TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atualização do Darwinismo Social no pensamento Contemporâneo

Por:   •  17/4/2020  •  Bibliografia  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE DIREITO

ALEX FABIANO FÉLIX PEREIRA

A ATUALIZAÇÃO DO DARWINISMO SOCIAL NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO

SUA CIDADE AQUI

2020

ALEX FABIANO FÉLIX PEREIRA

A ATUALIZAÇÃO DO DARWINISMO SOCIAL NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina ........................, do curso de Direito, da Universidade Estácio de Sá.

Professora: Regiane Priscilla M. Gonçalves

SUA CIDADE AQUI

2020

A atualização do Darwinismo Social no pensamento contemporâneo

Alex Fabiano Félix Pereira [1]

1 Introdução

No ano de 1859 o inglês Charles Darwin apresenta ao mundo a sua teoria sobre a evolução das espécies, que conforme explica Norton Godoy (1988), citado por Maria Augusta Bolsanello (1996, p.153) é o que serviu de base para que posteriormente os pensadores da época, como por exemplo, Karl Marx e Hebert Spence, levantassem explicações críticas sobre a sociedade.

Diversos foram os pensadores que se apropriaram da ideia central de Charles Darwin, em diversas partes do mundo, para então surgir o termo conhecimento como “Darwinismo Social”.

Os primórdios da concepção de “Darwinismo Social”, começam a surgir à época, no hemisfério norte, diante da teoria de que o homem branco e civilizado seria superior, portanto, digno de criar grandes civilizações.

Assim, esta concepção de Darwinismo Sociale, nos remota a diversas situações da história, durante os séculos XIX e XX, como por exemplo o imperialismo, eugenia, holocausto e nazismo.

Neste sentido, o “Darwinismo Social”, pode ser conceituado como uma teoria baseada na superioridade de determinada espécie, uma teoria que considera que determinada etnia carrega uma possibilidade de civilização e de evolução superior as outras.

Falar do “Darwinismo Social”, parece ser o mesmo que relembrar questões históricas e distantes, contudo, infelizmente, ainda hoje é possível ver traços do Darwinismo Social contemporâneo, o que nos faz concluir que, este não deixou de existir somente mudou a sua roupagem.

2 Desenvolvimento

O Darwinismo Social na contemporaneidade, ainda tem sua base fundada na superioridade de determinado grupo e é possível ser observado através de uma análise das diversas divisões sociais que têm como consequência as diversas desigualdades sociais.

As desigualdades sociais se manifestam de várias formas na sociedade atual, seja na falta de oportunidade, no tratamento diferenciado ou ainda na suposta concepção de superioridade ou de poder de mando de determinado grupo.

O maior exemplo de Darwinismo Social na contemporaneidade é aquele que nos acompanha ao decorrer de toda a história: o racismo. Na atualidade, embora não se veja mais a exploração da mão de obra negra sem remuneração, ao menos não de forma permitida e taxada como normal, o racismo se demonstra de formas diversas. A ideia da superioridade do homem branco pode ser vista quando se usa termos pejorativos para tratar pessoas negras, quando estas ocupam os piores empregos ou ainda, quando os cidadãos simplesmente não aceitam o sistema de cotas.

Ao lado do Racismo, tem-se, os exemplos de Darwinismo Social Contemporâneos que são mais nítidos na sociedade atual: o machismo e a homofobia. Não é de hoje, que a violência doméstica contra a mulher é um tema que assusta a todos, decorrente, do machismo, que nitidamente está presente nas falas, nas piadas e até nos discursos políticos. O homem, se enxerga como superior em relação a mulher e por esta razão, acredita ter o direito de exercer essa superioridade da forma que melhor entender. O mesmo acontece com a homofobia, onde os que possuem um relacionamento hétero se acham mais dignos e se colocam uma posição de poder julgar o outro por sua preferencia sexual, ou até mesmo “exterminar” estes, pois diante de uma concepção prioritariamente cristã, aqueles que não possuem um relacionamento hétero cometem um pecado imperdoável e portanto são “impuros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com