TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Direito Trabalhista e Previdenciário

Por:   •  12/10/2022  •  Dissertação  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos afirmar que os princípios gerais do direito do trabalho possuem três funções: a primeira delas é a função de instruir o legislador no momento da elaboração das leis, mas também possui a função de colaborar no momento da aplicação da norma, ou seja, quando o Poder Judiciário está julgando um determinado caso e se depara com “lacunas” que são omissões da lei. E por fim, tem uma terceira função, quando o juiz se utiliza dos princípios do direito para interpretar uma norma jurídica.

O direito do trabalho, além dos princípios gerais, possui diversos princípios, alguns deles são:

• Princípio protetivo ou da proteção: O objetivo geral deste princípio é compensar a inferioridade do empregado diante do empregador, atribuindo mais proteção a este. Este princípio se subdivide em 3 princípios:

1- In dúbio pró operário: Este primeiro princípio implica na interpretação mais favorável ao trabalhador, sempre que em um ordenamento jurídico houver dúvidas a respeito de seu sentido.

2- Aplicação da norma mais favorável: Se duas ou mais leis versarem sobre o mesmo assunto deverá ser usada a que melhor favorece o trabalhador.

3- Manutenção da condição mais benéfica: Este princípio estabelece que quando uma nova lei revoga a anterior, sendo prejudicial ao trabalhador, poderá este ter seus direitos resguardados pela anterior.

• Princípio da pessoa do trabalho: Este princípio visa proteger os direitos da personalidade de quem trabalha, ou seja, pretende assegurar a condição da pessoa do trabalhador.

• Princípio da irrenunciabilidade: O objetivo deste princípio é garantir que as verbas trabalhistas sejam cumpridas. As verbas trabalhistas possuem caráter alimentar e, por isso são consideradas como indisponíveis, não podendo ser renunciadas pelo empregado.

Sem dúvida que o referido princípio decorre da inferioridade do empregado em relação ao empregador. Para que o empregado não se sujeite a qualquer imposição do empregador, como por exemplo, renunciar ao seu direito ao FGTS, ou ainda, ao seu direito às férias, ou ao intervalo, o legislador preferiu tornar indisponíveis os direitos trabalhistas.

• Princípio da continuidade da relação de emprego: Os contratos de trabalho poderão ser realizados com a previsão de prazo para o seu término (contrato por prazo determinado) ou sem a previsão de prazo para o seu fim (contrato por prazo indeterminado). A regra no direito do trabalho é a realização do contrato por prazo indeterminado, ou seja, sem previsão de término. Isto porque é sabido que a garantia de emprego para um trabalhador move toda a economia de um país. Ademais, o objetivo de se realizar um contrato sem previsão de fim é o de permitir ao empregado uma melhoria na sua condição social.

• Princípio da primazia da realidade: Este princípio visa que a realidade dos fatos em todo qualquer contrato de trabalho irá prevalecer sobre as cláusulas contratuais, ou ainda sobre os registros documentais da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com