TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

Por:   •  9/12/2022  •  Resenha  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIESP

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

Ataiuany Ferreira Lins

Cristina Fernandes Ferreira

João Miguel de Oliveira Viana

Nicolly Justino de Brito

Rita de Cássia de Jesus Alves Canuto

COMUNIDADE X UNIVERSIDADE

CABADELO-PB

2022

Ataiuany Ferreira Lins[pic 3]

Cristina Fernandes Ferreira

João Miguel de Oliveira Viana

Nicolly Justino de Brito

Rita de Cássia de Jesus Alves Canuto

COMUNIDADE X UNIVERSIDADE

Projeto de trabalho ordinário, apresentado na disciplina de direito e desenvolvimento socioambiental do curso de bacharelado em direito no UNIESP Centro Universitário, como requisito para à obtenção de nota na disciplina de direito e desenvolvimento socioambiental.  

CABADELO-PB

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................04

2. PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA DO TRABALHO....................................…...05

3. OBJETIVOS........................................................................................................................06

3.1. OBJETIVO GERAL ..............……...................................................................................06

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................................................06

4. METODOLOGIA...............................................................................................................07

5. REFERÊNCIAS..................................................................................................................08

6. APÊNDICE A - MODELO DE QUESTIONÁRIO.......................................................….09

1. INTRODUÇÃO

A universidade é um espaço privilegiado para troca e construção dos mais variados tipos de conhecimento e saberes, tendo como um dos principais objetivos dar respostas aos anseios e problemas vivenciados pela sociedade, em um dado contexto histórico e social.

Isso se dá por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão. As três atividades consideradas básicas do ensino superior são vistas como componentes inerentes ao processo de mudança social e de difusão cultural, em que se busca o equilíbrio entre os conhecimentos populares e os conhecimentos científicos numa perspectiva dialógica.

É por meio do ensino que a universidade entrega à sociedade profissionais qualificados, demandados pelo mercado de trabalho e fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma localidade e País.

É por meio da pesquisa, que ela produz conhecimento científico, tecnológico e cultural que impactam no desenvolvimento local, regional, nacional e mundial. Um dos principais e mais recentes exemplos desse potencial pôde ser visto, entre os anos 2019-2021, com o esforço da comunidade científica mundial para a descoberta e produção da vacina contra a covid-19.

Além do ensino e pesquisa, a extensão universitária também é uma atividade importantíssima desenvolvida pela universidade, sobretudo por gerar maior vínculo entre a instituição e a comunidade. É através da extensão - concretizada por meio de programas, projetos e ações - que o conhecimento produzido na universidade chega à sociedade e pode melhorar a vida de muitas pessoas.

Por se tratar de um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, a atividade de extensão se revela como a relação mais direta entre universidade e comunidade (FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 2010, APUD FERNANDES, MC; SILVA, L.M.S; MACHADO, A.L.G.; MOREIRA, T.M.M, 2012).

2. PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA DO TRABALHO

A universidade tem como razão de sua existência a produção de conhecimento científico, tecnológico e cultural para proporcionar o desenvolvimento econômico, social e político de uma localidade e de um país. Suas atividades devem estar intrinsecamente relacionadas com os anseios da sociedade sob pena de viver em uma “bolha” e de não construir vínculos com os cidadãos, os empresários, os movimentos sociais, governos e entidades da sociedade civil que a financiam.

Tendo em vista as contrapartidas e os papéis sociais que devem ser desenvolvidos pela universidade, esse estudo se propõe a verificar a relação estabelecida pela Uniesp - universidade privada localizada no município de Cabedelo, que tem 36 cursos de graduação e 92 cursos de pós-graduação, com a comunidade Salinas Ribamar, que possui aproximadamente 700 habitantes e está localizada em no seu entorno.

A ideia é verificar, sob a perspectiva dos moradores dessa comunidade, a importância, o vínculo, o impacto da unidade de ensino superior na vida dessas pessoas. Interessa-nos saber se os moradores sabem da existência da universidade e de sua função; se já adentraram na universidade e quais as formas de acesso; já foram contemplados ou beneficiados com alguma ação, projeto, programa, bolsa de estudo; o que anseiam da universidade e de que forma, na avaliação deles, a universidade poderia melhorar a vida da comunidade.

Para isso, o estudo será realizado por meio de entrevistas com questionário semiestruturado (questões fechadas e abertas) que serão realizadas com 20 moradores escolhidos de forma aleatória. As respostas serão tabuladas e analisadas por categorias, levando-se em conta o conteúdo classificado em palavras-chaves mais prevalentes.

O diagnóstico sobre a percepção que a comunidade tem sobre as ações e projetos desenvolvidos pela universidade em seu território e com sua população poderá orientar a atuação da universidade, corrigindo eventuais equívocos ou direcionando novas ações que atendam aos anseios e necessidades da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com