TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antígona

Por:   •  1/6/2018  •  Ensaio  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

Antígone perseguia seus direitos ideias de justiça e defendia a família, o poder maior dos deuses e suas ordens e o direito natural. Mesmo sendo mulher e sozinha sem ajuda de sua irmã, lutou em uma sociedade de “homens”, mostrando sua força, seu devoto e amor por seu parente, seu irmão que mesmo estando contra o reino, era um membro de sua família.

Antigone ressalta a importância da lei natural que vai a cima de qualquer governo, que jamais pode ser quebrada e passada por cima, a lei divina era eterna. Acreditava que o sepultamento de uma pessoa era um direito natural que ia além de tudo e todos, no caso a lei do rei creonte era inferior as leis maiores dos deuses. ela descumpriu a lei exigida pelo rei por acreditar nas leis naturais e o decreto não ser legitimo e se não fizesse se sentiria culpada, seria um sofrimento para toda a sua vida, preferia desobedecer um rei do que as leis divinas, e qualquer castigo que ela pudesse sofrer seria inferior ao castigo de não fazer um tumulo ao seu irmão sangue de seu sangue, o amor pelo membro de sua família falou mais alto.

Antigone mesmo sendo mulher e sozinha, luta contra um estado opressor, se tornando uma heroína, mostrando sua força, é o símbolo da resistência contra a tirania do rei creonte que fez a lei por um capricho e que não aceitava que uma mulher lhe falaria como governar.

 Mesmo que polinices foi contra o seu reino ainda era um ser humano e deveria ganhar um enterro digno, até mesmos os piores homens deveriam ganhar seu funeral, para suas almas descansarem. O rei impediu algo que é natural, que se tornou uma lei que não se vê, não é escrita, mas sabemos que está ali.

Temos que ter em mente que naquela época a religião era muito forte, as pessoas acreditavam em deuses, a mitologia grega era muito importante, assim para eles esse seria o direito natural. Essas leis não poderiam ser contestadas por nenhum homem por mais poderoso que ele seja, era maior que tudo.

No final o povo fica a favor de antigona, por ela ter toda a razão de sepultar o seu irmão, sentir a dor de enterrar um ente querido isso não iria prejudicar o reino. Filho de creonte e noivo de antigona tenta avisar o pai a respeito do povo, mas ele não quis ouvir seu filho, pois por ser jovem não tinha que dizer ao rei como proceder com o seu reino.

Além de ser mulher e sozinha numa época que mulheres não tinham vozes, ela conhecia as leis divinas, não podia ir contra elas, que foi ensinado para ela desde nova, seria um desacato aos deuses e não enterrar uma pessoa de seu próprio sangue era de um absurdo terrível para ela.

Antigona que foi uma heroína por tudo que fez mesmo assim condenada à morte, em nenhum momento ela se arrependeu do que fizeste, a consciência limpa por ter feito o certo e não ter deixado seu irmão apodrecendo no chão, se sentiu com o dever comprido como irmã e um ser humano honesto, não foi contra aquilo que ela acreditava ser o certo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com