TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIMINALIDADE CIBERNÉTICA EM GOIÂNIA E REGIÃO: E OS TRAUMAS SOFRIDOS PELAS VÍTIMAS

Por:   •  8/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.272 Palavras (18 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 18

  FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS – FACUNICAMPS

GRADUAÇÃO EM DIREITO

A CRIMINALIDADE CIBERNÉTICA EM GOIÂNIA E REGIÃO: E OS

TRAUMAS SOFRIDOS PELAS VÍTIMAS.

GOIÂNIA – GOIÁS

2021 / 2

HÉVELLIM FELIX BRASILEIRO DA SILVA

JOÃO PEDRO GONÇALVES FONSECA

MILLENA OLIVEIRA LIMA

PAULO VITOR ROCHA SILVA

PEDRO PAULO MEDEIROS DE FRANÇA

STEFANNY RAQUEL MARTINS DE ASSUNÇÃO

A CRIMINALIDADE CIBERNÉTICA EM GOIÂNIA E REGIÃO: E OS

TRAUMAS SOFRIDOS PELAS VÍTIMAS.

Artigo realizado para fins didáticos, possibilitando obter parte da nota necessária para a conclusão na disciplina de metodologia da pesquisa jurídica.

Orientador: Prof. Me Geraldo Lopes de Lima Junior

GOIÂNIA – GOIÁS

2021 / 2

A CRIMINALIDADE CIBERNÉTICA EM GOIÂNIA E REGIÃO: E OS

TRAUMAS SOFRIDOS PELAS VÍTIMAS.

THE CYBER CRIMINALITY IN GOIÂNIA AND IN THE REGION: AND

THE TRAUMA SUFFERED BY THE VICTIMS.

SILVA, Hévellim Felix Brasileiro da[1]; FONSECA, João Pedro Gonçalves[2]; LIMA, Millena Oliveira[3]; ROCHA, Paulo Vitor Silva[4]; FRANÇA, Pedro Paulo Medeiros de[5]; ASSUNÇÃO, Stefanny Raquel Martins de[6]; LIMA JUNIOR, Geraldo Lopes de[7].

RESUMO

Este estudo tem como objetivo trazer ao leitor maiores informações sobre os perigos presentes no meio cibernético e os traumas que são causados à suas vítimas. Métodos: Os métodos utilizados neste levantamento de dados foram feitos através de pesquisas e um questionário disponibilizado de forma virtual direcionado ao público goiano para o recolhimento de informações, buscando relacionar a pesquisa quantitativa que foi proposta, ligando-o de forma direta com os crimes cibernéticos e os traumas sofridos pelas vítimas. Conclusão: Compreende-se então que perante aos dados apresentados através do questionário e pesquisas, os crimes cibernéticos podem ocasionar diversos traumas entre as vítimas, gerando situações no qual criminosos tendo o domínio sobre tal tecnologia, acabam utilizando a falta de conhecimento da população para aplicar golpes.

Palavras-chaves: Internet; Crime cibernético; Traumas; Legislação.

ABSTRACT

This study aims to bring to the reader more information about the dangers present in the cyber environment and the traumas that are caused to its victims. Methods: The methods used in this data survey were done through surveys and a questionnaire made available in a virtual way directed to the public of Goias for the collection of information, seeking to relate the quantitative research that was proposed, linking it directly with cybercrime and the trauma suffered by victims. Conclusion: It is then understood that in face of the data presented through the questionnaire and research, cybercrimes can cause several traumas among the victims, generating situations in which criminals, having the domain over such technology, end up using the lack of knowledge of the population to apply scams.

Keywords: Internet; Cyber crime; Traumas; Legislation.

1. INTRODUÇÃO

A internet nos dias de hoje, se tornou parte do cotidiano das pessoas, de modo que as propagações de informações estão cada vez mais rápidas, facilitando a vida dos indivíduos. Por outro lado, apesar de todos os benefícios que a internet proporciona, os crimes cometidos através deste meio são denominados de ‘’crimes cibernéticos’’, vêm alcançando cada vez mais notoriedade.

Esses crimes tratam-se de uma ação criminosa que utiliza como alvo computadores ou uma rede deles ou até mesmo um dispositivo que esteja conectado a essa rede. Atualmente está avançando significativamente a porcentagem de pessoas que sofreram e sofrem com crimes cibernéticos, podendo ser eles das mais variadas tipificações existentes no meio, trazendo cada vez mais para dentro de nossa sociedade vítimas com consequências graves destes atos ilícitos praticados por este meio virtual, ou seja, os crimes cibernéticos.

A Principal problemática desse estudo é apurar dados de crimes cibernéticos cometidos na cidade de Goiânia – GO e região, suas tipificações, os traumas e consequências sofridas pelas vítimas e o passo que se encontra a legislação brasileira a nível de prevenção e punição destes criminosos, que se utilizam do “esconderijo” virtual para cometer seus crimes.

O objetivo principal aplicado neste trabalho é identificar e classificar os crimes cibernéticos cometidos na região abrangida pelo trabalho, bem como apurar os principais traumas e consequências sofridas pelas vítimas, tendo assim uma melhor compreensão da relação entre os problemas e as consequências geradas e aos meios utilizados pelos criminosos para alcançar as vítimas e, ainda buscar aplicações práticas da legislação brasileira na prevenção e punição acerca destes crimes.

A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa de campo, pelo método prático quantitativo, de modo que, os dados obtidos serão levantados a partir de questionários realizados nas redes sociais e coletas de dados que serão classificados, analisados e interpretados, alcançando assim as respostas da pesquisa de modo satisfatório.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Internet

A Internet é uma rede global de computadores ou, mais precisamente, uma rede que interconecta outras redes locais, em diversas regiões e internacionalmente. Para o usuário, a impressão que fica, é a de uma rede única, assim se comunicando com qualquer outro computador de qualquer lugar, independentemente de onde esteja ou do tipo. (CENDON, 2000)

Alguns autores tem uma ideia formada a respeito do que seria o conceito acerca da internet, estabelecendo a relação dessa conexão de longa distância, a interação dos usuários por exemplo: PRIMO (2007, p. 2), essa rede “caracteriza-se por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo”.

2.1.2 Inicio da internet

O projeto da internet marcou seu início como forma de reação do governo norte americano (EUA), ao projeto de satélite (Sputnik) da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (União Soviética), dominada pela Rússia durante a Guerra Fria em 1957. (ABREU, 2009)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (114.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com