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A Avaliação Parcial

Por:   •  23/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

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        FAPAS – Faculdade Palotina de Santa Maria

Ciência Política e Teoria Geral do Estado – I Semestre 2020

Atividade Avaliativa – Peso 4,0

Prof. Guilherme Pittaluga Hoffmeister

NOME: _Gabriel Silva Andrade___ 

1 – Elabore um texto dissertativo-argumentativo (pelo menos três páginas) a respeito do pensamento dos autores trabalhados na disciplina (Hobbes, Locke, Rousseau e Marx), no que diz respeito à importância de suas ideias acerca do contrato social para o desenvolvimento dos modelos de Estado e das ideologias político-jurídicas fundamentadas em suas teorias. Durante o texto, aponte aqueles que você considera os pontos fortes e as fragilidades nessas construções teóricas, e quais ideias você considera válidas para o Brasil do século XXI.

O início da ciência política começa com Nicolal Maquiavel, escreveu sobre toda sua teoria sobre a formação do estado no seu livro O Princípe, a qual explica o verdadeiro realismo político,ou seja, como a política realmente é. O livro ainda consta que existem 2 forças em um governante, uma delas quer dominar, enquanto a outra não quer ser dominada, então o dever do governante é criar um mecanismo de estabilidade. Maquaivel afirmava que a pessoa com o poder em mãos é melhor ser temida do que amada,ou seja, estar firme em qualquer circunstância.

A origem e formação do estado tem sua primeira ramificação em 1648 com a paz de westvallen aonde tem início da autonomia dos estados e limites de fronteira, uma formação de soberania. A formação de estado tem duas ramificações:originária e derivativa, estabelecendo-se a originária no contexto contratual onde se levantam diversas teorias e 4 principais contratualistas, sendo eles:Thomas Hobbes,John Locke,Jean- Jacques Rousseau e Marx.

Thomas Hobbes foi o primeiro contratualista do estado moderno. Escreveu o Leviatã a qual explica que para existir uma sociedade racional, deve-se entender como funciona o homem em um estágio pré-social,ou seja, conhecer seu estado de natureza. Hobbes afirma que o estado de natureza dos homens é uma guerra de todos contra todos, estabelecendo que o homem é lobo do próprio homem, mas para viver em sociedade necessita um contrato social que limite sua liberdade, a qual o estado seja um poder monárquico, garantindo a segurança de todos. De acordo com Hobbes a sociedade necessita de uma autoridade inquestionável e que esse monarca garanta a paz e a  segurança entre os homens, o motivo pelo qual o contrato social é importante é porque para Hobbes o ser humano não nasce livre, pois somos realmente livres quando sabemos identificar as atitudes boas ou ruins.

Os pontos fortes da teoria de Hobbes é o controle da sociedade para não virar uma anarquia total, sendo o estado o controlador das respectivas atitudes dos homens dentro de uma sociedade, garantindo a segurança para não entrar em um estado de guerra novamente.

A fragilidade na teoria de Thomas Hobbes é o poder restrito nas mãos de uma pessoa,ou seja, a monarquia é um poder autoritário e de cunho nada ortodoxo porque esse sistema de governo é vitalício e hereditário. Atualmente a forma de governo republicana é de maneira mais justa no sentido de abranger mais cidadãos ao poder de modo temporário e não vitalício, abragendo positivamente uma articulação nos poderes da união,estados ou municípios. Tendo uma melhor administração estatal dentro do território nacional.

John Locke foi o ‘‘pai’’ do liberalismo político, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico, Locke ficou conhecido como fundador do empirismo, além de defender a liberdade e a tolerância religiosa, Locke também contradiz a teoria de Hobbes no sentido de que o homem no seu estado de natureza é pacífico por serem todos iguais e livres, fazendo uma analogia a sua citação:“o homem vive livre e em paz no seu estado de natureza , seu contrato social falava sobre o estado garantir os seguintes direitos:vida, liberdade e propriedade privada, estabelecendo esses fatores como direitos naturais dos seres humanos e também o estado deve conter a resolução de conflitos de maneira imparcial. Locke afirma que ninguém pode tomar sua propriedade privada, sendo tudo que a você tenha atribuído um valor e tenha conquistado por direito, a qual todos os indivíduos têm direitos a tais conquistas e o estado teria a função de proteger esses direitos.

Assim como Hobbes, Locke sua teoria possuem pontos fortes e fracos, podendo traze-los ao contexto da atualidade e inviolabilidade a propriedade privada garantindo firmemente a inviolabilidade da vida, segundo John sua analogia com a atualidade, tem a solução de Locke possuindo um estado neoliberal, minimizando interventores em suas questões sociais, ou seja, garantir os direitos dos seres humanos, porém, sua teoria tem grandes fragilidades para a sua época, como a separação da igreja do estado, promovendo a liberdade religiosa, assim, sofreu forte  oposição e crítica da igreja católica.

Jean-Jacques Rousseau, autor da frase “O homem nasce feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”, nasceu na Suíça, em 1712 falecido na França em 1778, vivendo grande parte de sua vida. Contrariando Hobbes e Locke, o autor defende que o homem em seu estado natural teria um instinto individualista, não sendo possível algum tio de convívio social, pois neste estado o homem torna-se solitário, livre, feliz e vivendo em sua completa e plena harmonia com a natureza, mas após haver a estruturação de uma sociedade com contrato social garantindo a paz, segurança e justiça, favorecendo os riscos e a perda de liberdade dos pobres, vivendo em harmonia com a sociedade e interessando-se pelos demais indivíduos, para ele, a vida social em vias industriais não favorece os homens em seu aspecto moral, assim conforme o desenvolvimento técnico ganhou espaço, o ser humano, tornou-se egoísta e mesquinho, sem compaixão pelo semelhante do próximo, com sua vez, a sociedade torna-se corrupta e corrompida socialmente, já que, o ser humano na tentativa de suprir suas exigências  por vaidade, corrompe-se. De tal maneira, Rousseau relaciona os aparecimentos da sociedade privada com surgimento das desigualdades sociais, assim, foi necessário o surgimento do Estado, para garantir as liberdades civis  e evitar o caos trazido pela propriedade privada. Em sua teoria a educação desde criança é essencial para formar um homem, trabalhando o desenvolvimento de seus sentidos e razão, visando à liberdade e capacidade de julgamento de um indivíduo, estabelecendo que o homem tem pelo menos duas vontades, as de longo prazo e as imediatas, uma após a outra formando uma vontade geral a qual é necessário diminuir as igualdades sociais para atingir.

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