TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Audiência inaugural busca a homologação de um acordo

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.031 Palavras (25 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE DIREITO

ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA TRABALHISTA

RELATÓRIO DE AUDIÊNCIAS

Remillie Menezes Lins Santos

AUDIÊNCIAS INAUGURAIS

A audiência inaugural busca a homologação de um acordo, e, não sendo possível a apresentação de defesa pela parte Reclamada. O comparecimento das partes é obrigatório nas audiências, independente da presença de seus advogados (artigo 842 da CLT). Ausente o reclamante, a ação será extinta nos termos do artigo 844 da CLT. Ausente a reclamada, será considerada revel. O advogado deve orientar seu cliente a chegar mais cedo para não correr riscos desnecessários.

Nessa audiência, o advogado da reclamada deverá apresentar inicialmente sua procuração, carta de preposto e documentos da empresa (cópia do CNPJ e Contrato Social). Antes de qualquer discussão do mérito, devem ser apresentados e resolvidos eventuais incidentes processuais, como exceção de suspeição, de incompetência, de impedimento, de prevenção ou, ainda, coisa julgada e litispendência.

Após qualificadas as partes e verificados todos os presentes, o juiz deve propor a conciliação do litígio. A ausência da tentativa de conciliação causará a nulidade de todo o procedimento.

Vencida esta etapa, não havendo acordo, o advogado da reclamada deve apresentar a sua contestação, que pode ser escrita ou oral (em outro artigo trataremos da elaboração desta importante peça). A defesa não pode ser apresentada antes da proposta de conciliação. A contestação deve vir acompanhada de todos os documentos que forem pertinentes. É também neste momento que devem ser pagas eventuais verbas incontroversas, sob pena de multa equivalente a 50% de seu valor (artigo 467 da CLT).

Por fim, outro detalhe importante diz respeito à intimação das testemunhas. Se houver necessidade de intimação das mesmas, essa informação deve ser passada imediatamente, apresentando o rol de testemunhas, com seu nome e endereço completos, ou requerendo o prazo para apresentá-lo.

Ao final da audiência, o juiz irá designar a audiência de instrução, saindo as partes, desde já, intimadas, e determinará o prazo para o reclamante se manifestar em sede de réplica às argumentações da contestação e documentos juntados.

        Na audiência relativa à Ação Trabalhista - Rito Ordinário número 0001980-34.2016.5.20.0003 ajuizada por Elze Ferreira Barros em face de Hospital São José, pelo MM. Juiz foi dito que compulsando-se os autos verificava-se inconformidade quanto ao polo ativo da ação, motivo pelo qual foi determinada a retificação desse polo ativo para que passasse a constar como autor Espólio de Elze Ferreira Barros, representado neste ato por Maria Elba Barros. O MM. Juiz recebeu o aditamento, concedendo à reclamada prazo até a próxima assentada para apresentação de defesa complementar ou nova contestação. Para realização de nova audiência inicial designou-se a data de 31/05/2017, às 08h25min. Cientes os presentes, sob as penas do art. 844 da CLT. As testemunhas virão independentemente de notificação, sob pena de preclusão.

        Na audiência de processo nº 0001553-37.2016.5.20.0003 ajuizada por ABDON JOSE DE JESUS ALCIDES em face de CEMON ENGENHARIA E CONSTRUCOES LTDA, a tentativa de conciliação foi rejeitada. Pela ordem, dada a palavra ao(à) patrono(a) do(a) reclamante, disse que: "requer a notificação da primeira reclamada por edital, tendo em vista que desconhece seu atual endereço". Pelo Juiz foi dito que: deferido. Providencie a secretaria a conversão do rito processual para o ordinário. Para realização de audiência INICIAL, para recebimento de defesa, designa-se a data de 14/03/2017, às 08h19min. As partes deverão comparecer, sob pena de aplicação do art. 844/CLT. Notifique-se a primeira reclamada por edital, sob idênticas cominações legais. As testemunhas virão independentemente de notificação, sob pena de preclusão.

Já a de nº 0001561-11.2016.5.20.0004, ajuizada por DAVI FERREIRA LIMA em face de LOJAS INSINUANTE LTDA, pela ordem, requerida e concedida a palavra ao(à) patrono(a) do(a) reclamante disse que: adita a exordial, esclarecendo que o verdadeiro horário de trabalho do autor era das segundas às sextas feitas, das 8h às 19h30/20h, em média, com 01 hora de intervalo, aos sábados o labor era das 8h às 16h30 com apenas 30 minutos de intervalo e aos domingos somente em épocas festivas em que laborava das 8h às 14h30. Adita ainda para dizer que a reclamada exigia que o reclamante usasse uniforme composto por camisa que era dada pela empresa, mas a calça e os sapatos sociais eram comprados pelo reclamante, mas não reembolsado pela reclamada. Assim, o reclamante reiterou os pleitos da exordial, retificando o item 1 quanto ao pedido de horas extras para que em lugar do art 72 da CLT, leia-se 71 da CLT. Informou a este juízo que o reclamante juntou um aditamento complementar a este, bem como as convenções coletivas, as quais não eram cumpridas pela reclamada, inclusive pela exigência também do uso do uniforme sem a indenização compensatória. Destarte, requer a condenação da reclamada do aditamento da ata, ratificando os termos da vestibular. Pela Juíza foi dito que: recebe os aditamentos e devolve o prazo à reclamada para a apresentação da contestação.

Na audiência de processo nº 0001435-46.2016.5.20.0008, estavam ausentes os réus Marcos Andrade E Construtora Lavigne & Carvalho Ltda - Epp e seus advogados, restou impossibilitada a conciliação. Tendo em vista a ausência injustificada dos reclamados, apesar de regularmente notificados, consoante certidão nos autos, ficou declarada sua revelia, sendo-lhes aplicada a pena de confissão quanto à matéria fática, a ser apreciada dentro do conjunto probatório, a teor da Súmula 74, do Egrégio TST. Valor de alçada fixado na inicial. Dispensado o interrogatório do(a) reclamante. O(A) autor(a) diz não ter mais provas a produzir. Encerra-se a instrução. Razões Finais reiterativas, pelo(a) reclamante. Autos conclusos para julgamento.

        

        AUDIÊNCIAS DE INSTRUÇÃO – PROCEDIMENTO ORDINÁRIO

A audiência de instrução é aquela em que são produzidas todas as provas orais.  É ao longo da instrução do processo que o juiz consegue firmar o seu convencimento. O procedimento ordinário dos dissídios individuais, no processo trabalhista, está regulado, de forma esparsa entre o art. 763 e o art. 852 da CLT. As reclamatórias trabalhistas que se submetem ao rito ordinário são as de valores que ultrapassem 40 (quarenta) salários mínimos, na data de seu ajuizamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com