TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BUSCA DE UM ETHOS PLANETÁRIO

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

A BUSCA DE UM ETHOS PLANETÁRIO

4 - ETHOS MUNDIAL A PARTIR DOS POBRES

Segundo o livro de Leonardo Boff “A busca de um ethos Planetário”, traz em sua introdução o significado de ETHOS, que é a morada humana fundamentalmente no sentido existencial, subjetivo, onde nos sentimos seguros.  E ética, que é um conceito construído através das relações interpessoais, dentro ou fora da nossa “moradia”. Surge então a questão de qual Ethos permite que nós vivamos juntos, mesmo em distintos lugares, mesmo distantes, como também diferentes culturas para que busquemos a paz entre “as nações”, ou até mesmo Justiça, entre todas as pessoas, chamado de ETHOS PLANETÁRIO, o que envolve todo o planeta terra.

O Capitalismo, e a injustiça social, formam obstáculos para que conquistemos a chamada “casa comum”, esse ETHOS PLANETÁRIO.

De acordo com Enrique Dussel, o Ethos planetário, surge através dos pobres, parte essa excluída do meio social, que vive ás margens de uma sociedade, onde o discurso ético existente é o seletivo, e não universal. Assim se olharmos primeiro os pobres, incluindo-os, e colocando eles como parte de um todo, estaríamos atingindo um objetivo, que é a busca de um ETHOS UNIVERSAL.

Parte essa do texto, que mais me indintifiquei, pois nela é relatado um grande problema social, que é a exclusão de certas partes de uma sociedade, não só os pobres, mas aqueles que vivem as margens. Assim posso concluir que um discurso realmente ético é atingido através da visão mais humanista de toda uma sociedade.


 

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CULTURA RELIGIOSA II

A busca de um Ethos Planetário

Thais Oliveira Lara

4º Período / Direito – Noite

Contagem, 21 de Setembro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com