122 e 74 do TST:

• 122. Revelia. Atestado médico. A reclamada, ausente à audiência em que deveria apresentar defesa, é revel, ainda que presente seu advogado munido de procuração, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentação de atestado médico, que deverá declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoção do empregador ou do seu preposto no dia da audiência.

TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO

• Presentes ambas as partes, o Juiz verifica a possibilidade de acordo (conforme determinação do art. 846 da CLT). Assim, havendo acordo, este fica

consignado em Ata de Audiência, sendo homologado pelo Juiz, no qual deve constar o valor, as condições ou prazo para pagamento, a multa em caso de descumprimento, bem como a natureza das parcelas, se indenizatória ou se salarial, sendo que sob as verbas salariais deve constar o limite da responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuição previdenciária (conforme art. 832, §3º da CLT). Além disso, importante destacar que das decisões homologatórias, o INSS é intimado, podendo interpor recurso relativo às contribuições que entender devidas.

APRESENTAÇÃO DA DEFESA E ANALISE DAS PRELIMINARES

• Todavia, caso as partes restem inconciliadas, a Reclamada deve apresentar Defesa que, embora a lei preveja que seja oral (20 min., nos termos do art. 847 da CLT), na prática é por escrito, sendo que engloba Contestação, Exceção e Reconvenção.

• Havendo preliminar, o Juiz pode analisar no mesmo momento, permitindo ao Reclamante a emenda à inicial (hipótese em que se devolve o prazo para a Defesa, de modo que a Audiência é redesignada) ou o imediato arquivamento do feito sem resolução do mérito. Além disso, grande parte dos Juízes dizem que analisarão as preliminares em Sentença. Todavia, como o art. 840 prevê apenas uma breve exposição dos fatos, geralmente as preliminares argüidas não são acolhidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com