TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação no Carnaval

Por:   •  10/9/2019  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Alienaçao no Carnaval

''O carnaval é uma festa popular de rua que é organizada anualmente em Salvador, no estado brasileiro da Bahia. Começou a evoluir a partir da diferença entre as classes sociais'.' - o que observamos neste contexto é aonde se encontra a evoluçao das classes socias? a partir desse topico ja começamos analisar a alienaçao, esse trecho citado no site da wikipedia como definiçao do carnaval. Como ocorre a igualdade se existe bloco de cordas nas ruas, camarotes com preços muita das vezes nao tao acessiveis, é uma festa que o governo financia e para onde vai todo esse dinheiro ja que é uma festa publica e nao privada?

Nao tem como ocorrer o resultando de uma inversão da ordem social, mas essa é a idea que eles querem que a sociedade aceite tornando uma visao sustentada. Segundo marx na sua obra Manuscritos econômico-filosóficos  descreveu onde os homens perdem a si mesmos e a seu trabalho no capitalismo. De acordo com as relações de classe eram alienantes, pois o trabalhador assalariado se encontrava em uma posição de barganha desigual perante o capitalista (empregador). Dessa forma o capitalista conseguia dominar a produção e o trabalhador. Para Marx o trabalho é a mais importante expressão da natureza humana e quando o homem perdia o controle sobre ele, entrava em um processo que conduziria à sociedade a uma ordem social alienada: desigualdade crescente, pobreza, antagonismo social e luta de classes. A sociologia segundo Marx está baseada nas diversas teorias e observações sobre os efeitos e causas da alienação na sociedade contemporânea e, até mesmo, os reflexos desse tópico no futuro e sua existência no passado.

sendo assim o carnaval se resume a uma festa de grande porte que poderia gerar muitas vagas de emprego, porem é uma ilusao cultural onde so quem ganha sao os maiores e todos se divertem de uma forma separadamente achando que existe uma iguadade nesse contexto.

Bibliografia:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/alienacao-na-sociologia-por-karl-marx/50586

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Salvador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com