TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Sucessões

Por:   •  14/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.063 Palavras (13 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO: DIREITO

DISCIPLINA: DIREITO DAS SUCESSÕES

PROFESSORA: Dra. Josédla Fraga

ATIVIDADE 2 – SUCESSÃO LEGÍTIMA

HERDEIROS NECESSÁRIOS

  1. Classe DESCENDENTES (herdar por CABEÇA ou direito próprio) [cessão de direito, indignidade e deserdação]
  1. Mário, que não é casado e não vive em união estável, faleceu deixando 4 filhos, Paulo, Pâmela, Sofia e José. Qual quota hereditária caberá a cada um?

R. Nessa caso como não há conjuge ou companheiro concorrente, a herança ficará na proporção de ¼ para cada filho tendo em vista a sucessão legitima de 1º classe, conforme artigo 1.829, inciso I CC/02, ainda são herdeiros necessário como afirma o artigo 1.845 do CC/02.

  1. é casado e não vive em união estável, faleceu deixando 4 filhos, Paulo, Pâmela, Sofia e José. José foi condenado à pena de indignidade. Qual quota hereditária caberá a cada um?

R. Neste caso José não irá herdar nada por ter sido condenado por indinidade, podendo ser um dos incisos do artigo 1.814 CC/02: Art. 1.814. São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários:

Art. 1.814. São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários:

I - que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente;

II - que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra, ou de seu cônjuge ou companheiro;

III - que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade.

Devendo essa exclusão ser declarada por sentença como prevê o artigo 1.815 CC/02.

Desta forma, a herança deve ser repartida na fraça de 1/3 para cada herdeiro os demais herdeiros.

  1. Mário, que não é casado e não vive em união estável, faleceu deixando 4 filhos, Paulo, Pâmela, Sofia e José. José foi condenado à pena de indignidade e Pâmela foi deserdada existindo a sentença declaratória da deserdação. Qual quota hereditária caberá a cada um?

R. Como explicado na questão anterior José não tem direito a herança por ter sido condenado por indignidade, e Pâmela foi deserdada e um dos efeitos dessa é a exclusão da sucessão conforme preconiza o artigo 1.961 CC/0: “Os herdeiros necessários podem ser privados de sua legítima, ou deserdados, em todos os casos em que podem ser excluídos da sucessão.” Já o artigo 1.962 fala sobre as causas para a deserdação dos descendentes pelos ascendentes: Além das causas mencionadas no art. 1.814, autorizam a deserdação dos descendentes por seus ascendentes: I - ofensa física; II - injúria grave; III - relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto; IV - desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.  Desta forma, fica a herança divida em ½ para Paulo e ½ para Sofia.

  1. Mário, que não é casado e não vive em união estável, faleceu deixando 4 filhos, Paulo, Pâmela, Sofia e José. José foi condenado à pena de indignidade e Sofia renunciou a herança. Qual quota hereditária caberá a cada um?

R. No que tange a renúncia, ela deve ser feita por instrumento público ou termo judicial, conforme dispõe o artigo 1.806 CC/02. Além disso, o artigo 1.080 traz que a renúncia não pode ser feita sob condição ou a termo. Ademais o artigo 1.810 CC/02 aborda que na sucessão legítima, a parte do renunciante acresce à dos outros herdeiros da mesma classe e, sendo ele o único desta, devolve-se aos da subsequente e que Ninguém pode suceder, representando herdeiro renunciante. Se, porém, ele for o único legítimo da sua classe, ou se todos os outros da mesma classe renunciarem a herança, poderão os filhos vir à sucessão, por direito próprio, e por cabeça (art. 1811 CC/02). Por conta disso, ficará para ½ para Paulo e ½ para Pâmela.

  1. Mário, que não é casado e não vive em união estável, faleceu deixando 4 filhos, Paulo, Pâmela, Sofia e José. José foi condenado à pena de indignidade e Sofia cedeu sua quota hereditária a título oneroso para Paulo antes de José ser considerado indigno. Qual quota hereditária caberá a cada um?

R. Segundo César Fiúza, “cessão de herança é a alienação gratuita ou onerosa da herança a terceiro, estranho ou não ao inventário. A cessão pode ser total ou parcial, quando envolver todo o quinhão do cedente ou parte dele”. Art. 1.793. O direito à sucessão aberta, bem como o quinhão de que disponha o co-herdeiro, pode ser objeto de cessão por escritura pública. § 1 o Os direitos, conferidos ao herdeiro em conseqüência de substituição ou de direito de acrescer, presumem-se não abrangidos pela cessão feita anteriormente. § 2 o É ineficaz a cessão, pelo co-herdeiro, de seu direito hereditário sobre qualquer bem da herança considerado singularmente. Desta forma, cada filho herdaria ¼, no entanto, Sofia cedeu sua quota hereditária a Paulo e após tal fato José foi considerado indigno, portanto, Paulo ficará com seu ¼ + ¼ cedido por Sofia, mas 1/12 da quota hereditária de José que foi dividida entre os seus 3 irmãos após o mesmo ser considerado indigno. Pâmela ficará com seu ¼ + 1/12 da parte de José. Sofia terá direito a 1/12 da parte de José. [José perdeu ¼ que dividido por 3 = 1/12]

  1. Classe DESCENDENTES REPRESENTAÇÃO (herdar por cabeça e estirpe)
  1. Mário, que não é casado e não vive em união estável, faleceu deixando 4 filhos, Paulo, Pâmela, Sofia e José. José, pai de Ivo e Eva é pré-morto. Qual quota hereditária caberá a cada um?

R. ¼ para Paulo, Pâmela e Sofia e o ¼ de José será dividido entre Ivo e Eva, pois estes o representam, portanto, Ivo e Eva ficarão com 1/8 da herança. Art. 1.851. Dá-se o direito de representação, quando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos, em que ele sucederia, se vivo fosse.

Art. 1.852. O direito de representação dá-se na linha reta descendente, mas nunca na ascendente.

Art. 1.853. Na linha transversal, somente se dá o direito de representação em favor dos filhos de irmãos do falecido, quando com irmãos deste concorrerem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com