TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONDUTA E NEXO DE CAUSALIDADE PARA FILÓSOFOS

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

CONDUTA PARA ARISTÓTELES

Virtude é uma medida justa entre dois extremos, definida pela razão quando ao agir o homem pratica uma conduta refletida, ou seja, age refletidamente. O agir justo ou injusto é sempre caracterizado pela voluntariedade, que é a prática que depende do agente e é consciente, onde o agente não ignora a pessoa afetada, o objeto utilizado, e para qual fim.

NEXO DE CAUSALIDADE PARA DAVID HUME

Segundo Hume, o princípio da causalidade se constitui em razão de afirmarmos mais do que vemos, ou seja, ultrapassamos o vivido no imediato, tiramos do objeto (de um fato) uma conclusão que o ultrapassa. O mencionado princípio simplesmente define que do presente se conclui o futuro. A causalidade é arrastada pelo peso do costume, é ceder a uma tendência criada pelo hábito.

NEXO DE CAUSALIDADE PARA IMMANUEL KANT

Enquanto para Hume a causalidade é um hábito, para Kant a causalidade não está ligada a natureza. A causa e efeito só pode ser pensada porque a causalidade está no sujeito, e não no costume mundano. Se existe uma causa que gera determinado efeito sobre um evento, o sujeito desse evento só ligará um fato a outro por possuir a categoria de causalidade que o permite conhecer.

NEXO DE CAUSALIDADE PARA HANS KELSEN

Para Kelsen, a ciência normativa é regida pelo princípio da imputação (dever ser), ou seja, a consequência de determinados atos está prevista em Lei, não sendo um efeito instantâneo e natural. A imputação é produzida por um ato de vontade (do legislador), e não por fenômenos naturais como prevê o princípio da causalidade. Se certa conduta acontece, haverá norma prevendo sanção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com