TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA Parcial

Trabalho Universitário: PMA Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 7

O presente trabalho foi realizado na empresa SECI Serviços Domésticos Ltda, com o objetivo geral de com a elaboração de um questionário atingir o resultado esperado.

O objetivo específico deste trabalho era de implantar na empresa um setor de recursos humanos para que assim fossem atendidas todas as necessidades da empresa e dos seus colaboradores.

O diagnóstico encontrado era a falta de total compromisso dos colaboradores que não estavam desempenhando com boa qualidade as suas atividades, e que existia dentro da empresa uma grande rotatividade de funcionários.

Enxergando que estava na hora de criar dentro da empresa SECI, um setor de Recursos Humanos, pois era no momento uma grande e importante necessidade para a empresa e em conseguinte para os seus colaboradores, a empresa teve como objetivo a implantação do setor de RH , segundo algumas diretrizes, metas e propostas, que foram num primeiro momento uma observação local, servindo para identificar as principais carências dos funcionários em relação à empresa; após realizada uma entrevista informal, por meio de conversas espontâneas.

Logo após esta conversa informal com os funcionários, foi elaborado um questionário com perguntas, e entregues aos mesmos individualmente para que cada um desse a sua resposta e opinião sobre a empresa.

Depois de ter analisado os questionários e ter disponibilizar aos seus colaboradores um plano de benefícios, como eles haviam solicitado através dos questionários, a empresa percebeu que já era viável a implantação do setor de recursos Humanos.

CONCLUSÃO

Os sócios da empresa SECI, chegaram à conclusão, que com a implantação do plano de benefícios os objetivos propostos foram alcançados.

Neste trabalho foi verificado que um departamento de recursos humanos é necessário em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte.

Aprendemos que para planejar, gerenciar e manter o processo de gestão da qualidade das pessoas é de fundamental importância em pequenas empresas, porque elas são compostas de pessoas, e essa importância não varia dependendo do tamanho da empresa.

Muito mais do que apenas entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários existe também a necessidade de atender as expectativas das pessoas no sentido de crescimento e desenvolvimento profissional.

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo comentar sobre a importância do departamento de recursos humanos em uma empresa. O recurso utilizado para coleta de informações foi uma entrevista feita em forma de questionário realizada com a pessoa responsável pelo setor de recursos humanos da empresa SECI Serviços Domésticos, que possibilitou coletar informações muito importantes sobre o funcionamento deste setor.

Todos os resultados obtidos mostram que o setor re recursos humanos da empresa apresenta alguns processos positivos na estrutura organizacional como também alguns processos negativos.

Contudo, pode-se notar que tanto em uma empresa pequena como uma grande se não ter um departamento de recursos humanos a empresa não terá funcionários preparados para o trabalho que irão executar.

Uma sugestão para a empresa onde foi feito a pesquisa é que seja feito com urgência a contratação de um profissional em RH, pois o recrutamento e seleção são feitas por uma pessoa que tem a outra função na empresa.

Por mais que a empresa seja pequena a tendência é de crescimento, pois, o mercado de trabalho em que ela atua esta em crescimento muito grande que é a terceirização de serviços e mão de obra. Conforme os resumos das matérias estudadas neste semestre foram verificados que a empresa em questão não utiliza alguns dos processos de seleção, foi verificado que o processo mais usado é o de seleção e recrutamento, pois os funcionários contratados na empresa só passam por uma entrevista, responde um questionário e por final passam por um treinamento pratico para a vaga a ser contratada.

Dentro do que é estudado no curso de Gestão de Recursos Humanos, este procedimento é muito pouco para uma empresa que pretende crescer no mercado de trabalho.

Palavra chave: Departamento de recursos humanos, questionário, processo de seleção, seleção e recrutamento.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

1.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

1.1.1 SITUAÇÃO GERAL

1.1.2 OBJETIVOS

1.1.3 METODOLOGIA

1.1.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1.5 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

1.1.6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

1.1.7 REFERÊNCIAS

1.1.8 ANEXOS

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho tem como razões para sua elaboração, o resultado da implantação de um setor de recursos humanos dentro de uma empresa que estava passando por dificuldades por deficiência dos trabalhos realizados pelos seus colaboradores.

Em busca de melhorias tanto para a empresa quanto para os seus funcionários, a empresa resolveu implantar um plano de benefícios, que foi bastante satisfatório para os seus colaboradores e conseqüentemente vendo que existia a necessidade de programar um setor de recursos humanos foi estudo uma maneira para que fosse feito um plano de ação para em conseqüência disso se implantar um setor de RH.

Depois de observar os pontos críticos e preocupantes que existiam na empresa, como trabalho mal executado, funcionários chegando atrasados para realização de suas atividades, clientes insatisfeitos e a alta rotatividade de funcionários, era chegada a hora de tomar alguma atitude para que a empresa não viesse a ter de ser fechada por incapacidade administrativa.

Percebeu-se que não havia justificativas para o que vinha ocorrendo dentro da empresa, e que havia a necessidade de mudanças para que as portas não fossem fechadas.

A partir desta preocupação, deu-se entrada no início dos trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com