TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Por:   •  2/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

AO MINISTRO PRESIDENTE DO COLENDO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Partido da Honestidade, conforme artigo 103, inciso VIII, da Constituição Federal e o artigo 2º da Lei nº 9.868/1999, por seu advogado regularmente inscrito na OAB/... sob o número..., com escritório situado na..., vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no artigo 102, I, “a” e “p” da Constituição Federal e artigo 10 da Lei nº 9.868/1999, propor

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE com pedido cautelar,

em face de Senado Federal, com o objetivo de contestar a constitucionalidade da Lei nº 12.457/2016, tendo em vista que esta apresente inegável violação ao artigo 61, § 1º, II, “a” da Constituição Federal, conforme se comprovará.

I – DA COMPETÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARA O JULGAMENTO DA PRESENTE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Conforme dispõe o artigo 102, I, “a” da Constituição Federal, é de competência do Supremo Tribunal Federal o processamento e julgamento da presente Ação Direta de Inconstitucionalidade, pois, considerando este como guardião da Carta Magna, quando se há o questionamento quanto à constitucionalidade de norma federal ou estatal, assim como no caso em epígrafe, caberá ao Supremo decidir pela existência, ou não, de inconstitucionalidade.

II – DA LEGITIMIDADE ATIVA

O Partido da Honestidade possui legitimidade para propor a presente Ação Direta de Inconstitucionalidade, considerando que tem seu estatuto devidamente registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral, bem como, possui representação no Senado Federal, assim como dispõe o artigo 103, VIII da Constituição Federal e artigo 2º, VIII da Lei nº 9.868/1999.

Ademais, deve-se salientar que por ser considerado legitimado universal, o Partido da Honestidade não apresenta necessidade de comprovação da pertinência temática, considerando a sua importância em âmbito nacional e defesa democrática.

III – DA LEGITIMIDADE PASSIVA

O Senado Federal propôs a Lei nº 12.457/2016, sendo esta posteriormente sancionada e promulgada. Todavia, sabendo-se da competência privativa do Presidente da República a iniciativa de lei nos termos da em epígrafe, pretende-se questionar a sua constitucionalidade.

IV – DA INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL DA NORMA OBJETO DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

A Lei nº 12.457/2016, objeto da presente ação, dispõe sobre o aumento de subsídio de diretores da autarquia federal ligada ao Ministério dos Transportes – Agência Nacional de Transportes Aquáticos, com o intuito de ser implementado ainda no ano de 2016.

Entretanto, é pertinente destacar que a competência para a proposição de leis que disponham sobre a criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta ou autárquica ou aumento de sua remuneração, assim como no caso em comento, é de competência privativa do Presidente da República, conforme plenamente disposto no artigo 61, § 1º, II, “a” da Constituição Federal.

V – DA INCONSTITUCIONALIDADE MATERIAL DA NORMA OBJETO DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Conforme expresso anteriormente, a Lei nº 12.457/2016 viola veementemente a Constituição Federal em seu aspecto material, por violar a matéria constitucional por usurpação da competência privativa do Chefe de Estado, conforme dispõe o artigo 61, § 1º, II, “a” da Constituição Federal.

VI – DA MEDIDA CAUTELAR DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Com base no artigo 102, I, “p” da Constituição Federal e artigo 10 da Lei 9.868/1999, bem como, dos requisitos do “fumus boni iuris” e “periculum in mora”, passa-se a declinar sobre os motivos do pedido cautelar.

Em relação ao “fumus boni iuris”, é incontestável a existência de inconstitucionalidade por vício de iniciativa e usurpação de competência, tornando-se plenamente plausível a alegada pela presente ação proposta, visto que se encontra plenamente disposto na Constituição Federal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com