TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Mediação

Por:   •  24/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 7

TAREFA

A atividade tem por objetivo a elaboração de um texto dissertativo e fundamentado sobre aspectos relevantes da mediação e arbitragem como métodos de solução de conflitos, relacionando a análise ao caso prático apresentado.

PARTE I - análise do caso prático, abordando obrigatoriamente os seguintes itens mínimos:

A ideia mediação e arbitragem é possibilitar que os cidadãos que tenham problemas judicializáveis, possam solucionar o conflito com a mediação e arbitragem. Assim, o acesso ao Judiciário significa que o acesso a uma ordem jurídica mais justa pode ser mais céleres e menos onerosos quando tentamos buscar a saída pela mediação.

No caso em análise, a cláusula 34 tem previsão da convenção de arbitragem[1], como que informa sobre o que deve ser feito, podendo ser caracterizada como a firmação de compromisso das partes em trazer uma solução mais rápida para todos.

Essa cláusula traz os tipos de conflito que podem estar abarcados pela arbitragem. Ademais, a cláusula é escalonada, pois traz métodos alternativos para a solução do conflito, como menos custo e mais rapidez do que um procedimento arbitral.

Outras cláusulas que podem ser combinados com a arbitragem são:

  1. Cláusula med-jud: Eleger um conflito da mediação, e caso não haja êxito, ir ao judiciário.
  2. Cláusula med-arb: Eleger um conflito da mediação, depois arbitragem, se não chegar em acordo.
  3. Cláusula arb-med: Começa pela arbitragem, mas depois é suspensa para que haja a mediação. Se houver acordo, há homologação pelo árbitro, se não tiver, a arbitragem retorna ao estado que foi suspensa.
  4. Cláusula db -med-arb: Eleger o “dispute board”, se o conflito permanecer há o prosseguimento com a mediação, e se ainda persistir começa a arbitragem.[2]

Com essa intordução, é possível identificar que a mediação de fato é a oportunidade para resolver o conflito antes de levá-lo ao judiciário. Com esse instrumento, as partes são protagonistas da resolução do conflito, sendo auxiliadas pelo mediador que é capaz de estimuladas a solução do conflito.

A vantagem é clara, pois há a economia de tempo e custo para solucionar um determinado conflito. Atualmente há duas formas de arbitragem: institucional e ad hoc.

Institucional: os envolvidos escolhem uma instituição arbitral responsável por gerenciar o procedimento. Já a ad hoc é sem apoio de uma instituição, ou seja, os envolvidos não têm espaço à composição e também não possuem nenhum regulamento em que possam se apoiar.

A execução de sentença arbitral é sem complexidade, mesmo sendo sentença internacional, no caso do exercício em análise temos uma sentença nacional, pois foi julgada pelo judiciário brasileiro. A sentença arbitral é um título executivo judicial, previsto no art. 515, VII do CPC e o local de sua execução é no local do juízo cível competente, conforme expresso no art. 516, III do CPC.[3]

A Lei de Arbitragem, em seu art. 31 prevê que "a sentença arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentença proferida pelos órgãos do Poder Judiciário e, sendo condenatória, constitui título executivo". [4]Essa previsão tem amparo no Código de Processo Civil, que classifica a sentença arbitral como título executivo judicial no art. 515.

ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO

Em 2015, a Lei de Arbitragem permitiu a participação da União em procedimentos arbitrais, para que os direitos em conflito possam ser patrimoniais e disponíveis. O STJ, no julgamento nº 139.519/RJ, [5]permitiu a solução de embróglio entre Petrobras e Agência Nacional do Petróleo pela arbitragem e entendeu que o contrato administrativo também pode ter seu conflito decidido em procedimento arbitral.

Com base nisso, a Petrobras, alegou o conflito de competência com pedido liminar perante o STJ entre o Tribunal Arbitral, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região e o Juízo Federal da 5ª Vara da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Ressaltou que o perigo da demora era o recebimento do Ofício ANP n.˚ 223/2015/SPG, por meio do qual foi intimada a recolher um valor de participação especial, sob ameaça de multa de 50%.

Em 09/04/2015, teve decisão dando a competência ao Tribunal Arbitral até o fim do julgamento. Após isso, em 11/10/2017 foi proferido Acórdão pelos Ministros da Primeira Seção do STJ, Nº 139.519 - RJ (2015/0076635-2), que foi conhecido e provido, declarando competente o Juízo Arbitral para avaliar o conflito. Quando isso ocorre, o juízo deve extinguir o processo judicial sem analisar o mérito.

No caso do Parque das Baleias, antes da ação ajuizada, foram propostas três ações posteriormente. E entre o início do procedimento e o encerramento ainda houveram decisões conflitantes no Juízo Estatal, tornando a resolução ainda mais difícil e demorada. Por fim, a análise do caso do Parque das Baleias permitiu a compreensão das nuances do procedimento arbitral, se consagrando como um verdadeiro caso emblemático.

Ainda sobre a análise da decisão do STJ, nota-se que o Judiciário em conflitos desse tipo se restringe à fase anterior à instituição do tribunal e àquela depois da sentença arbitral. Portanto, percebe-se que após ser constituído o Tribunal Arbitral, eventuais manifestações do Judiciário são uma afronta às previsões do CPC e da Lei de Arbitragem.

Parte II -  apresente um relato de alguma experiência pessoal ou que tenha conhecido ao longo de sua carreira profissional, em sua vida pessoal ou ainda, fruto de pesquisa, que esteja relacionado a um conflito (judicializado ou não), de forma a estabelecer um paralelo com, pelo menos, um dos aspectos analisados no caso prático. Descreva a situação que vivenciou ou que conheceu e comente criticamente as semelhanças ou diferenças com o caso do STJ - Conflito de Competência nº 139.519.

CASO EDF INTERNATIONAL:

A Lei de Arbitragem Brasileira no art. 31 da lei definiu que “a sentença arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da senten-ça proferida pelos órgãos do Poder Judiciário e, sendo condenatória, constitui título executivo”.[6]

É importante ressaltar que essa é a regra para a arbitragem nacional. Portanto, a sentença estrangeira, deve passar por procedimento de homologação no STJ para que seja ou não reconhecida e se torne ou não executável no Brasil. Para tanto, os ministros seguem o entendimento da Convenção de Nova York de 1956 a fim de verificar os termos da sentença, antes de decidir se pode ser executada no Brasil ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com